Blogger Widgets

[Resenha #652] Em Busca de Abrigo - Jojo Moyes @jojomoyes @editorarecord



Em Busca de Abrigo
Jojo Moyes
ISBN-13: 9788528610840
ISBN-10: 8528610845
Ano: 2015
Páginas: 434
Editora: Bertrand Brasil
Skoob
Classificação: 3 estrelas
Compre: Submarino / Saraiva

SINOPSE:
Na noite da Coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953, a comunidade de expatriados de Hong Kong se reúne para celebrar o evento com uma festa. Enquanto os convidados tentam ouvir a cerimônia em um rádio antigo, Joy, uma jovem de 21 anos, se apaixona. Menos de vinte e quatro horas depois da festa, ela já está prometida em noivado ao rapaz, mas só tornará a se encontrar com o noivo um ano depois. Em 1980, um ato de rebeldia faz Kate, aos 18 anos, fugir do Condado de Wexford, na Irlanda, com sua filha ilegítima. Quinze anos mais tarde, Sabine deixa Hackney, o elegante bairro onde mora, em Londres, para visitar os avós que jamais conheceu e descobre que Wexford parece ter parado no tempo. Quando Sabine, sua mãe e sua avó voltam a se encontrar, um segredo de família cuidadosamente guardado é descoberto, bem como algumas verdades importantíssimas: o conflito entre o amor e o dever, as escolhas que as mulheres são obrigadas a fazer e o relacionamento entre mães e filhas.



Em Busca de Abrigo foi o primeiro livro escrito pela Jojo Moyes; sua 2ª edição foi publicada esse ano pela Editora Bertrand. E vamos lá ao que realmente interessa!

O livro narra a história de três mulheres: Joy, Kate e Sabine – avó, mãe e filha, respectivamente. Elas possuem um relacionamento complicado, decorrente de coisas que ocorreram tanto no passado quanto no presente.



Sabine vive com a mãe em Londres e as duas estão em conflito constante devido à “incapacidade” de Kate de permanecer com o mesmo homem por muito tempo. A situação só piora quando a mãe se separa do terceiro companheiro – por estar apaixonada por outro – e manda Sabine passar um tempo com a avó na Irlanda. Mesmo contra sua vontade a menina vai, e lá encontra uma realidade completamente diferente da sua: morando com os avós que ela não conhecia, num local onde não conhecia ninguém e que tinha o mínimo de tecnologia e regras infindáveis, e além do mais, cavalos. Sabine tem um temperamento forte, no entanto, o comportamento dela me desagradou em diversos momentos, mesmo para uma garota de 16 anos.





Kate é a personagem mais fraca do livro. E quando eu digo fraca, é fraca de espírito mesmo, não é nem de coragem... Isso, ela tem de sobra. Ela é muito insegura de si mesma e fica projetando essa insegurança nos outros. Praticamente dormi nas partes do livro em que ela ficara se questionando o porquê de não ser “boa” para os outros, quando o problema estava nela mesma, que não conseguia fazer-se feliz primeiro e ficava se vitimizando. Nisso, aos poucos, ela ia destruindo o relacionamento com a filha. Kate engravidou e saiu de casa quando tinha cerca de dezoito anos e isso acabou por destruir também o relacionamento que tinha com a família.



Joy Bellantyne é uma mulher autêntica. Você pode não gostar dela no começo, mas depois que passa a conhecê-la melhor, passa a admirar suas qualidades. Seu relacionamento com a neta foi muito brusco no começo, mas depois Sabine e avó foram descobrindo que tinham uma comunicação sublime, bastava se abrirem uma para outra. Seu amor pelos cavalos é lindo, e gostei muito de como esse sentimento animal-dono foi mostrado. Bem, a história de Joy é a que frequentemente nos remete ao passado; conhecemos a sua história de amor com Edward, primeiro homem a quem ela amou e o último. Como não posso contar muito dessa parte para não dar spoilers, direi apenas que nem toda história de amor é tão perfeita quanto parece ser.

[...] as coisas não se resumiam a uma só pessoa, à felicidade pessoal de alguém. Era uma questão de não desapontar os outros, de manter os sonhos das outras pessoas vivos."

Somos apresentados também aos personagens secundários, que por vezes me agradaram mais que os principais. Pessoas como Thom, Annie e a Senhora H trouxeram um pouco mais de “substância” à história. Um dos aspectos mais relevantes do livro é que ele ocorre em linhas do tempo distintas, ou seja, somos apresentados à história de alguns personagens no passado. Ao final do livro, um segredo é revelado, no entanto, trás um viés bem esperado.



No geral, o enredo fala sobre família, laços e costumes. Fala sobre amor, amizade e confiança. Apesar de ser super fã dos livros da Jojo, Em Busca de Abrigo não atendeu às minhas expectativas, talvez por ser o romance de estreia a escrita da autora não estava tão consolidada – às vezes eu chegava a esquecer que era a Jojo que o tinha escrito. Obviamente, isso não quer dizer que o livro é ruim, não mesmo. Só faltou algo a mais.


"[...] é importante amar as pessoas enquanto as temos juntos de nós. Pelo tempo que isso durar."
 
A diagramação não está tão boa, encontrei diversos erros e algumas páginas mais claras/escuras que outras. A capa está linda, no entanto.

3 comentários:

  1. Oi!! Tenho muita vontade de ler algo da Jojo, ainda não li nadinha dela.
    Realmente livros de estréia são muito diferentes dos próximos. É uma pena que não tenha atendido às suas expectativas. Gostei de conhecer a história, mas não me pareceum livro que eu vá gostar porque gosto de personagens femininas fortes. Acho que vou começar por outro livro da autora.
    Amo suas fotos de resenha *-*
    Beijos!!!!
    Quer falar de livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que eu não tenha afetado negativamente sua vontade de lê-lo! Mas, sim, creio que os outros livros da Jojo vão te agradar muito mais. Você pode conferir minha resenha do livro Um Mais Um (e em breve escreverei de outro livro dela):
      http://www.lostgirlygirl.com/2015/08/resenha-596-um-mais-um-jojo-moyes.html
      As fotos não fui eu quem tirei, mas obrigada assim mesmo!
      Beijos! - See more at: http://www.lostgirlygirl.com/2015/10/resenha-652-em-busca-de-abrigo-jojo.html?showComment=1445478588320#c5123409790100809080

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...