Blogger Widgets

[Resenha #762] Xerazade, a Onça e o Saci - Tiago de Melo Andrade


Xerazade, a Onça e o Saci
Tiago de Melo Andrade
ISBN-13: 9788566470529
ISBN-10: 8566470524
Ano: 2014
Páginas: 80
Editora: Edelbra
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva


Sinopse: Xerazade era moça feita de histórias, imaginação abastecida nos tantos livros que a mãe lhe dera e que ela mesma buscava, ávida por mais e mais narrativas. E essa bagagem de imaginação a fez diferente naquele mundo tão igual de moças todas de destino já traçado. E foi assim que Xerazade entendeu que naquele mundo imaginado estava a possibilidade de criar uma nova história. A vida real é pequena e nem sempre dá as respostas de que precisamos. Na ficção, porém, tudo é possível e, nesse tanto de possibilidades, Xerazade e o Coronel encontraram o que procuravam.


Resenha:

A história é uma adaptação do clássico As Mil e Uma Noites, ao cenário rural brasileiro, onde personagens como Scheherazade, leões e gênios transformam-se em Xerazade, onça e saci, tudo de uma forma envolvente como uma roda de cotação de histórias a luz do luar no sertão brasileiro.


A história se passa em Sertãozinho Velho, onde os irmãos Jarbas e Jairo iniciam a vida após receberem uma herança em forma de terras, que através de anos de trabalho os transformam em ricos fazendeiros na região.

A mudança na vida dos dois irmãos se inicia quando aparece uma traiçoeira onça nas terras de um deles, e a caçada a malvada leva a descoberta que ambos são vítimas de adultério por parte de suas esposas, que posteriormente são mortas, iniciando-se então uma época de escuridão na comunidade, pois um dos irmãos resolve se casar continuamente com as moças da região, assassinando-as logo após a noite de núpcias.


O inferno na comunidade continua até que Xerazade, entusiasta leitora, se auto-candidata a noiva de Jairo (o noivo assassino) e tenta convencê-lo através de seu interesse por histórias há ouvir seus relatos de narrativas fantásticas envolvendo personagens do folclore brasileiro. Xerazade almeja que ao longo das sucessivas noites ao seu lado, Jairo desista da ideia de continuar assassinando as jovens noivas do lugar.


Será que nossa leitora fervorosa conseguirá por fim dá cabo ao sofrimento que há tanto tempo assola a comunidade de Sertãozinho Velho? Será ela capaz por meio de suas histórias sobrenaturais amolecer o coração do todo poderoso Jairo?

O livro em capa dura traz diagramação repleta de xilogravuras, facilitando o leitor a uma doce mergulho no folclore brasileiro. Leitura mais do que recomendada!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...