Blogger Widgets

[Resenha #875] Gigantes - Pedro Henrique Neschling @EditoraParalela @pedroneschling


Gigantes
Cinco amigos. Uma história.
Pedro Henrique Neschling
ISBN-13: 9788584390120
ISBN-10: 858439012X
Ano: 2015
Páginas: 232
Editora: Paralela
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Submarino


Tudo começa numa festa de formatura de ensino médio. Cinco amigos comemoram juntos o tão aguardado fim da vida escolar. Apesar de bem diferentes entre si, têm algo em comum: enxergam o futuro como um mar de possibilidades a ser descoberto e explorado. Sonham em ser gigantes, tão grandes quanto suas ambições.
Mas para nenhum deles o futuro será conforme o previsto. À medida que os anos passam, os jovens deparam com as complexidades trazidas pelo chamado da vida adulta. Desilusões amorosas, questões familiares, conflitos na carreira, dúvidas e mais dúvidas… É inevitável: ao chegar perto dos trinta, todos nos tornamos um pouco mais desencantados e - por que não? - sábios. Mas e os sonhos da juventude, onde vão parar?



Gigantes é o primeiro livro do ator, diretor, roteirista, dramaturgo e agora escritor Pedro Henrique Neshling. O livro conta a experiência de vida de cinco amigos (Fernando, Zidane, Duda, Lipe e Camila) desde o fim do ensino médio até o presente, quando todos estão confrontando a realidade da vida adulta.

Quando li as primeiras páginas do livro no site da Editora Companhia das Letras fiquei imediatamente encantado pela história e quando surgiu a oportunidade de resenhar o livro, agarrei de vez. Gigantes é um livro fino, não muito grande, mas que prende a sua atenção logo nas primeiras páginas. As situações vivenciadas pelos personagens no decorrer do livro são tão reais que o leitor consegue se sentir próximo dos personagens, como se realmente estivéssemos conversando com eles.


"A beleza da vida está no que há de mais simples. Está em se permitir sem medo."

A sinopse do livro é exatamente o que ele é: cinco amigos e suas trajetórias de vida. A forma de amizade que o autor coloca entre os personagens consegue ser interessante e até mesmo, intrigante pela linha tênue de amizade entre os personagens. Um destaque para Fernando e Duda. Mas no decorrer da história, senti que os personagens foram se distanciando e perdendo toda aquela essência da adolescência.


"Então posso estar louco, mas acordei pensando que a gente morre quando envelhece sem lutar para reproduzir em si a delícia de crescer mantendo a pureza que temos quando a gente nasce. E que nos fará viver para sempre. Para sempre."

Uma coisa que eu achei ótima no livro e que me chamou bastante a atenção foram os capítulos, curtos, sincronizados e independentes. Cada capítulo narra à estória dos personagens, são pequenos retratos da vida de Fernando, Camila, Zidane, Duda e Lipe com situações e momentos distintos e que se parecem com o que vivemos cotidianamente.

Gigantes não é um livro em que você vai se apaixonar pelos personagens ou colocar algum trecho do livro na legenda de alguma foto. Gigantes é o tipo de livro que evolui com o passar da história e vai nos prestigiando até o final.


"Parecia que ia morrer. E seria melhor se morresse mesmo, achava. Viver doía demais."

O que também achei extremamente legal em Gigantes é que o autor não precisou de apelos insignificantes e nem de reviravoltas a cada capitulo para fazer uma história maravilhosa. E gostaria muito de dar os parabéns para o Pedro e sua estréia magnífica no mundo da literatura!




2 comentários:

  1. Uau!!!!
    Adorei a resenha e fiquei bem curiosa.
    Parece promissor ver a trajetória desses amigos até a vida adulta.
    E essa capa é linda!

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Vou começar a ler esse livro hoje. Espero gostar. :D
    Beijão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...