Blogger Widgets

[Resenha #824] O iluminado - Stephen King @Suma_BR


O Iluminado
Stephen King
ISBN-13: 9788581050485
ISBN-10: 8581050484
Ano: 2012 
Páginas: 464
Editora: Suma de Letras
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse:
Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.



Finalmente li o livro mais famoso de Stephen King, O iluminado; mesmo antes de ler qualquer coisa que o King escreveu, eu já sabia que o iluminado era um de seus livros mais aclamados e que adaptação cinematográfica era de meter medo, ainda hoje não criei coragem de assistir! Mas vamos ao livro... 


A suma de letras caprichou nessas edições novas que foram feitas dos livros de Stephen King, todo livro que li dele até agora foram dessa edição, e não tenho nada a reclamar; as capas ficaram mais bonitas, não encontrei erros de tradução, e encontrei também uma fonte com tamanho adequado e um livro bem organizado. Como a maioria dos livros do King, a estória é dividida em cinco partes.


Nesse livro encontramos um professor, Jack Torrance, que devido a episódios de violência e bebedeira acabou desempregado; e devido ao fato de estar sem emprego e precisando sustentar e melhorar a convivência com a sua família, Jack aceita o emprego de zelador do hotel Overlook durante o período de inverno, no qual o hotel fica fechado para hóspedes e nos dias de forte nevasca o hotel fica ilhado tornando impossível a saída da família do local; sabendo de todas essas condições Jack aceita a propostas e se muda para o hotel com Wendy, sua esposa, e Danny seu filho, os três vão ter que encarar meses sozinhos no Overlook.


“ O chefe da recepção, que saíra dali, voltava vestindo um casaco.
- Tenha um inverno muito agradável, Sr. Ullman” pág. 101




Danny, é uma criança “iluminada”, ou seja, ele consegue ver espíritos, cenas de crime que já aconteceram, ler pensamentos... quando chegam no hotel logo Danny sente que nada de bom vai acontecer por lá, mas mesmo assim prefere não alarmar seus pais, que estão felizes diante desse novo emprego e da chance que os três vão ter de passarem esse tempo sozinhos e unidos.


“Danny estava parado diante do 217 novamente. A chave mestra no bolso. Olhava para a porta com uma espécie de ansiedade drogada, e seu tronco parecia contrair-se e sacudir sob a camisa de flanela. Ele cantarolava baixinho e sem melodia” pág. 232


Bom, nessa altura vocês já sabem que o hotel está cheio de espíritos, que vão afetar Danny e sua família das mais diversas formas. Antes deles ficarem completamente sozinhos o cozinheiro do hotel, Hallorann, percebe que Danny é uma criança iluminada porque ele mesmo também têm uma certa sensibilidade, e avisa-o para ficar longe do quarto 217, onde uma morte aconteceu e uma camareira e ele próprio já viram coisas horríveis!


“Hallorann deu um largo sorriso:
- Aposto que saiu mesmo. Consegue fazer mais alguma coisa Danny? São só pensamentos e sensações, ou há mais alguma coisa? ” pág. 94.


Como sempre acontece nos livros de Stephen King, os personagens são muito bem caracterizados, e nesse livro King fez um trabalho excepcional nos fazendo mergulhar nas emoções de Jack Torrance; quando lemos algum livro dele é sempre importante lembrar: NUNCA um personagem aparece em vão...


De todos os livros que li até agora desse gênero terror/suspense e de todos do King, esse foi o que me deu mais medo! De ficar com medinho de ir em lugares da casa sozinha a noite! Kkk ... Mais uma vez, recomendo fortemente esse livro maravilhoso, para quem curte o gênero é uma leitura obrigatória!!!


2 comentários:

  1. Como fã fervorosa de King esse é uma das grandes obras do Mestre! Profundo e tenebroso. Amo!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que eu não sei se leria, com certeza é uma ótima leitura.Mas nem o filme tive coragem de ver! Fiquei com medo de depois ficar com medo RSRSR Só eu mesmo!
    Bjs
    Obs: AMEI as fotinhos que postou.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...