Blogger Widgets

[Resenha #963] Retalhos - Craig Thompson @cialetras


Retalhos
Craig Thompson
ISBN-13: 9788535914481
ISBN-10: 853591448X
Ano: 2009
Páginas: 592
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva

Sinopse:
Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.



Resenha:

Nas vidas de todas as famílias, há momentos bons e ruins que criam memórias duradouras. Às vezes, essas memórias servem para nos assombrar por nossos pecados, outras vezes, elas nos fazem lembrar de bons tempos. E, é a própria saudade dessas memórias que nos permitem sorrir e sentir dor, tudo de uma vez. Estas memórias, não importa o seu efeito, servem para nos moldar como pessoas que iremos nos tornar. Em quase 600 páginas, Retalhos é uma obra autobiográfica de Craig Thompson, o leitor é levado em uma jornada através das reminiscências do autor.





Retalhos é um trabalho incrível, para dizer o mínimo. É doloroso, engraçado, e a história, por vezes é surreal e ao mesmo tempo é inigualável. Começando pela juventude de Craig e continuando até a sua maturidade na vida adulta, o romance narra as cicatrizes emocionais irreversíveis deixados por seus pais devotadamente cristãos fervorosos, sua relação de amor e ódio com seu irmão mais novo (que estão entre as passagens mais engraçadas e comoventes da história), seu primeiro amor, e o declínio gradual e eventual perda de sua fé.












Fiquei impressionada com o brilhantismo de Craig Thompson em seus traços que expressam as aflições dos personagens de maneira tão real. Thompson também critica o pensamento religioso fanático ao qual ele sempre foi cercado, pelos pais, professores e pastores, todos sempre lhe dizendo como ele tinha que pensar e agir. E mesmo seguindo o que lhe diziam, no fundo ele sabia que aquilo não estava realmente certo, e não correspondia com o seu eu verdadeiro.



O inverno de Wisconsin tem grande papel na vida de Craig, pois sempre pontuou momentos importantes de sua existência e farão para sempre parte de suas memórias de momentos inesquecíveis, como as brincadeira na neve com seu irmão e suas carícias trocadas com seu primeiro sob a neve.

Através de seu primeiro amor, Craig Thompson expressou suas dúvidas e aflições de um primeiro relacionamento de forma simples e sutil. E através do desenhos, nos sentimos parte de seu mundo. Realmente não tem como não se encantar com esse livro. E mesmo o livro sendo tão grosso, você nem percebe, pois a leitura é tão fluída e gostosa que rapidamente você termina de lê-lo.




A capa é bonita, a diagramação está perfeita, e a tradução e revisão excelentes!

Retalhos é tão comovente e bonito, que é realmente difícil se expressar verbalmente. Só posso dizer que eu realmente amei e fiquei impressionada. Como pode imagens capturar tanta emoção? Raramente uma obra inspira tanta empatia do leitor e o efeito é duradouro. É um livro que é facilmente recomendável para todos os leitores. Retalhos é em sua essência uma obra-prima, e sua história sincera de memórias nunca vai ser esquecida.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...