Blogger Widgets

[Resenha #830] A Menina Submersa: Memórias - Caitlín R. Kiernan @DarkSideBooks



A Menina Submersa: Memórias
Limited Edition
Caitlín R. Kiernan
ISBN-13: 9788566636536
ISBN-10: 8566636538
Ano: 2015
Páginas: 320
Idioma: português
Editora: DarkSide® Books
Skoob
http://www.skoob.com.br/livro/369594ED505713
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon / Saraiva


Com uma narração intrigante, não-linear e uma prosa magnífica, Caitlín vai moldando a sua obsessiva personagem. Imp é uma narradora não-confiável e que testa o leitor durante toda a viagem, interrompe a si mesma, insere contos que escreveu, pedaços de poesia, descrições de quadros e referências a artistas reais e imaginários durante a narrativa. Ao fazer isso, a autora consegue criar algo inteiramente novo dentro do mundo do horror, da fantasia e do thriller psicológico.



"Vou escrever uma história de fantasmas agora’, ela datilografou. ‘Uma história de fantasmas com uma sereia e um lobo’, datilografou mais uma vez.
Eu também datilografei."

Nossa protagonista é India Morgan Phelps, também chamada de Imp, ela é esquizofrênica, assim como sua mãe e avó, que acabam se suicidando. Imp herdou a doença e luta com suas percepções de mundo. Assombrada por uma mistura de contos de fadas e histórias de terror, e memórias que ela não pode ter confiança, Imp escreve este livro como um livro de memórias para tentar entender e encontrar a sua realidade, de uma vez por todas.




"O que mais tememos não é o conhecido. O conhecido, por mais horrível ou prejudicial à existência, é algo que podemos compreender. Sempre podemos reagir ao conhecido. Podemos traçar planos contra ele. Podemos aprender suas fraquezas e derrotá-lo. Podemos nos recuperar de seus ataques. Uma coisa tão simples quanto uma bala poderia ser suficiente. Mas o desconhecido desliza através de nossos dedos, tão insubstancial quanto o nevoeiro."

Imp mora sozinha em Rhode Island, ela é pintora e totalmente obcecada por arte e literatura. Sua obra favorita e que a mais teve impacto sobre ela é um um quadro de Phillip George Saltonstall, um quadro ficcional, A Menina Submersa. Imp ficou tão impressionada com essa quadro que fica obcecada por saber tudo sobre ele, qual sua origem, por qual motivo o pintor retratou esse quadro, histórias e relatos da garota do quadro, etc. 










"Gente morta, ideias mortas e supostamente momentos mortos nunca estão mortos de verdade e eles moldam cada momento de nossas vidas. Nós os ignoramos e isso os torna poderosos."

"Dualidade. A mutabilidade da carne. Transição. Ter de esconder o seu eu verdadeiro. Máscaras. Segredos. Sereias, lobisomens, gênero. As reações que podemos ter diante da verdade das coisas, diante da expressão mais sincera de alguém, diante de fatos que ocorrem contra as nossas expectativas e os nossos preconceitos. Confissões. Metáforas. Transformação. Por isso, é muito relevante. Não apenas uma conversa casual na hora do café. Não deixa nada relevante de fora. Por mais trivial que possa parecer."

"Com frequência, digo coisas que apenas gostaria que fossem verdade, como se soltar as palavras no mundo pudesse fazê-las assim. Pensamento positivo. Pensamento mágico, parte e parcela da minha mente doente. Digo coisas que não são verdade porque preciso que sejam verdade. É isso que os mentirosos e as pessoas tolas fazem."

A Menina Submersa é um livro dentro de um livro, Imp nos conta sua história de fantasmas, e A menina Submersa é o seu primeiro fantasma, e há também sua mãe e avó que também são, assim como Abalyn, que foi sua namorada, elas se conheceram quando Imp estava andando sem rumo e vê Abalyn na calçada com todos seus pertences, pois foi expulsa por outra garota, e assim Imp a acolhe. A relação de Imp e Abalyn foi bem interessante e encantadora. Abalyn sempre ficou ao lado de Imp, mesmo em toda a sua loucura, foi realmente sensibilizante.







Este livro foi surpreendente e realmente me pegou. Eu te desafio a pegar esse livro e não ficar intrigado por ele. É um daqueles livros que fazem você se perder na leitura e esquecer que você deve dormir e terminar a leitura depois, mas não consegue. A voz de Imp me cativou, ela é uma protagonista, ao mesmo tempo inteligente e vulneráveis, autoconsciente e presa em sua própria mente. Fiquei encantada e não poderia dizer-lhe o que me manteve tão presa, acho que foram muitos motivos. Queria chegar ao fim da história de fantasma de Imp, queria descobrir o que realmente aconteceu? etc... De qualquer forma, este livro foi melhor do que qualquer suspense que eu já li.




A narração, como tal, também foi intrigante. A narração de Imp não é linear. Ela não é sempre clara sobre as coisas; de alguns eventos que ela lembra, ela tem uma dupla memória. Ela interrompe a si mesma, insere histórias que ela escreveu, pedaços de poesia, descrições de pinturas e referências a artistas (reais ou fictícios). Ao fazer isso, a autora conseguiu misturar mito com a realidade, e dar a história outras camadas fascinantes. Eu amo grandes personagens e eu adoro mitologia. Há tantas coisas a serem descobertas aqui que eu não podia escolher o que eu mais gostei. Este livro implora para ser lido e relido. Apesar de suas complexidades, a voz de Imp é fácil de seguir. A parte mais difícil é que a narradora não confiável afinal ela nos diz que ela ainda não sabe o que é fato, fantasia e o que é apenas a verdade.




Como sempre as edições da Darkside são de deixar qualquer leitor de queixo caído. Um verdadeiro trabalho impecável e primoroso tanto na versão brochura quando na versão em capa dura, ambas são tão lindas que não tem como não querer ter as duas versões! As capas são lindas, e a diagramação, revisão e tradução estão perfeitas. Queria que todas as editoras fossem tão caprichosas quando é a Darkside.



A Menina Submersa é uma história fascinante, assustadora e perturbadora, misturando horror, fantasia e elementos de thriller psicológico, a autora soube criar algo inteiramente novo. Este é um livro denso, e deve ser lido com calma, pois está cheio de metáforas, que levam tempo para se desvendar, mas é totalmente incrível. Gostei bastante, é uma história totalmente diferente do que eu já li. Recomendo essa obra pra lá de original!




10 comentários:

  1. Eu vi essa edição na livraria e achei lindaaaaaaaaa, muito linda!!
    Não é meu tipo de livro mas parece ser bem legal e aterrorizante rs

    ResponderExcluir
  2. Mi!
    Não li ainda nenhum livro da DarkSide, tenho a maior vontade, porque a diagramação parece mesmo impecável.
    Gosto de história de fantasmas e gostaria de ler.
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Outro livro da DarkSide que está em minha lista!!! Parece uma ótima história! bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Michele!
    Esse livro é lindo demais! DarkSide arrasa em suas edições.
    Confesso que esse livro meu deu um pouco de medo. hahaha...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Nem acreditei quando consegui uma troca nesse livro. A edição é perfeita e pelo que li da resenha a história tbem é interessante. Espero ler em breve! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Nem acreditei quando consegui uma troca nesse livro. A edição é perfeita e pelo que li da resenha a história tbem é interessante. Espero ler em breve! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro! bjs...

    ResponderExcluir
  8. Confesso que o mais me chamou atenção foi a capa! O livro é lindo, e apesar de a história ser meio assustadora (não é muito meu estilo), fiquei com vontade de ler.
    Ah, e suas fotos estão di-vi-nas!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Que fotos lindas ♥
    Eu sempre tive suspeita desse livro, mas você me convenceu hein.
    Vou adicionar aqui na minha lista enorme.
    Darkside como sempre, arrasaaa

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro está na lista há tempos ❤ a história, a edição, tuuudooooo.
    Amei as fotos *-*

    Cupcakeland

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...