Blogger Widgets

[Resenha #871] Sejamos todos feministas @cialetras


Sejamos todos feministas
Chimamanda Ngozi Adichie
ISBN-10: 8535925473
ISBN-13: 978-8535925470
Páginas: 64
Ano: 2015
Editora: Companhia das Letras
Idioma: Português
Classificação: 5 estrelas
Skoob

Sinopse:
O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo. "A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente. "Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente da primeira vez em que a chamaram de feminista. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. "Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: 'Você apoia o terrorismo!'”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e — em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são "anti-africanas”, que odeiam homens e maquiagem — começou a se intitular uma "feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade.




Esse livro é uma reprodução de uma palestra ministrada em Euston, no ano de 2012 pela nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Seu discurso foi tão eloquente e esclarecedor que acabou virando um livro.

[...] Tanto um homem como uma mulher podem ser inteligentes, inovadores, criativos. Nós evoluímos. Mas nossas ideias de gênero ainda deixam a desejar [...].

Em Sejamos Todos Feministas, Chimamanda compartilha suas experiências de ser uma mulher na Nigéria, onde obrigações e atribuições eram questões atreladas e intrínsecas ao fato dela ser mulher.


[...] Quanto mais duro um homem acha que deve ser, mais fraco será seu ego [...].


É um livro esclarecedor onde não incita raiva ou ódio. Nos mostra que podemos ser todos feministas, independente do gênero, e que podemos usar salto alto, um lindo batom nos lábios e amar os homens sem contanto deixar de lutar pela igualdade de oportunidades. A autora tira aquela bagagem estigmatizada que feminismo é uma coisa complicada, quando na verdade é simples, e acredito ser inerente a todos que acreditam na uniformidade de uma sociedade.

[...] O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos. Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero [...].


Se você não entende bem o que é feminismo esse livro é pra você. São princípios básicos que com certeza nortearão a mente e servirão de base para quem não conhece o tema. Leitura recomendada!


[...] Mas o que realmente conta é a nossa postura, a nossa mentalidade. E se criássemos nossas crianças ressaltando seus talentos, e não seu gênero? E se focássemos em seus interesses, sem considerar gênero?[...]


4 comentários:

  1. Oi!
    Parece um livro interessante.
    Com certeza é uma leitura que acrescenta ao ser.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser incrível! bjs...

    ResponderExcluir
  3. Que incrível.
    Acho super importante as pessoas conheceram mais o feminismo, especialmente os homens, pois muitos acham que não podem ser feministas por serem homens.
    Além disso, muitas pessoas confundem o feminismo com o femismo.
    Deve ser um livro muito interessante.
    Quero ler!!
    Beijossss!!!
    Adorei a resenha, concisa e esclarecedora.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro bem interessante e acho que as pessoas devem conhecer.
    Gostei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...