Blogger Widgets

[Resenha #855] Vamos juntas? - Babi Souza @galerarecord @babisouzas @MovVamosJuntas


Vamos juntas?
O guia da sororidade para todas
Babi Souza
ISBN-13: 9788501107510
ISBN-10: 8501107514
Ano: 2016
Páginas: 144
Idioma: português
Editora: Galera Record
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva

Sinopse:
Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.


Resenha:

Vamos Juntas? é muito mais que um livro, é um guia definitivo sobre empatia e união feminina, é um movimento idealizado e criado pela jornalista Babi Souza, que trouxe para uma parcela significativa feminina sororidade, segurança e coragem.


Numa noite, ao ter que retornar para sua residência em horário adiantado após um longo dia de serviço se deparou com um questionamento que martelava em sua mente: que caminho tomar? Um destino levava a uma parada de ônibus isolada, o outro a uma praça escura. Seja lá qual fosse sua decisão, ambas lançavam-se para um fator em comum: medo!


Temor esse que todas nós mulheres, independentes de raça, cor, opção sexual ou credo religioso experimentou, seja como protagonista seja como coadjuvante. Temor de sermos molestadas, roubadas, desrespeitadas, negligenciadas, menosprezadas, ou até mesmo mortas por pessoas do nosso convívio.


Ao pegar o ônibus ela notou que a grande maioria eram mulheres, e assim como ela denotavam uma postura de medo e insegurança. Ela notou então, que muitas dessas mulheres corriam o mesmo risco que ela, e assim começou a imaginar por que não convidar uma delas para fazer o mesmo percurso que ela, por que não se protegerem? Dessa forma o movimento Vamos Juntas? surgiu. Um movimento que inicialmente tinha essa concepção de união entre as mulheres para inibir o assédio e qualquer outro tipo de violência feminina, ao ser lançado em sua própria página pessoal no facebook, ganhou proporção nunca antes imaginada.


Amigas apoiaram a ideia, várias mulheres compartilharam sua publicações e ela criou uma pagina no facebook onde até hoje as proporções desse movimento saíram de simples publicações para o dia a dia da mulher brasileira. Hoje em dia vários relatos são escritos, descrições de ajuda relatadas, bem como narrativas pessoais de abusos sofridos. Então esse livro fala desse movimento, desses relatos que a cada dia ganha mais força e repercussão.


Realmente um movimento arrebatador, impossível não se sensibilizar e não se sentir responsável para que ele siga adiante, para que essa ideia marche rumo a uma tomada de consciência realmente efetiva, que nós mulheres somos muito mais que um salto ou batom da boca, que somos profundas, temos nossos sonhos, aspirações e direitos.


Não conhecia o movimento, me senti até um pouco desconectada, mas abracei a causa e não vejo a hora de perguntar Vamos Juntas? Não vejo a hora de espalhar a sororidade e enxergar a outra como amiga, e não como uma inimiga em potencial. 


O livro além de um teor brilhante possui uma narrativa muito fluída e possui uma capa linda! A diagramação é perfeita e possui um layout feito para chamar a atenção e tem tudo a ver com a obra em si. Leitura recomendada e totalmente aprovada!



2 comentários:

  1. Primeiramente amei a impressão toda decorada e fofinha do livro rs. Eu ainda não li mas não vejo a hora e acho que a divulgação deveria ser bem maior em cima desse livro, tanto pela editora como pela autora justamente para unir cada vez mais as mulheres nessa luta do dia a dia.

    Larissa Alves
    http://feminicesdalari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Desde que ouvi falar desse livro me deu vontade de ler, a resenha só aumentou! A edição está linda! bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...