Blogger Widgets

[Resenha #844] Antes Que Aconteça - Juliana Parrini @Suma_BR @JulianaParrini


Antes Que Aconteça
(Depois do Que Aconteceu, #2)
Juliana Parrini
ISBN: B00S7A9JES
Ano: 2015
Páginas: 237
Idioma: português
Editora: Suma de Letras
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

SINOPSE

"Cumpri o que ele havia me pedido, segui em frente. Sou feliz e pretendo ter os filhos mais lindos do mundo, como sempre sonhei, com o homem que me deu a chance de amar novamente. Depois de todo o sofrimento, finalmente, colei os cacos do meu coração partido, pedaço por pedaço."
Isabel passou um ano fugindo. Depois de uma grande desilusão, ela não acreditava que conseguiria ser feliz novamente. Até que conhece Daniel e decide recomeçar. Quando Isabel finalmente dá uma segunda chance ao amor, o destino a surpreende com uma notícia que poderá mudar sua vida para sempre.
Em “Antes Que Aconteça”, o desfecho de Depois do que aconteceu, Isabel terá a chance de reencontrar o passado e lutar pela sua felicidade.


Resenha:

Atenção: se você ainda não leu o primeiro livro, essa resenha contém spoiler.

Olá, leitores! Chegou o tão esperado momento de desvendar o desfecho da sequência de “Depois do que aconteceu”. Ao final do primeiro livro, a emoções ficaram à flor da pele quando Isabel, depois de finalmente reconciliar-se com Daniel, lê uma carta de Alex informando que estará de volta ao Brasil na tentativa de reconquistá-la. 


Como é de se esperar, Daniel lidou muito mal com a situação, deixando seu ciúme falar mais alto. Isabel ficou tanto chocada quanto confusa com a volta do seu ex, mas, por incrível que pareça, depois do choque inicial ela sabia exatamente com quem queria ficar, afinal de contas. Algo que eu prezo muito na Isabel é a sua capacidade de tomar decisões de forma rápida e ater-se a elas.


“À medida que nos libertamos dos nossos medos, crescemos. Esta é uma das grandes virtudes do ser humano: a capacidade de se adaptar diante das circunstâncias.”



Bem, se teve algo que eu adorei em “Antes que aconteça” foram os diferentes POV – o livro é narrado não apenas por Isabel, mas também por Alex e Daniel – que deixaram a narrativa muito mais rica e contagiante. Somos levados a conhecer mais sobre a doença de Alex e um pouco de sua vida na Alemanha, inclusive somos apresentados a uma nova personagem, que eu adorei, chamada Ester.


O romance em si também passou por uma grande mudança. O relacionamento de Isabel e Daniel ficou conturbado com o reaparecimento de Alex e depois de mais esses altos e baixos, parece que eles – com enfoque no Daniel – finalmente começaram a perceber como o passado vai sempre estar presente, afeando o presente, mas o que importa são as ações que tomamos no momento e como pretendemos lidar com suas consequências no futuro. A cumplicidade e o respeito entre eles progrediram; em determinado momento Daniel conseguiu enxergar o quanto ele sempre fora muito injusto com a Isabel e como muitas vezes desmerecia todo o esforço que ela fazia por ele. Isso fez com que ele repensasse suas atitudes mesquinhas e se tornasse uma pessoa mais compreensível (ainda bem, eu realmente não queria terminar essa história não gostando dele).





Eu gostei muito da presença do Alex, trouxe mais sentido ao romance que antes era representado pelas lembranças da Isabel. Mesmo depois de seu grande ato de egoísmo ao abandoná-la, ele foi muito altruísta ao deixá-la ir, agora pelas razões certas.


“Vivemos alguns momentos para ganhar experiência. A vida é feita de ciclos, e nem sempre eles nos levam à finais felizes. No entanto, tenho a sensação de missão cumprida. Voltei porque sentia que ainda tinha um ciclo a cumprir, e agora sei que ele chegou ao fim.”

Algo trágico acontece ao final, a única coisa que eu realmente não esperava que fosse acontecer. Outras reviravoltas acontecem, que embora esperadas, foram boas. Apesar de menor que o livro anterior, Antes que aconteça conseguiu ser mais substancial, mais consistente e ao mesmo tempo mais sensível. Eu poderia dizer que foi uma evolução, os pontos negativos ficaram quase que inteiramente para trás.


“Tudo na vida tem um propósito e, se hoje estamos machucados, podemos escolher como passar por isso. Enfrentar os problemas, a dor, a saudade e a angústia não é fácil, mas devemos encará-los como algo passageiro. A felicidade conquistada a partir da superação tem muito mais valor.”

A editora continua fazendo um ótimo trabalho com a edição, a capa seguiu o mesmo design que o anterior e o conjunto completo resulta em uma obra simplesmente agradável para os leitores. Eu recomendo o livro e espero que vocês aproveitem a leitura!



1 comentários:

  1. Que lindo!!! Obrigada, Marília, pela linda resenha e fotos! Fico muito feliz em saber que você tenha gostado! <3 <3 <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...