Blogger Widgets

[Resenha #764] Televizinhos - Toni Brandão


Televizinhos
Toni Brandão
Nenhuma oferta encontrada
ISBN-13: 9788566470550
ISBN-10: 8566470559
Ano: 1015
Páginas: 166
Editora: Edelbra
Skoob
Classificação: 4 estrelas

Sinopse:
O Kiko, a Clara, a Rita e o Tuto são pré adolescentes, vizinhos e amigos. Superamigos. Tão "super" qu até formam uma gangue do bem um time. Esse time acaba d se meter em uma tremenda confusão envolvendo seu Raí - o porteiro do prédio - e uma televisão. A tremenda confusão transforma-se em uma grande aventra e, enquanto o Kiko, A Clara, a Rita e o Tuto defendem o seu Raí, acabam tendo contato com os principais assuntos do mundo atual: paz, guerra, ética, preconceito, sexo, drogas, respeito as diferenças, os meios de comunicação, a falta de comunicação...


Resenha:

Televizinhos escrito por Toni Brandão é narrado em primeira pessoa por Kiko, um adolescente bem esperto que possui três amigos inseparáveis que vivem no mesmo prédio: Tuto, Rita e Clara. Juntos eles forma a gangue do bem, onde os quatro sempre estão dispostos a ajudar as pessoas que necessitem de auxílio.

A confusão se inicia quando estão na portaria do prédio junto com o seu Rai, o porteiro do prédio e estavam tão ligados assistindo a um vídeo no tablet que o coitado do seu Rai no auge de sua distração não escutou a implicante da Dona Margarida, a síndica do prédio que só faltou arrancar a buzina da direção tentando chamar a atenção do porteiro para que ele abrisse o portão e ele não apareceu.

Quando ela entrou louca de raiva e pegou todo mundo entretido tomou uma decisão nada legal. Usando e abusando do seu poder de síndica, resolveu convocar uma reunião de condomínio para mandar o coitado do seu Rai embora.


Os meninos se sentindo extremamente culpados resolveram intervir a favor do seu Rai, afinal o pobre porteiro nada tinha feito de errado e a partir desse momento a gangue do bem se reúne e resolvem irem a cada apartamento para pedirem que não votem contra a saída do porteiro.

Nessa movimentação eles vão conhecendo muito mais que cada morador, eles vão conhecendo a diversidade de cada pessoa por trás da porta dos apartamentos, ouvindo opiniões, conhecendo e respeitando as diferenças.

É nesse momento que um simples livro juvenil assume seu papel de formador de opiniões, dando uma verdadeira aula de valores, cultura, cidadania, religião, sociedade, exclusão social, família, amizade, preconceito, homossexualidade, entre tantos outros ensinamentos. Confesso que fiquei admirada da forma como o autor passa por cada tema de maneira simples, coesa e de um entendimento sólido.


Livro muito recomendado para todos os adolescentes e também adultos. Um livro para tirar a venda da ignorância daqueles arrogantes que acreditam que podem e sabem tudo.

Achei a diagramação bem simples bem como as ilustrações. Mas não é um livro para ser admirado esteticamente e sim um livro para ser lido, discutido e internalizado de maneira positiva.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...