Blogger Widgets

[Resenha #955] A Garota das Laranjas - Jostein Gaarder @editoraseguinte


A Garota das Laranjas
Jostein Gaarder
Capa comum: 136 páginas
Editora: Seguinte
Idioma: Português
ISBN-10: 8535907122
ISBN-13: 978-8535907124
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Neste livro de Jostein Gaarder - o autor que conquistou milhões de leitores de diversas idades com O mundo de Sofia e outros sucessos internacionais -, uma carta que ficou guardada por muito tempo revela ao adolescente Georg Roed uma história extraordinária. O autor da carta é o pai do menino, morto há onze anos - ele escreveu esta longa mensagem de despedida para que o garoto pudesse lê-la depois, quando estivesse mais maduro.
A história que o pai conta é do tempo em que ainda era um jovem estudante de medicina: a sua busca por uma moça desconhecida, que ele vê por acaso nas ruas de Oslo, sempre carregando um saco cheio de laranjas. Apaixonado, o rapaz persegue os diversos mistérios que cercam os seus encontros fugidios com a garota das laranjas, numa aventura que culmina numa grande revelação. Alternando entre a voz de Georg e a do pai, Jostein Gaarder constrói uma narrativa pontuada com perguntas filosóficas, que tratam de temas como o amor, a morte e a grandeza do universo.



Resenha:

Georg Roed é um adolescente que vive em Oslo, Noruega, com sua mãe e padrasto. Seu pai Jan Olav morreu de uma doença incurável quando ele tinha três anos e meio de idade, e Georg tem apenas uma vaga lembrança dele. Um dia, quando ele tem quinze anos, sua avó encontra no forro de um velho carrinho de bebê, uma longa carta de despedida escrita por Jan Olav, o pai de Georg, onze anos atrás, dirigida ao seu filho! A carta parece ser não apenas uma carta normal, é um legado. Um legado de lições de vida. Nessa carta, Jan Olav deixou lições de vida valiosas tomadas de sua própria vida curta. Jan Olav escreveu aquela carta semanas antes de sua morte, mal sabe Georg que esta carta, naquele dia, iria mudar toda a sua vida! Intrigado com o mistério e querendo saber mais sobre seu pai, Georg começou a ler sua carta, que vem sob a forma de uma história.



A abertura da carta é intrigante o suficiente, e Georg é cativado pela história de seu pai e sobre a garota das laranjas, uma garota a quem o seu pai conheceu em um bonde quando ele tinha apenas dezenove anos. Ele a viu segurando um saco de laranjas e ficou fascinado por ela, é o que chamamos de amor à primeira vista, porque naquele momento Jan foi atraído para aquela garota misteriosa a quem ele a chamava de a garota das laranjas. O pai de Georg não podia esquece-la e a partir de então, tentou encontrá-la por acaso em várias ocasiões. Ele conseguiu, e sua amizade começou.




Lendo a carta, Georg percebe afinidades com seu pai, como a curiosidade por filosofia, pelo universo e pelas fotos tiradas pelo telescópio Hubble.

Jan Olav deixa uma questão essencial para Georg no final de sua carta, pedindo que ele tenha tempo para refletir e responder a esse pergunta, porque a resposta viria a influenciar sua vida futura como um adulto. Esta é também uma questão essencial para nós como adultos que o autor quis que nós refletíssemos depois de terminar o livro.

Então, assim como outros livros de Jostein Gaarder, esta é também uma história dentro da história (ou você pode chamá-lo de uma carta dentro de um livro); uma história sobre filosofia de vida.





A capa desse nova edição ficou linda. A diagramação está muito boa, assim como a tradução e revisão.

Jostein Gaarder encontra o caminho certo para combinar momentos engraçados, românticos e tristes neste livro. A história é escrita com dois pontos de vista, de Georg e de seu pai através da carta. É um história relativamente curta, mas é muito bem escrita. Eu realmente gostei do estilo que essa história foi retratada. Fiquei maravilhada com a criatividade de tecer essa história de questões da vida comum, do dia a dia sem torná-la chata ou deprimente. Eu diria que é um livro poderoso; uma história notável que me levou a pensar no significado da vida, do amor, do universo e da morte, e como a vida poderia ser apreciada mesmo nas pequenas coisas. É realmente uma história maravilhosa que não só vai encantar os leitores mais jovens, mas também os adultos.


1 comentários:

  1. Esse livro deve ser lindo! adoro leituras com mais de um ponto de vista!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...