Blogger Widgets

[Resenha #903] Simon vs. A Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli @intrinseca @beckyalbertalli


Simon vs. A Agenda Homo Sapiens
Becky Albertalli
ISBN-10: 8580578922
ISBN-13: 978-8580578928
Páginas: 272
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Saraiva

Sinopse:
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontramos.



Vamos nos aventurar pelo mundo de Simon, um garoto de 16 anos que é gay, mas ainda não se sente confortável em exibir sua opção sexual embora não possua grandes problemas em relação a isso.




Pela internet através do Tumblr ele começa a se relacionar com um menino, cujo pseudônimo é “Blue”. Simon se identificava muito com seus posts e eles acabam trocando e-mails e nessas conversas eles vão se conhecendo melhor e vendo que possuem pontos de interesse comum. Ambos estudam na mesma escola e acabam por engrenar uma paquera via e-mail, embora ainda não se conheçam pessoalmente.




Infelizmente um garoto da escola chamado Martin, descobre as conversas de Simon para Blue, que inadvertidamente ele deixa aberto no computador da escola. Martin tira um print do e-mail comprometedor e começa a coagi-lo em troca do seu silêncio. Esse garoto está gostando de uma amiga do Simon e quer que ele dê uma forcinha ou então... Todos da escola vão ficar sabendo que Simon é gay!



Assim a trama do livro gira em torno dessa chantagem bem como desse “romance secreto” entre Simon e Blue, que no decorrer da narrativa vão se conhecendo cada vez mais e acabam tentando perder “esse medo” de finalmente se encontrarem cara a cara.



Um livro apaixonante, com personagens bem construídos, onde o protagonista Simon não está mais naquele processo de descoberta e sabe muito bem de suas vontades e interesses. Uma leitura rápida, fluída na qual todos com certeza irão se identificar mesmo não sendo gay, pois ele vai além de uma abordagem de um casal homossexual. A obra remete a temas pertinentes como problemas pessoais, e princípios de uma sociedade com ideias deturpadas do que é certo ou errado.


A capa é linda, diagramação e fonte combinaram perfeitamente com a obra e as partes que mostram os e-mails trocados entre Simon e Blue ficaram primorosos. Leitura mais do que recomendada.


3 comentários:

  1. Não sabia sobre o que esse livro tratava, depois de ler sua resenha acredito que deve ser um livro muito bacana, e que trata uma realidade difícil para muitos adolescentes de uma maneira sensível! Pretendo ler...

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci o livro durante a Turnê Intrínseca e despertei o interesse em lê-lo. Sua resenha confirmou minhas expectativas hahah não vejo a hora de lê-lo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...