Blogger Widgets

[Resenha #799] Outros Cantos - Maria Valéria Rezende @cialetras @alfaguara_br


Outros Cantos
Maria Valéria Rezende
ISBN-13: 9788556520012
ISBN-10: 8556520014
Ano: 2016
Páginas: 152
Idioma: português
Editora: Alfaguara
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Americanas


Numa travessia de ônibus pela noite, Maria, uma mulher que dedicou a vida à educação de base, entrelaça passado e presente para recompor uma longa jornada que nem mesmo a distância do tempo pode romper. Em uma escrita fluida, conhecemos personagens cativantes de diversos lugares do mundo e memórias que desfiam uma série de impossíveis amores, dos quais Maria guarda lembranças escondidas numa “caixinha dos patuás posta em sossego lá no fundo do baú”.
Com sutileza e domínio da narrativa, Maria Valéria Rezende vai compondo um retrato emocionante dessa mulher determinada, que sacrifica a própria vida em troca de algo maior. Outros cantos é um romance magistral, sobre as viagens movidas a sonhos.



Maria está em um ônibus indo para o sertão onde fica oscilando seus pensamentos entre o presente e o passado. Ela já passou pela Argélia, México, França, Itália onde sua missão é alfabetizar crianças carentes. Em um ônibus com pessoas desconhecidas ela trás a lembrança de quando estava na Argélia e crianças não estavam acostumadas a ver pessoas chegando... elas sempre observaram pessoas indo embora. 



"Eu fazia trinta anos no dia em que me meti pela primeira vez nesta aridez. Ainda não se havia espalhado por toda a terra a ilusão de poder-se fraudar o tempo e afastar indefinidamente o envelhecimento e a morte com técnicas cirúrgicas e calistênicas, fórmulas químicas, discursos de autopersuasão, mantras, injeções, próteses, lágrimas e incensos. Então, só era possível fazê-lo tornando-nos heróis, mártires, mitos, símbolos."



Maria acaba indo para a cidade de Olho d'Agua onde ela pensa que vai alfabetizar crianças porém a missão dessa vez é educar adultos. Ela gosta dessas experiências. Creio que realmente é uma grande experiência onde poder conhecer novas pessoas, novos lugares e levar sabedoria é uma grande marca que se pode deixar. Ela ajuda pessoas, ela coleciona historias e conta isso.  Maria se apaixona pelo lugar, pelas casas e pela simplicidade das pessoas. O livro já se passa durante a democracia e ela percebe como o sertão já está diferente.  



"Quanto mais me dedicava a aprender, compreender e ensinar, mais percebia quão longo seria o caminho, mas eu queria, sim, ficar ali, cumprindo o papel que me deram eles de lhes contar histórias, ou o que me tinham dados os companheiros, de mudar a História, sob a máscara da professora que o governo mandou para ensinar gente grande a ler [...]"
 

"Encontrei o ofício e família naquele canto escondido. Podia ficar, preenchida de estranha euforia, e subitamente livre de uma espécie de cegueira frente ao desconhecido, comecei a ver cada um, cada coisa, cada movimento na sua unidade e seu sentido. Pelas mãos de Fátima cheguei ali de verdade."


Gostei da narrativa do livro e da escrita da autora apesar de achar a leitura cansativa e é um livro curto com apenas 152 páginas onde podemos acompanhar a jornada de uma mulher de garra e competente. A autora Maria Valéria Rezende que também escreveu Quarenta Dias é vencedora do prêmio Jabuti 2015 de melhor livro do ano com Outros cantos, um prêmio bem merecido.  


O livro tem somente três capítulos e no inicio de cada um existe uma citação de outro autor ou poeta. A diagramação do livro está ótima, as letras são grandes com bom espaçamento e as folhas são amareladas. E essa capa é uma obra prima!! 
Recomendo a leitura!

7 comentários:

  1. Achei o livro interessante e com uma temática rica. Com certeza um livro que desperta interesse. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rico e interessante mesmo!! Uma leitura muito boa, beijos

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro...Interessante!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!
    Parece uma história tão tocante e singela.
    A missão de Maria é linda por ser tão real.
    Acho que eu gostaria da leitura.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo uma história tocante e linda, recomendo.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Luana,

    Não conhecia esse livro e achei bem interessante, vou anotar a dica aqui....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...