Blogger Widgets

[Resenha #665] Bom dia, Sr. Mandela - Zelda la Grange @Novo_Conceito


Bom dia, Sr. Mandela
Zelda LaGrange
ISBN-13: 9788581636184
ISBN-10: 8581636187
Ano: 2015
Páginas: 432
Editora: Novo Conceito
Classificação: 3 estrelas
Skoob
Compre: Submarino

Sinopse:
Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformada pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu,ou avô.



A autora desse livro foi secretária pessoal de Nelson Mandela, figura tão importante mundialmente, quando falamos de luta pela liberdade e direitos humanos. Zelda é uma africâner, como são chamados os africanos brancos, ela nasceu no período do apartheid, e sendo criada nesse meio ela achava normal a separação de negros e brancos e até temia eles; ao decorrer do livro ela fala como Mandela mudou essa visão dela ao decorrer dos anos que trabalhou para ele.

“Espero contribuir, dessa maneira modesta, para o legado de Nelson Mandela, compartilhando os privilégios e experiências que tive com qualquer um que esteja aberto a recebê-los. Se eu mudar uma vida por haver tocado outra pessoa com a minha história, terei cumprido meu dever”. pág. 8






Zelda la Grange começou a trabalhar com Nelson Mandela logo na transição da presidência, inicialmente como datilógrafa, e aos poucos foi conquistando sua confiança e passou a ser sua assistente pessoal até o fim da vida dele, em 2013.


“Sempre que seu carro aparecia na esquina, meu rosto se iluminava, não importava quanta pressão estivesse sofrendo”. pág.9




Eu estava com boas expectativas em relação a esse livro, mas nem todas elas foram correspondidas; eu esperava me deparar com uma narração mais informativa sobre a pessoa que Mandela (um dos apelidos que ela lhe chamava) foi; mas o que a autora nos mostra em grande parte do livro é uma ordem cronológica dos compromissos de Mandela e de como ela encarou tudo aquilo, um desafio de administração e organização.

“Na vida, não é importante o que acontece com você, mas como você enfrenta o que aconteceu com você”. pág 49



O livro tem mais de 400 páginas com parágrafos e capítulos longos, o que deixa a leitura lenta, porém a novo conceito fez uma boa edição, a qual contém fotos dela e de Mandela no final.


“O Sr. Mandela me contou que: quando você fala com um homem, você fala com sua cabeça, mas, quando você fala com ele em sua língua, você fala a seu coração”. pág 45



A própria Zelda se descreve como uma pessoa exigente, e por isso eficiente em seu trabalho, ela fez tudo que estava ao seu alcance para servir Mandela, e deixá-lo confortável nas mais diversas situações sociais, muitas vezes esquecendo da sua própria vida para se dedicar a Kulu, ao avô, como ela carinhosamente o chamava.


“Ele escreveu: Não fuja dos seus problemas; enfrente-os! Porque, se não lidar com eles, sempre estarão com você”. pág 206




Para mim o ponto forte do livro são os ensinamentos que Nelson Mandela lhe passou ao decorrer dos anos de trabalho, e a visão que a autora nos dá sobre esse backstage de um homem tão importante mundialmente, onde fala até mesmo da relação dele com algumas pessoas bem conhecidas da mídia, como Bono Vox, Bill Clinton, e Oprah Winfrey. Ela também aborda no livro a relação conturbada que ela tinha com alguns filhos de Mandela, e como isso lhe afetou nos últimos anos de vida dele.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...