Blogger Widgets

[Resenha #811] Primavera - Oskar Luts @EditoraBiruta


Primavera
Oskar Luts
ISBN-13: 9788578481384
ISBN-10: 8578481380
Ano: 2014
Páginas: 432
Editora: Biruta
Skoob
Classificação: 4 estrelas


Numa escola paroquial da Estônia, estuda Arno Tali, um garoto ingênuo que nutre um carinho especial pela esperta Teele Raja. Na escola, eles e seus amigos são perseguidos por um sacristão rabugento, contra quem aprontam inúmeras travessuras.
Primavera é centrado na rotina escolar dessas crianças, com os muitos conflitos e descobertas que se dão enquanto todos aguardam a chegada da estação mais esperada do ano.
Além desta divertida história, este livro traz vários aspectos da cultura estoniana e das influências herdadas da cultura russa, como lendas populares, músicas, a língua e o modo de vida no campo no início do século XX.




Quando eu li a sinopse do livro e depois procurei mais informações sobre ele, o que me chamou a atenção foi o fato que quando este livro foi publicado em 1912, e a Estônia ainda fazia parte da Rússia, que só se tornou independente em 1917. Assim, a obra apresenta muitas referências da cultura russa, a qual eu sou uma grande admiradora sendo filha de russo. Outro fato interessante, é que este livro é um clássico na Estônia, fazendo parte inclusive da grade curricular das escolas de lá.




A história se passa no interior da Estônia, em uma escola paroquial que é administrada por um sacristão pra lá de exigente. Dois alunos dessa escola são os protagonistas, Arno Tali, um menino curioso, ingênuo e bem inocente, e Teele Raja, uma menina muito inteligente que vem de uma família rica.


"Uma sensação estranha de alegria tomou conta de sua alma. Parecia a ele que alguma coisa grande e inesperada tinha acontecido a todos eles. A única coisa que ele desejava nesse momento era que todos estivessem tão felizes quanto ele."

"Quem quer ser consolado precisa confiar a outro a verdadeira razão de sua tristeza. Senão, não adianta."





A maior parte da história vai se desenrolar na escola, onde vamos o cotidiano dos alunos, onde alguns dormem lá e outros não, iremos ver brigas entre eles, a descoberta do amor que Arno sente por Teele, um acidente em um lago congelado, e entre outras travessuras. Todos estão à espera da Primavera, pois o inverno de lá é extremamente rigoroso, e enquanto ela não chega eles vão se divertir e fazer novas descobertas.


 “Será que já não dava para sentir no ar o cheiro da primavera? Era quase imperceptível, mas Arno o sentia. Poucos notam o cheiro da primavera, talvez ninguém, mas Arno está sentindo. Ela vem vindo, ela já está aproximando de nós. Venha logo, primavera!”







Algo que pode parecer chocante para nós daqui, é que as crianças de lá bebem vodca, brigam e andam com armas, igual à um adulto, mais é preciso lembrar que além de ser uma outra cultura, é também uma outra época.

A capa desse livro é linda, e adorei as ilustrações, as folhas amareladas, e a diagramação, revisão estão ótimos. A editora fez um belo trabalho.


Primavera é uma obra que deve ser lida por aqueles que apreciam conhecer novas culturas e de ler clássicos, que são livros que podem ser um pouco cansativos, pois não tem fluidez na escrita e nem na história, mas que não deixa de ser uma excelente obra, assim recomendo que se leia aos poucos para não cansar, e poder apreciar melhor.

6 comentários:

  1. Que livros bonito!
    Gostei muito pois adoro saber de outras culturas e outras épocas :)

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o lançamento desse livro fiquei fascinada pela história e tudo o que vai além do enredo. A edição está linda e super bem cuidada pela Ed. Biruta.
    Adorei as fotos e as resenhas.
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo! Gosto de literatura clássica e essa resenha despertou meu interesse para ler esse livro! Adicionando a meta de leitura.... Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Quando vi o livro achei a capa belíssima mas não é um que me chamou atenção pela historia.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Parece interessante. Se eu tiver a oportunidade de ler, lerei.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha e a história parece ser encantadora. As imagens ficaram lindas! Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...