Blogger Widgets

[Resenha #961] Os Bons Segredos - Sarah Dessen @editoraseguinte @sarahdessen


Os Bons Segredos
Sarah Dessen
ISBN-13: 9788565765763
ISBN-10: 8565765768
Ano: 2015
Páginas: 408
Idioma: português
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva

Sinopse:
Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.



Resenha:

O livro é sobre Sydney Stanford, uma adolescente de dezesseis anos que acredita ser invisível, ela é ofuscada por seu irmão mais velho Peyton, tanto em sua vida familiar quando na escola. Sydney não é tão bonita, carismática ou ousada como seu irmão Peyton. Ele, por outro lado, sempre teve uma vida fácil, sendo o queridinho dos pais e o cara popular da escola. E tudo o que Sydney sempre quis na vida é ser vista.


"Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto."



Os pais de Sydney tem uma fixação por Peyton, mesmo quando ele começa a trilhar um caminho ruim de drogas e bebida, eles concentram toda a sua energia nesse filho e deixa Sydney de lado, ficando totalmente nas sombras.

Em uma fatídica noite, ao dirigir bêbado, Peyton causa um acidente, deixando um garoto de quinze anos paraplégico, e vai parar na prisão. Mesmo assim, os pais de Sydney não querem encarar a terrível realidade, e seguem em negação. O pai que é advogado se enfia no trabalho, e a mãe continua sendo obcecada sobre o filho e se fecha em seu mundinho.


"Só fico me perguntando. Naquele momento tomei consciência de que minha mãe jamais seria capaz de responsabilizar Peyton pelo acontecido." 

"Quanto mais Peyton arranjava confusão, mais minha mãe parecia desesperada para culpar toda e qualquer pessoa."

"Eu era a irmã do delinquente da vizinhança, do cara que usava drogas e bebia. Não importava que eu não tivesse feito nada disso. A vergonha, como uma epidemia, contaminava quem estava por perto."








Para fugir dos comentários da escola e também tem o problema que a família está passando por uma crise financeira, Sydney decide que ela precisa de uma chance para começar de novo e deixa a prestigiosa escola particular a qual ela este durante anos e vai para uma escola pública local. Agora que ela finalmente saiu da sombra de seu irmão, Sydney encontra-se sozinha, sem ninguém que a compreenda. Na nova escola, ela se sente um peixe fora d'água, e no primeiro dia, quando vai até uma pizzaria local, ela conhece Layla Chatham, filha do dono da pizzaria, e mesmo elas sendo tão diferentes, rapidamente elas se tornam amigas e confidentes. Com a convivência com a amiga, Sydney passa a se inspirar na amiga, e não aceita mais que os outros lhe digam o que fazer, ela se sente mais confiante e não precisa se esconder mais. Mas esse seu novo comportamento irrita seus pais e os leva a acharem que ela possa estar seguindo o mesmo caminho do irmão.





Sydney passa a conviver cada vez mais com a família da amiga, eles a acolheram independentemente das questões de sua família e sinceramente deseja sua amizade. Ela até faz amizade com a mãe da Layla, que é muito mais uma figura materna para ela do que a própria mãe. Pela primeira vez na vida, Sydney se sente amada e parte da família. Sydney se interessa pelo irmão de Layla, Mac, mas ela não ousa se aproximar tanto, pois da ultima vez que uma amiga de Layla namorou seu irmão, as coisas não terminaram nada bem. Mas, Sydney realmente não consegue evitar ter sentimentos por Mac, eles se tornam amigos. Mas será que eles vão ter algo a mais? E, inevitavelmente, Sydney tem que encarar seus problemas e terá que lidar com as situações das quais ela tentou fugir.

"Quando nos vemos diante da coisa mais assustadora, só queremos voltar atrás, nos esconder no nosso lugar invisível. Mas não podemos. É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também."

"Desde que me entendia por gente, os outros sempre me ofuscavam ou me largavam sozinha. Mas Mac, como Laya, tinha dito semanas antes, estava sempre por perto. Ele me dava espaço suficiente para ficar sozinha, mas permanecia a postos quando eu precisava. Era o ponto ideal, descobri. Como se ele fosse o meu santo protetor, aquele que eu estava esperando."

Gostei muito da personagem Sydney. Foi realmente muito triste ver o quando ela foi deixada de lado quando ela precisava desesperadamente ser vista por seus pais. Seus pais nem percebam quando ela estava desconfortável. Eu queria gritar através das páginas para obter a sua atenção, mas Sydney sofreu através de todos os erros de seus pais em silêncio. O que foi fundamental a ela, sem dúvida, foram a amizade da família Chatham, que realmente a acolheram e ela se sentiu amada.

A exploração das relações familiares é a parte que faz esse livro ser tão especial. E a relação de Sydney com Mac não é uma típica história de amor; é sutil, significativa e especial, e cresce com cuidado através de experiências e amizades compartilhadas. Layla e Mac ajudam Sydney a encontrar as âncoras que ela precisa para seguir com a sua vida após o que aconteceu com Peyton. Ela encontra força, coragem e a capacidade de ser ela mesma e encarar o que é que ela tem de enfrentar.






Sarah Dessen escreveu um jovem adulto contemporâneo fascinante com uma estrutura narrativa gostosa de ler, o que torna uma leitura rápida. Os personagens são cativantes e envolventes. E tenho que alertar, não leia esse livro com fome, pois as descrições no livro irão deixar você com água na boca.




O que dizer dessa capa? Como não amar uma capa maravilhosa dessas? A escolha da capa pela editora foi perfeita, linda mesmo. Como podem perceber, fiquei apaixonada por ela, e posso afirmar que é uma das capas mais lindas de minha estante. Amei tanto que não resisti e tirei milhares de fotos!!! A diagramação está ótima, assim como a revisão e tradução.




Os Bons Segredos é mais do que apenas um romance e um drama familiar complexo; trata-se da auto descoberta. É uma história emocionalmente poderosa e cheia de profundidade. Sydney encontra sua voz e, finalmente, começa a defender a si mesma. Ela quer ser vista e respeitada por seus pais, que é o que a maioria dos adolescentes querem. Eu amei esse livro e eu acho que muitos adolescentes podem se relacionar com as lutas de Sydney. Super recomendo!


34 comentários:

  1. Sarah Dessen é ótima em abordar relacionamentos interpessoais, isso me faz gostar muito dos livros dela, espero ler esse em breve! Adorei a resenha e as fotos! bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da Sarah e espero começar por esse já que vejo tantas resenhas positivas. O livro realmente parece ser muuuuuuuito bom!!!
    Adorei as fotos Mii!

    ResponderExcluir
  3. Como tenho vontade de ler esse livro amiga! E sua resenha ficou incrível! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Como tenho vontade de ler esse livro amiga! E sua resenha ficou incrível! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Estava muito ansiosa para ler esse livro, e por isso estava com altas expectativas em relação a leitura, ainda mais por ter lido vários elogios em relação aos livros dessa autora, e acabou depois de ler, a autora me decepcionou um pouco. Achei a leitura super monótona, e parada, nada acontecia, era a mesma rotina, talvez ela pudesse ter explorado mais a relação familiar, e a questão do uso de drogas, e como isso interfere na família. Não foi a pior leitura, muito pelo contrario, até gostei, porém ficou com um gosto de quero mais dessa trama, ou algo que faltou para ficar muito bom.

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro é tão bonita. Várias amigas já me recomendaram a leitura dos livros da Sarah Dessen, mas ainda não tive a oportunidade. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse livro aqui em casa, não li ainda, mas quero presentear minha amiga com ele. Eu acho que vou gostar muito, pois já vi muitos vídeos e resenhas sobre ele e (quase) todas foram positivas. Porém, vou diminuir um pouco as expectativas, pq nada pior do que ficar decepcionada com um livro que você se inflou de expectativas kkkj enfim, parece ser uma história bem triste, ser ignorada pelos pais e pela escola inteira deve ser péssimo.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser ótima.

    ResponderExcluir
  9. Até esse momento não estava muito interessada em ler o livro. Agora, depois que li sua resenha e logicamente partes de páginas do livro, me interessei bastante pela história e espero vir a ler em breve. Já se encontra na minha listinha.

    ResponderExcluir
  10. Antes de qualquer coisa, o que são essas fotos?!?! A capa já é linda, e junto com esses planos de fundo (não sei se é assim que se fala)ficaram uma verdadeira obra de arte!
    E por falar em personagens cativantes, Sidney já me cativou somente pela resenha! Imagine então quanto ler a resenha, acho que vou querer gritar com os pais dela também!
    Com certeza vou colocar na minha lista de desejados, uma estória que promete, mostrando a personagem saindo de sua "invisibilidade", da sombra do irmão, para se afirmar como pessoa. Parabéns pela resenha, é a primeira que li sobre esse livro e fiquei com água na boca para ler!

    ResponderExcluir
  11. Comecei a ler a resenha sem nenhuma grande expectativa, mesmo ouvindo muitos elogios, e uaaaau, faltou só pegar um balde de pipoca enquanto leio a resenha kkk. Fiquei aqui lendo apreensiva, mesmo a história parecendo bastante dramatica, não parece um simples drama e como você mesma disse é profunda e prendeu minha atenção de tal forma. Estou curiosa para ver de perto o que a Sidney sente e vive, e claro a luta dela para ser mais dona de si, sem se deiar importar tanto com os outros e pior viver na sombra de alguem que nem se compara a ela, nem li o livro e já to aqui com raiva dos pais dela e desejando que eles aprendam a respeitar a filha deles por quem ela realmente é, e pode ser porque ainda não li o livro, mas estou desejando que o irmão dela tome um jeito na vida, e se torne um bom exemplo para si mesmo.
    Bjoes...

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é mesmo muito bom, não é? Layla e Mac foram os personagens que mais gostei. A família deles é maravilhosa, acolheu a Sidney de um jeito incrível. Até hoje quando como batata frita, lembro desse livro haha Sarah Dessen tem esse dom de escrever histórias para adolescentes que são realmente boas, até pra quem já passou da faixa etária pra eles.

    ResponderExcluir
  13. Não li nenhum livro da autora ainda, uma pena né? :( rsrs
    Mas estou bastante ansiosa para conhecer a escrita dela :)
    Mal vejo a hora! Já tenho vários livros dela na listinha de desejados.
    Sua resenha me deixou com bastante curiosidade para conhecer esse livro.
    Parece ser uma história incrível. Gostei <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  14. Quero muito conferir alguma coisa dessa autora, a Pam Gonçalves fala sempre tão bem dela que me deixa curiosa. Depois de ler sua resenha, sei que vou começar com esse, fiquei bem animada. Esse é o tipo de livro que eu gosto, espero não me decepcionar!
    As fotos lindas como sempre <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. É, já li alguns da autora e sempre me deixaram com a sensação de que faltava alguma coisa. Mas com esse livro acho que ela cresceu na escrita, fez algo melhor ali. A personagem me passou simpatia. A Sydney parece dessas que você consegue se identificar e "ver" no mundo real. Estou pensando em ler, parece ser bom.
    Lindas fotos! =)

    ResponderExcluir
  16. Já queria muito ler esse livro, depois que li a sua resenha, fiquei com mais vontade ainda... que o meu pé esteja quente... bjos... parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  17. Já queria muito ler esse livro, depois que li a sua resenha, fiquei com mais vontade ainda... que o meu pé esteja quente... bjos... parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  18. Me identifiquei com o personagem Sidney, sempre querendo ser bem vista pelas pessoas ao seu redor e não ser ofuscada pelo irmão. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  19. Eu acho bem difícil comentar sobre um livro somente baseado em sua resenha.
    De fato não gosto de dar uma opinião sem eu mesma ter lido o livro, para ter uma opinião concreta e inteira.
    A primeira vista me parece ser um livro um pouco diferente do que estou acostumada, sou mais da linha fantasia e de outros mundos, parece ser uma boa pedida mudar o rumo um pouco.
    Achei que embora pareça simples, vai trazer uma mensagem e perspectiva de vida.

    ResponderExcluir
  20. Super ansiosa pela leitura da Sara Dessen, principalmente dos "Bons Segredos" e "Canção de Ninar"

    ResponderExcluir
  21. Estou apaixonada pela resenha!! Quero ler esse livro e também Uma Canção de ninar desse autora.

    ResponderExcluir
  22. Nunca li Sarah Dessen, e honestamente já não me lembro mais se tenho algum livro dela rs...pera deixa eu ver no skoob...ah sim tenho O Que aconteceu com o Adeus mas não li.
    Mas sei que td mundo ama essa autora, um dia eu chego lá rs! Vou ler.

    Adorei a capa desse livro! =D

    Miquilis

    ResponderExcluir
  23. Estou com 2 livros da autora na minha lsita de desejos. Este tem um charme a mais, pela sinopse, pela capa. Sua resenha ficou ótima, as fotos deram um charme a mais. parabéns

    ResponderExcluir
  24. . Depois que li a resenha, e partes de páginas do livro, me interessei bastante pela história e espero vir a ler em breve.

    ResponderExcluir
  25. A capa é bem bonita e lendo a sinopse não achei que era tão interessante, Sidney parece ser uma protagonista muito interessante!

    ResponderExcluir
  26. As diferenças entre o tratamento de dois irmãos em mais um livro. Achei interessante a história e adorei sua resenha. Quero ler.

    ResponderExcluir
  27. Omgd, se eu já queria esse livro antes, agora é que quero mesmo. Parece ser uma ótima historia pelo que vi na resenha, me deixou curiosa, muito curiosa!

    ResponderExcluir
  28. Omgd, se eu já queria esse livro antes, agora é que quero mesmo. Parece ser uma ótima historia pelo que vi na resenha, me deixou curiosa, muito curiosa!

    ResponderExcluir
  29. Esse livro parece ser muito bom! Mostra como todos temos uma segunda chance de sermos felizes, temos a oportunidade de conhecer novas pessoas, novos caminhos e refazer a vida. Adorei a resenha e fiquei curiosa para ler este livro!

    ResponderExcluir
  30. O livro parece bem interessante, nunca li nada da Sarah, fiquei bem curiosa pra saber da história, bela resenha.

    ResponderExcluir
  31. Eu amei esse livro desde o princípio. Mas lendo a resenha, não teve alguns little spoilers?!
    Eu li outras resenhas e não tinham algumas coisas que tem neste ... Espero que não atrapalhe na leitura!

    ResponderExcluir
  32. Gosto muito da Sarah Dessen, esse eu ainda não li mas acredito ser maravilhoso como os outros que li dela. amei as tuas fotos e gamei na resenha.

    ResponderExcluir
  33. Quero muito ler esse livro por motivos de: sarah dessen é o amor da minha vida <3
    ela escreve de um jeito tão único e SEMPRE me identifico com algo dos personagens e não duvido nada que esse livro tbm seja maravilhoso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...