Blogger Widgets

[Resenha #690] Sombra do Paraíso - David S. Goyer e Michael Cassutt @editoraaleph


Sombra do Paraíso
David S. Goyer,Michael Cassutt
Edição: 1
ISBN-13: 9788576571780
ISBN-10: 8576571781
Ano: 2015
Páginas: 456
Editora: Aleph
Classificação: 5 Estrelas

Skoob
Compre: Submarino

Sinospe:
No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade. Com um enredo misterioso, envolvente e inquietante, Sombra do paraíso é o primeiro volume da saga de Keanu, escrita a quatro mãos por dois grandes nomes do cinema e da televisão. Uma obra surpreendente, rica em detalhes sobre viagens espaciais e indispensável para todos os amantes das ciências e de aventuras no espaço.



Os humanos não estão sozinhos no universo.

Um NEO (Objeto Próximo à Terra) é descoberto em 2016. Apesar de batizado como X2016 K1, a população prefere chama-lo de Keanu, uma homenagem ao ator Keanu Reeves que fez o personagem principal dos filmes Matrix.

A NASA fica em polvorosa quanto à descoberta, mas logo seus planos de colocar uma tripulação para visitar Keanu vão por algo a baixo: orçamento baixo. Uma sonda seria bem mais viável e lucrativo. Porém, tudo muda quando em 2019, a Coalizão Rússia-Índia-Brasil decide visitar o Keanu com a nave Brahma ao invés de uma missão na Lua, como seria feito inicialmente. Uma bela jogada da Coalizão esconder seu verdadeiro destino, já que é anunciada a mudança de planos apenas faltando uns três meses para a missão na Lua. A NASA não quer ficar para trás e se prepara também. Por sorte ou quem sabe destino, eles já tinham uma nave pronta, a Destiny-7. Toda essa situação nos remete a Guerra Fria na Corrida Espacial. NASA e Coalizão disputam quem chegará lá primeiro.


O livro é retratado na 3º pessoa e cheio de pontos de vista. Todos tem sua chance de dizer algo para o leitor. Adorei esses pontos de vistas. Não ficamos presos apenas em Zack, o principal personagem, nossa perspectiva das coisas é bem mais ampla.

Zack Stewart é um astronauta experiente que passou por uma situação difícil há dois anos, logo antes de sua viagem à Lua pela Destiny-5. Agora é sua chance de voltar à ativa de modo definitivo, além de continuar trabalhando com a parte burocrática e científica. Sua tripulação consiste de mais três astronautas: Tea Nowinski, Patrick Downey e Yvonne Hall. A equipe de Zack acaba pousando primeiro e dá seu primeiro passo em Keanu. Já na equipe da nave Brahma temos Taj Radhakrishnan, Lucas Munaretto, Natalia Yorkina e Dennis Chertok. Apesar das diferenças e disputa entre as duas equipes, os astronautas são mutuamente companheiros, pelo menos na medida do possível. O que eles não contavam era com as surpresas que Keanu reservava para todos.

Depois que as duas naves acabam por pousar em Keanu, as dificuldades começam acontecer. Eles vão descobrir que esse NEO não é o que parece. Eles descobrem uma passagem para dentro de Keanu e quanto mais exploram, mais perigoso se torna o ambiente ao seu redor. É uma viagem assustadora e ao mesmo tempo importante para as descobertas científicas. Mas será que vale a pena arriscar toda a missão e tripulação?

Na Terra, temos Harley Drake, como chefe da Equipe da Casa. Ele lidera um grupo de especialistas para ajudar a NASA a entender qualquer acontecimento em Keanu e com a tripulação a bordo. Depois de um trágico acidente, Harley teve que se adaptar com sua nova condição na cadeira de rodas, mas isso não faz dele inútil. Sua mente brilhante ainda está a postos e ele vai fazer o possível para que os astronautas voltem para a Terra em segurança. Harley ainda é responsável pela filha de Zack, Rachel Stewart. Uma menina teimosa e um tanto chata, mas que tem seu papel na história.


Vários conflitos políticos e familiares surgem durante a trama deixando a narrativa ainda mais instigante. E ainda temos os mistérios e perigos que Keanu reserva para a tripulação.

Para quem vier a ler o livro pode acabar se perdendo um pouco com temos e siglas, porém no fim do livro temos um glossário. Isso com certeza vai ajudar o melhor entendimento. Uma característica marcante são os detalhes do ambiente dessa aventura. É como se estivemos viajando juntos com os personagens.


Esse livro me deixou fissurada. Enquanto lia, fui tentando encaixar as informações e chegar a um veredito, mas não consegui. Quando tive algumas respostas sobre o que realmente era Keanu, achei extraordinário. E é justamente o gancho para os próximos dois livros da Trilogia de Keanu.



Mesmo ainda sem previsão de lançamento de Heaven's War e Heaven’s Fall pela Editora Aleph, eles já estão na minha lista de futuras leituras. Quero acompanhar de perto essa história! E para a minha felicidade Sombras do Paraíso vai virar filme junto com os outros dois livros! A trilogia inteira! E nada melhor do que o próprio autor, David S. Goyer, para ser o roteirista, não é?

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...