Blogger Widgets

[Resenha #948] As Aventuras de Tintim: Repórter do "Petit Vingtième" no País dos Sovietes - Hergé @cialetras


As Aventuras de Tintim: Repórter do "Petit Vingtième" no País dos Sovietes
Hergé
ISBN-13: 9788535912678
ISBN-10: 8535912673
Ano: 2008
Páginas: 144
Idioma: português
Editora: Quadrinhos na Cia.
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon / Saraiva

Tintim no País dos Sovietes (Tintin au pays des Soviets, no original em francês) é o primeiro álbum de história em quadrinhos da série As Aventuras de Tintim, produzida pelo belga Hergé. Originalmente lançado nas páginas de um suplemento juvenil, Le Petit Vingtième, do jornal belga Século XX.
No primeiro livro, publicado entre 1929 e 1930, Tintim vai fazer uma reportagem na Rússia para o jornal Le petit vingtiéme. Vários homens da GPU tentam impedir que Tintim faça a reportagem, para ele não revelar como é a Rússia na realidade. Mas depois de muitas peripécias, Tintim consegue fazer a reportagem e regressar à Bruxelas.



Resenha:


Quem é que nunca ouviu falar ou já não é super fã de Tintim? Posso dizer que sou fã do desenho, costumava ver na tv cultura e amava, mas nunca havia lido nenhum dos quadrinhos e quis começar logo com o primeiro que foi lançado!

Este primeiro álbum foi lançado, primeiramente como uma coleção de tiras publicadas semanalmente no suplemento infantil Le Petit Vingtième do jornal Le XXe Siècle entre os anos de 1929 e 1930 e, depois, reunidas em formato de livro.  




Nesse primeiro livro vamos acompanhar Tintim, um repórter do Le Petit Vingtième, e seu cachorro Milu quando eles são enviados em uma missão para a União Soviética para fazer uma reportagem. Partindo de Bruxelas, o trem explode a caminho de Moscou por um agente secreto da polícia soviética, a GPU. Tintim sobrevive, mas é acusado pelas autoridades de Berlim pelo "acidente". Ele acaba sendo preso e levado para uma câmara de tortura, mas felizmente consegue escapar e roubar um carro, e assim iremos ver muitas aventuras até finalmente Tintim chegar a Moscou. Entre muitos acontecimentos, Tintim descobre muitas coisas terríveis sobre o regime comunista, como uma eleição onde as pessoas são obrigadas a votar no partido comunista, que as autoridades do país maltratam crianças famintas, entre outras coisas.






Tintim acaba preso por ajudar as vítimas da ditadura, mas ele consegue escapar mais uma vez e se depara com as riquezas que Stalin, Lenin e Trotsky roubavam do povo soviético (incluindo até itens de comida e bebida como trigo, vodka e caviar). Na tentativa de fugir da Rússia e denunciar aquelas barbaridades, Tintim enfrenta mais uma vez os agentes da GPU. 




O autor criticou o comunismo de uma maneira leve e divertida, mas que também foi um alerta para as crianças na época. O humor é bastante presente nesses quadrinhos. É divertido ver o quão atrapalhado Tintim é, e como seu fiel amigo o cão Milu, está sempre o salvando das muitas enrascadas que ele se mete.



Quando as tiras foram publicadas no jornal, quem lia, não lembrava da tira anterior, assim pode-se aceitar as muitas repetições, mas quando foi tudo juntado em um único álbum não funcionou muito bem, mas temos que desculpar isso, afinal foi o primeiro a ser lançado. O próprio Hergé reconheceu que seu trabalho era muito "cru", e depois de 1942, ele passou a redesenhar todos os seus trabalhos anteriores e os coloriu, deixando somente seu primeiro trabalho de lado, por achar que não tinha salvação, o que na minha opinião, foi uma pena. De qualquer forma, esse primeiro trabalho nos deixa como um registro de como tudo começou.



Achei a capa desse quadrinho muito linda, os quadrinhos são todos em preto e branco, somente nos próximos quadrinhos que iremos ver colorido. As folhas são em excelente qualidade e o formato é maior que um livro.

Recomendo para fãs de Tintim, vale muito a pena ter em sua estante essa obra, assim começar a sua coleção de todos os quadrinhos! Quero muito ler os outros também!

1 comentários:

  1. Gostei da resenha. Espero que venha mais de outros álbuns!

    Aproveito para te convidar para conhecer o Tintim por Tintim, único blog brasileiro dedicado ao personagem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...