Blogger Widgets

[Resenha #813] Feliz ano velho - Marcelo Rubens Paiva @alfaguara_br @cialetras





Feliz ano velho
Marcelo Rubens Paiva
ISBN-13: 9788579624193
ISBN-10: 8579624193
Ano: 2015
Páginas: 272
Editora: Alfaguara
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva


Um clássico da literatura brasileira contemporânea, Feliz ano velho ganha nova edição pela Alfaguara
Feliz ano velho é o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva. Aos vinte anos, ele sobe em uma pedra e mergulha numa lagoa imitando o Tio Patinhas. A lagoa é rasa, ele esmigalha uma vértebra e perde os movimentos do corpo. Escrito com sentido de urgência, o livro relata as mudanças irreversíveis na vida do garoto a partir do acidente. Ele é transferido de um hospital a outro, enfrenta médicos reticentes, luta para conquistar pequenas reações do corpo. Aos poucos, se dá conta de sua nova realidade, irreversível. E entende que é preciso lutar. O texto expressa a irreverência e a determinação da juventude, mesmo na adversidade, e a compreensão precoce “de que o futuro é uma quantidade infinita de incertezas.



Um dia normal de férias, com seus amigos em um lago. Para diverti-los, você decide dar um mergulho nesse lago, sem saber que ele é muito raso para isso. Foi basicamente o que aconteceu com o autor de Feliz Ano Velho, que ao mergulhar, acabou lesionando uma vértebra, o que mudou sua vida permanentemente. O livro já começa narrando esse acidente, o que Marcelo sentiu ao cair, como foi o resgate e como foi acordar em um hospital.


A partir daí, Marcelo passa a narrar os meses de recuperação e tratamentos pelos quais passou. O autor faz isso de uma maneira única, afinal, ele era um jovem de vinte anos, o que torna a história excepcionalmente interessante. O autor faz intervalos entre o seu passado e o seu presente, contando como era a sua infância ou como era sua vida de universitário, as paixões e amizades que lhe marcaram ao longo da vida, enfim, como era o seu cotidiano antes do acidente. Isso cria um vínculo entre ele o leitor, você acaba desejando ter conhecido pessoalmente o Marcelo. Além disso, há vários relatos sobre a época da ditadura e como foi dura a vida para o autor durante esse período histórico do Brasil.


Junte um relato de vida incrível com a maneira brilhante como o autor escreve e você tem um livro que te prende do início ao fim, que te faz torcer pelo protagonista e gostar cada vez mais dele e da sua personalidade única. Sempre usando ironia, gírias e palavrões, o leitor tem acesso a uma visão “honesta” de como é sofrer um acidente e perder os movimentos de uma hora pra outra. É uma narrativa que tem seus momentos tristes e outros de felicidade, que mostra que apesar de tudo é possível sim ver o lado bom das coisas.

Eu simplesmente amei esse livro, se tornou um dos meus favoritos inclusive. Ele te dá uma nova perspectiva sobre a vida, sobre pessoas deficientes, sobre tudo. A capa é maravilhosa e sempre me chamou a atenção, a diagramação é ótima. Esse livro é apaixonante, pela sua aparência e pelo seu conteúdo, eu recomendo. 

Quotes:


“Sinto saudades da gente bebendo cerveja e falando das nossas desgraçadas vidas. Nós, com quem o destino não foi muito generoso, temos uma certa cumplicidade com a vida, e procuramos juntos nos defender dela.”

“(...) o que dizer a um jovem de vinte anos, quando ele, depois de ter quase morrido, ficou paralítico? Nada. Diga apenas que o amo. E foi isso que eu ouvi.”

“Na minha vida, nunca andei no lado certo, infelizmente, e acho que é meio por isso que estou assim. Sempre me atirei de cabeça nas coisas, nunca achando que algo de mau fosse acontecer. Sempre me achei forte o suficiente pra arcar com as consequências. (...) Mas agora estou morrendo de medo do que possa acontecer.”

“Que fazer? Nada, apenas viver.”

3 comentários:

  1. Parece ser um livro bem tocante e deve ser apaixonante mesmo.
    Também adoro a capa!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha!Sempre quis ler esse livro! bjs...

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que li esse livro e ler sua resenha me trouxe boas recordações. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...