Blogger Widgets

[Resenha #725] Benefício na Morte - Robin Cook @editorarecord


Título: Benefício na Morte
Autor: Robin Cook
ISBN – 13: 9788501403636
ISBN – 10: 8501403636
Ano: 2015
Páginas: 448
Editora: Record

Skoob
Classificação: 4 estrelas

Pia Grazdani é uma estudante de medicina de inteligência excepcional e temperamento reservado. Em estreita colaboração com o geneticista molecular Dr. Tobias Rothman, da Universidade Columbia, ela trabalha na pesquisa que tenta criar órgãos de reposição para pacientes crônicos, o que poderia revolucionar a saúde pública. Através desse estudo, Pia espera ajudar milhões de pessoas. Porém, quando o laboratório vira palco de uma tragédia, Pia se vê obrigada a interromper suas pesquisas e começa a investigar, com a ajuda de um colega de turma, o que teria causado o desastre no laboratório de biossegurança.
Enquanto isso, dois gênios de Wall Street pensam ter achado mais uma mina de ouro na multitrilionária indústria de seguros de vida, e concentram todos os seus esforços na tentativa de manipular dados atuariais e securitizar apólices de seguro de vida de idosos e doentes crônicos – uma fonte potencial de fortunas incalculáveis.
Quando Pia e George investigam mais a fundo, uma pergunta começa a rondá-los: será que alguém estaria usando informações de seguros de vida particulares para permitir que investidores se beneficiem da morte de terceiros? Em Benefício na morte, Robin Cook está de volta com mais uma história eletrizante envolvendo pesquisas científicas sem precedentes e questões éticas na medicina, ambas sujeitas à ação maligna de pessoas gananciosas e sem escrúpulos.



Quando eu comecei a ler Benefício na Morte, eu não fazia ideia de que o autor, Robin Cook, é especialista no gênero thriller médico. Para ser sincera, não me lembro de ter lido nenhum livro com essa temática antes na minha vida e me espantei ainda mais ao saber que existem tantos thrillers médicos do autor publicados pela Editora Record. 






Pia Grazdan é uma jovem estudante de Medicina que divide seu tempo entre o doutorado em Genética Molecular e um trabalho no Centro Médico da Universidade de Columbia. Juntamente com o Dr. Tobias Rothman (mais rabugento impossível) e seu parceiro Dr. Junichi Yakamoto, Pia é convidada a participar da pesquisa de algo que pode revolucionar a ciência como um todo: a partir das células tronco induzidas, os doutores buscas a regeneração/reconstrução de qualquer órgão de um ser vivo.  




É claro que uma descoberta tão significativa não ia fluir assim tão facilmente. Seria uma coisa maravilhosa se não envolvesse tanto dinheiro. Afinal, se a pesquisa regenerará os órgãos, as pessoas serão curadas, não é mesmo? Então para quê gastar uma fortuna seguro de saúde/vida? Obviamente, grandes empresas farmacêuticas e acionistas vão totalmente contra a ideia e começam uma briga silenciosa.




Apesar de ter sido o meu primeiro contato com o autor e com o gênero, já consigo entender o porquê de Robin Cook ser considerado o mestre dos thrillers médicos. Mesmo com quase quatrocentas e cinquenta páginas, a história flui de uma maneira que é impossível para de ler. Para quem é médico ou almeja essa profissão algum dia, é um prato cheio. Eu que sou cem por cento da área das exatas fiquei fascinada, imaginem só um médico/estudante de medicina?



Não nego que Benefício na Morte é um livro que possa desagradar algumas pessoas, principalmente por sua complexidade e pelos termos médicos, mas após o “acidente” que ocorre no laboratório ficou praticamente impossível não querer chegar logo ao final. Pia é uma personagem incrível, muito inteligente e o fato de ela mesma investigar tal acontecimento dá um gás em toda a história. 




O livro, é claro, não gira somente ao redor dessa pesquisa, mas também em torno de Pia, na sua vida e nas pessoas em sua volta. George, por exemplo, é um cara bastante legal que é apaixonado por Pia, mas por saber que a mulher tem um passado um pouco doloroso acha difícil demais tentar conquistá-la, típico dos caras fofos demais que se importam com a pessoa... Gostei muito também do Dr. Rothman, apesar de todos os comentários negativos sobre ele. Gente, o cara é incrível, inteligentíssimo e, para mim, só se faz de mau humorado mesmo.

Benefício na Morte é um livro envolvente, dinâmico e que conquista a cada página. Vale lembrar que o thriller presente na história é mais leve, ou seja, não exige um raciocínio dedutivo muito grande. Portanto, se você já está acostumado com investigações mais avançadas, aconselho a procurar outros livros do autor ou até mesmo outros livros do tema antes de embarcar nessa história.


1 comentários:

  1. Parece ser uma livro maravilhoso!
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...