Blogger Widgets

[Resenha #798] O Finado Sr. Gallet - Comissário Maigret - Georges Simenon @cialetras


O Finado Sr. Gallet
Comissário Maigret
Georges Simenon
ISBN-13: 9788535926507
ISBN-10: 853592650X
Ano: 2015
Páginas: 164
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 3 estrelas.
Compre: Americanas

SINOPSE:
Todas as circunstâncias da morte do sr. Gallet parecem falsas: o nome que usava durante sua última viagem, sua presumida profissão, abandonada em segredo há dezoito anos e, sobretudo, a dor de sua família.
O desdém dos familiares revela sentimentos ambíguos sobre o desafortunado. E a investigação transforma em principal suspeito ninguém menos que seu filho, Henry Gallet.



 Émile Gallet foi encontrado morto em seu quarto no Hôtel de la Loire. É um caso de assassinato confuso onde o comissário Maigret é designado para solucionar. Só que a cada capítulo a investigação mais se complica do que se clareia.

 Maigret num primeiro momento acredita se tratar de um simples e monótono latrocínio, só que é descartada ao ver a imagem do morto antes da autópsia. Com isso, parte à procura de testemunhas e possíveis culpados do crime e quanto mais se aprofunda na vida de Gallet mais descobre o quanto ele viveu numa mentira e se escondendo.



 Os personagens são desinteressantes e não senti afeição a nenhum, pois o caso se desenrola rapidamente e quando você percebe já acabou a leitura, afinal a obra possui somente 152 páginas de enredo. Li como se fosse um episódio de um seriado policial! kkk

 O desfecho do caso é surpreendente. Infelizmente, um ponto me deixou muito frustrado ao não o ver esclarecimento. Não sou fã de pontas soltas em enredos policiais.




 A escrita do autor Simenon é louvável, prende sua atenção e o faz devorar a obra em poucas horas. E olha que ele é um autor do século XX! Pra mim é difícil encontrar um que me tome em seus escritos. Simenon entrou para a lista dos meus favoritos escritores policiais ficando ao lado de Agatha Cristie, James Patterson e Harlan Coben.

 Dei uma pesquisada e o escritor escreveu à beça antes de falecer. Com toda a certeza tentarei ler outros casos do comissário Maigret que aparece, ao todo, em 74 LIVROS!!!



 O formato do livro, disponibilizado pela Companhia das Letras, é econômico contendo poucas páginas, as folhas são amareladas - meus olhos agradecem - e a fonte das letras é pequena, não chegando a incomodar durante a leitura. A capa é linda tendo textura emborrachada em sua superfície. Espero poder ter outras oportunidades de ler Simenon.


 Para quem procura um romance policial para ler - e tentar adivinhar o desfecho - em fila de banco ou numa tarde chuvosa sem nada para assistir, O Finado Sr. Gallet é uma boa pedida.

6 comentários:

  1. Infelizmente um livro que não faz parte do meu estilo de leitura. Mas para os fãs de um livro polícia deve ser um prato cheio. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente um livro que não faz parte do meu estilo de leitura. Mas para os fãs de um livro polícia deve ser um prato cheio. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Não leio livros assim haha
    Gostei da resenha e tenho curiosidade. Sempre falam muito bem do autor e quem sabe um dia desses eu leio algo dele?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruno.
    Uma colega leu o livro e não foi muito com a cara dela. Talvez essas pontas soltas que você disse, tenham incomodado ela. :/
    Bom, ainda assim tenho uma vontade de lê-lo.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Ah, é muito chato mesmo ter pontas soltas em enredos policiais.
    Afinal, em mistérios, o que mais queremos é descobrir e entender tudo.
    Poxa! Que pena que a leitura não foi tão boa quanto poderia.
    A proposta é muito boa, mas, pelo jeito, mal executada.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...