Blogger Widgets

[Resenha #660] O Vitral Encantado - Diana Wynne Jones @galerarecord


O Vitral Encantado
Diana Wynne Jones
ISBN-13: 9788501092076
ISBN-10: 850109207X
Ano: 2015
Páginas: 304
Editora: Galera Júnior
Skoob
Classificação: 4 estrelas


O avô de Andrew Hope acabou de falecer e lhe deixou seu casarão como herança. Mas muito mais do que isso. Ele era um grande mago e Andrew herdou também o campo de proteção da propriedade (o que automaticamente o torna responsável pela segurança de todos os que vivem ali) e um curioso artefato: um vitral de muitas cores e claramente mágico. Quando o jovem Aidan Cain, caçado pelos temidos Perseguidores, surge em sua porta à procura de abrigo, Andrew encontra nele um amigo para desbravar os arredores do casarão. Mas com Aidan ele vai descobrir que o passado de sua família pode ter muito mais magia do que imaginava. Diana Wynne Jones nos proporciona uma aventura delicada e cheia de humor britânico moderno. O Vitral Encantado é um prato cheio para os fãs de Neil Gaiman e outros autores de fantasia.

Quando o avô de Andrew Hope morre, o professor universitário recebe como herança um casarão e as terras ao redor, Melstone House. Seu avô Jocelyn Brandon era um mago poderoso, e Melstone House possui um grande campo de poder e proteção que cerca suas propriedades.



Embora treinado em magia por seu avô, Andrew nunca aprendeu o verdadeiro segredo de Melstone, nem do vitral encantado que se encontra na porta da cozinha ou a natureza de um misterioso pergaminho, que Andrew viu apenas em uma visão. Como resultado, ele assume a responsabilidade de cuidar e proteger da propriedade e de seus moradores daqueles que poderiam minar seus poderes para seus próprios fins, mas sem ter nenhuma ideia da importância disso ou do perigo eminente. O perigo só aumenta quando um jovem chamado Aidan aparece em sua porta, em busca de refúgio dos seres sombrios que estão caçando o menino por razões que nem ele nem Andrew podem sondar.


Gradualmente, Aidan e Andrew aprendem um com o outro sobre as suas próprios habilidades mágicas, e segredos do passado. O que se segue é uma viagem de descobertas para ambos, e ao longo da trama iremos ir desvendando os mistérios que envolvem Melstone House.



A história é preenchida com descrições ricas e personagens maravilhosos, inventivos com personalidade e profundidade. A autora é mestre em combinar narrativa suave com uma forte corrente de suspense. Sua escrita é igualmente bonita e cheio de toques de humor que completam a realidade do mundo criado pela autora.


A capa é simples, mas bonita. A diagramação está ótima, assim como a tradução e revisão.

O Vitral Encantado é um dos últimos livros que Diana Wynne Jones escreveu antes de sua morte, e na minha opinião, é o melhor. A autora fez uma escolha interessante de infundir elementos mágicos e conto de fadas em um mundo muito parecido com o nosso, resultando em um ambiente onde computadores e criaturas míticas são igualmente comuns. A tecnologia moderna não diminui a fantasia da história, mas acrescenta uma dimensão que muitas vezes não é vista em livros sobre magia. Andrew e Aidan são personagens convincentes e se revezam narrando, tornando O Vitral Encantado igualmente uma boa escolha para adolescentes e adultos fãs de fantasia.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...