Blogger Widgets

[Resenha #670] Para Continuar – Felipe Colbert @Novo_Conceito @felipecolbert


Para Continuar
Felipe Colbert
ISBN-13: 9788581637952
ISBN-10: 8581637957
Ano: 2015
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5 estrelas
Skoob
Compre: Submarino

Sinopse:
Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso. Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade. A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento. O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.


    Leonardo César tem 20 anos e cursa Design Gráfico no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. No entanto, Leonardo não leva uma vida normal. Ele tem cardiomiopatia dilatada idiopática, uma insuficiência que o coração tem para bombear sangue de forma natural. Isso faz com que ele precise tomar muitos remédios, evitar esforço físico e, além disso, precisa lidar com a superproteção de seus pais preocupados.

“Essa é a grande ironia da minha vida... Meu coração faz um péssimo trabalho, e sou eu que pago o pato.” p. 11





    Ayako Miyake é uma jovem de descendência japonesa que, após perder os pais em um acidente, quando ela tinha apenas 14 anos, foi morar com seu avô e, ao mesmo tempo, ajuda-lo a administrar uma loja de luminárias japonesas no bairro da Liberdade da qual ele é dono. Seu avó é também tutor de Ho, um garoto chinês que tem deficiência intelectual e que é apaixonado por Ayako.





No entanto, a loja de luminárias japonesas esconde um segredo. No porão do estabelecimento, há uma quantidade incontável de luminárias e essas não são luminárias comuns. O que realmente são essas luminárias e o que elas representam? Bom, esse é um segredo que pertence somente à Ayako e a seu avô.

“Você está vendo algo mágico, mas a magia não se limita a atos extraordinários. Ela está no nosso dia a dia. Se você for observadora, vai reconhecê-la.” p. 18




    Em um dia qualquer, Leonardo avista uma jovem com “olhos-de-personagem-mangá” no metrô, a caminho da faculdade, e fica hipnotizado com sua beleza. Ela parece corresponder e, dessa forma, duas pessoas completamente diferentes começam uma história delicada e doce. Porém, esse relacionamento enfrentará muitos obstáculos: a doença de Leo, as misteriosas luminárias e a obsessão de Ho por Ayako.

“O que pode ser mais importante do que sua felicidade? Do que seu amor?” p. 138



    A narrativa de Felipe Colbert é irresistível e é quase impossível parar de ler, pois a leitura flui com uma facilidade surpreendente. A narrativa é feita em primeira pessoa pela perspectiva de Leonardo e, por vezes, em terceira pessoa quando se refere à Ayako e aqueles que estão a sua volta, como seu avô e o jovem Ho.





    Os capítulos são curtos, a diagramação está belíssima e, a cada capitulo, há ilustrações encantadoras com luminárias japonesas. Leonardo é super divertido, enquanto Ayako é misteriosa e possui aquela personalidade calma e serena que costumamos associar às pessoas japonesas. Vale mencionar ainda que o ritmo do livro é lento, mas, isso não me incomodou nem um pouco.

    Enfim, eu achei o livro muito gostoso de ler. A história me encantou e a relação entre Leo e Ayako é singela e complexa ao mesmo tempo. Gostei dos personagens centrais assim como dos coadjuvantes, como os pais de Leo e seu melhor amigo, Penken. Para Continuar é um livro que eu recomendo para todos.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...