Blogger Widgets

[Resenha #821] Uma Casa no Meio do Caminho - Barry Martin com Philip Lerman @editoraarqueiro


Uma Casa no Meio do Caminho
Barry Martin com Philip Lerman
ISBN-13: 9788543101644
ISBN-10: 8543101646
Ano: 2015
Páginas: 240
Editora: Sextante
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Submarino

Sinopse:
Um enorme shopping estava prestes a ser construído na cidade americana de Seattle, mas no meio do terreno havia a casinha de Edith Wilson Macefield, uma velhinha durona que estava decidida a não arredar pé dali. Quando o responsável pela obra, Barry Martin, foi conversar com ela, todos acreditaram que iria convencê-la a mudar de ideia. Mas estavam redondamente enganados. Nesta emocionante e singela história real — que serviu de inspiração para uma campanha de divulgação do filme Up: Altas aventuras —, Barry conta como nasceu a inusitada amizade entre ele e Edith, e as lições de vida que aprendeu com ela.



    Quando eu fiquei sabendo que esse livro contava uma história real e que essa história real havia inspirado o filme Up, confesso que fiquei louca para ler. Minhas expectativas eram muito altas e, talvez por isso, a leitura tenha me decepcionado um pouco. No entanto, a história é linda e merece ser lida.

“Com Edith, era sempre uma batalha para ver quem cedia primeiro.” p. 7




    Edith Wilson Macefield é uma senhora muito independente, durona, misteriosa, audaciosa, vaidosa e não gosta de ser contrariada. Ela mora no local onde um shopping será construído e foi a única moradora que não aceitou vender sua propriedade, mesmo depois de receber propostas muito boas.

“Todos pensavam que eu estava tentando persuadi-la a mudar de ideia, mas a verdade era outra. Fiz tudo o que pude para garantir que ela ficasse.” p. 10




    Barry tem 50 anos e, gentilmente, vai até a casa dos moradores ao redor da construção para lhes dar seu número caso eles precisem de algo. Um desses moradores é Edith, cuja fama de ranzinza faz com que Barry seja cauteloso ao se aproximar dela. No entanto, o que ele não esperava é que nasceria aí uma grande amizade. 


“Às vezes as pessoas não são como nós pensamos.” p. 16





    A verdade é que, apesar de se achar muito independente, Edith é idosa e precisa de cuidados. Barry, com sua personalidade bondosa e altruísta, está disposto a ajudar. No entanto, tudo fica mais difícil levando em consideração a personalidade de Edith. Mesmo assim, Barry aguenta e logo assume um papel essencial na vida de Edith. Edith tem muitas histórias para contar e, por vezes, as histórias até parecem fantasias de tão fantásticas que são.

“A maioria das pessoas reclama do que não tem; ali havia alguém fazendo o melhor com o pouco que possuía.” p. 18




    O tempo que Barry passou com Edith se constituiu como um tempo de aprendizagem, de amizade e de companheirismo. É interessante a forma sútil como o livro trás assuntos tão pesados como a morte, a dependência e os sacrifícios que fazemos por aqueles que amamos.  


“Eu era o homem trazendo as mudanças, ela era a mulher que resistia a elas.” p. 21





    O livro permite que nos deliciemos com as histórias contadas por Edith e nos apaixonemos pelas atitudes e a coragem de Barry. É um livro singelo e tocante, narrado em primeira pessoa por Barry, com letras grandes e capítulos relativamente curtos.



4 comentários:

  1. Oi Priscila tudo bem?
    super fofa essa história, não sabia que o filme tinha se inspirado numa história de verdade, e esses funkos lindo eu quero! Parabéns pela resenha, Bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Não sabia que tinha um livro que contava um história real que inspirou o filme Up, mas quando vi a capa associei logo com o filme!Gostei da resenha, esse livro parece uma boa leitura... já vou colocar na minha lista de livros que quero ler! bjs...

    ResponderExcluir
  3. Legal saber que Up foi inspirado em um livro! E este parece ser tão bom quanto o filme. Adorei a resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ai que tudo!!! Me apaixonei e já quero esse livro! Grande beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...