Blogger Widgets

[Resenha #816] Sombra - Elena P. Melodia @Suma_BR


Sombra – Trilogia My Land – Livro 2
Elena P. Melodia
ISBN-10: 858105000X
ISBN-13: 978-8581050003
Ano: 2011
Páginas: 340
Editora: Suma de Letras
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Submarino

Sinopse:
No segundo capítulo da trilogia da escritora italiana Elena P. Melodia, que terá seu desfecho com o livro Luz, a trama segue, envolta por mistérios, a todo vapor. Logo nas primeiras páginas, Alma recobra a consciência no piso de madeira de uma papelaria. Incrédula, com a cabeça doendo, a protagonista depara-se, a seu lado, com o corpo morto do velho dono da loja. Não há dúvidas: trata-se da nona vítima dos Master, criaturas saídas de um mundo maléfico que lançam sua sombra sobre a cidade. A jovem não tem outra saída a não ser fugir. Morgan, o enigmático rapaz de olhos cor de violeta, o único que parecia compreendê-la, não está ao seu lado e seu paradeiro é desconhecido. Sem ele, a protagonista sente-se perdida. Alma não decifra a fotografia de uma menina absolutamente idêntica a ela e se pergunta: seria apenas uma sósia ou algo mais sinistro? Os mistérios não se encerram por aí. Morgan, seu confidente desaparecido, ressurge. Ele marca um encontro com a amiga num esconderijo subterrâneo debaixo de um velho aqueduto. Teria algo a ver com os assassinatos que ocorrem na cidade? Ou com as vozes na cabeça de Alma? O que a jovem não espera é que todos os mistérios ao redor, que a intrigam e amedrontam, são indícios de algo ainda mais surpreendente e que apontam para a própria origem de Alma e de seu amigo.



Quanto finalizei a leitura de Escuridão, engatei logo em Sombra, pois necessitava de respostas. Foi uma surpresa bem interessante ver que a autora conseguiu manter o ritmo da narrativa e me atrevo a dizer que achei ainda melhor e mais aterrorizante. Então se você não leu o primeiro livro, nem adianta ler o segundo, pois ele começa exatamente onde o primeiro terminou e você vai ficar irremediavelmente perdido.


Alma sente não ser mais a mesma pessoa depois de tudo que ela passou e presenciou. Sua vida mudou e não foi pra melhor e ela continua tão sedenta de respostas que sua mente é uma eterna confusão. Então nesse livro ela vai tentar descobrir por si mesma o que na verdade acontece com ela, seus horríveis pesadelos e o real motivo dela escrever no terrível caderno roxo.


[...] – Porque saber a verdade muda tudo. Quem descobre qual é a sua verdadeira natureza não pode mais fugir [...].



A vida de suas amigas também sofreram mudanças e elas ainda travam batalhas pessoais e a amizade mesmo com os esforços de Alma tomaram rumos distintos, embora elas comecem a unir forças novamente.
E se você pensa que a vida de Alma progride, sinto te dar essa rasteira amigo, a existência dessa mocinha atormentada piora e Morgan sua tábua de salvação some sem deixar rastros deixando Alma ainda mais desolada.


[...] E por um momento penso que o suicídio também seria a única solução para mim [...].




Alma então começa a desvendar algumas verdades pessoais, além de entrever sua verdadeira origem. E o que ela divisa é tão deprimente que tive pena dela pela primeira vez. A única coisa boa nessa história é que Morgan retorna no momento certo (como se era de esperar) para ajudar nossa mocinha.


[...] – Existem coisas, Alma, que são mais importantes do que minha vida ou a sua, coisas maiores do que nós, que não podemos fechar numa gaveta e simplesmente ignorar. Sinto muito não ter ficado ao seu lado o tempo todo, mas às vezes não dá para fazer diferente. De qualquer jeito, agora estamos aqui e juntos. Para mim, é suficiente. Espero que para você também [...].


Então basicamente nesse livro temos um delinear mais preciso dos personagens tornando a história mais íntima e decifrável. Alguns pontos que ficaram indefinidos no primeiro livro começaram a tomar forma e o enredo tornou-se menos monótono para ser mais dinâmico.



O mundo que a autora criou é realmente estupendo. É uma leitura inquietante, com muitos questionamentos. É uma narrativa assombrosa que te torna cativo. Realmente são momentos de pura tensão e impacto. O final desse segundo livro é tão escuro e intrigante, que deixa você com uma vontade louca de continuar a ler e descobrir o que aconteceu.

Continuo achando a narrativa ótima, espero sinceramente não me decepcionar com o desfecho. Leitura recomendada galera. Não julguem sem ler.


7 comentários:

  1. Uma das minhas trilogias favoritas! É tão bom saber que alguém mais gostou! Queria dar spoiler no comentário, mas não farei pra não estragar a surpresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb fico feliz. Não é uma trilogia muito difundida!

      Excluir
    2. Tb fico feliz. Não é uma trilogia muito difundida!

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro/trilogia ou não me lembro rs. Parece ser legal, vou procurar saber sobre o primeiro livro.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li dessa trilogia, mas parece muito boa! Ótima resenha... bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...