Blogger Widgets

[Resenha #977] Mau Começo - Desventuras em Série - Lemony Snicket @editoraseguinte @cialetras


Mau Começo
Desventuras em Série # 1
Lemony Snicket
ISBN-13: 9788535900941
ISBN-10: 8535900942
Ano: 2001
Páginas: 152
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva

Sinopse:
Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".



Resenha:


"Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três Baudelaire."

Mau Começo é o primeiro livro de uma série de eventos infelizes. Neste livro, o leitor é apresentado a quatro personagens centrais, Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, bem como o conde Olaf. Violet, a mais velha, tem quatorze anos, e é uma inventora nata, Klaus, tem doze anos, e é viciado em livros, Sunny tem apenas um ano e adora morde coisas. 




O livro começa, é claro, com evento infeliz. À medida que as crianças Baudelaire estão desfrutando de um dia sombrio na praia, elas são informados de que tanto a sua mãe e seu pai haviam morrido em um incêndio que destruíram sua bela mansão. As três crianças ficam na casa de Sr. Poe, banqueiro da família. É sua responsabilidade colocar as crianças com um tutor e cuidar de seu dinheiro até que Violet tenha dezoito anos. A primeira escolha de Sr. Poe para ter a guarda das crianças é o conde Olaf, um parente distante. É imediatamente óbvio que ele não está apto para cuidar das crianças, mas o Sr. Poe parece ser alheio a este fato e deixa as crianças sob seus cuidados.


"Se alguma vez vocês perderam uma pessoa que tinha grande importância para vocês, então sabem como é que nos sentimos nessas horas, e, se nunca perderam, não dá nem para imaginar."

Durante a permanência das crianças com o conde Olaf, elas são forçados ficar em condições de vida nada satisfatórias, uma casa muito suja e uma miríade de tarefas. A Juíza Strauss, uma vizinha do conde Olaf, fornece um pouco de amizade na vida dos órfãos. Ela lhes permite usar sua biblioteca.


"A não ser que vocês tenham tido uma sorte rara, raríssima, na vida, certamente terão passado por experiência que os fizeram chorar. Ou seja, a não ser que tenham tido essa sorte raríssima, vocês sabem que uma boa e longa sessão de choro é capaz de melhorar nosso animo, mesmo que as circunstâncias se mantenham as mesmas."

O conde Olaf desenvolve um plano para roubar a fortuna dos Baudelaire, e ele começa a implementá-lo imediatamente. Cabe aos irmãos Baudelaire avisar alguém que possa ajudá-los antes que seja tarde demais. Quem vai acreditar em três crianças?




Os personagens são cativantes e bem desenvolvidos. Gostei de Violet Baudelaire, ela é extremamente brilhante. Sua genialidade reside na capacidade de inventar coisas, e ela passa grande parte de seu tempo com novas invenções. Desde que Violet é a Baudelaire mais velha, ela se sente responsável por seus dois irmãos mais novos, Klaus e Sunny. Violet fez uma promessa a sua mãe que ela sempre iria protegê-los e fazer o seu melhor para mantê-los seguros, e ela levou essa promessa muito a sério. 



Mau Começo é contada por um narrador onisciente em terceira pessoa. O narrador frequentemente faz as partes para o leitor, para integrar os leitores na história. O livro é pequeno e curtinho, com uma escrita simples o que torna uma leitura muito fácil, e esse é daqueles livros que a gente devora. A série conta com treze livros, narrados por Lemony Snicket. Adorei que escrita é cheia de sarcasmo e humor negro, e há uma grande mistura de suspense e mistério também. Apesar de parece ser uma série para crianças e jovens, trata-se de uma leitura para todas as idades. Recomendo!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...