Blogger Widgets

[Resenha #982] O Elevador Ersatz - Desventuras em Série - Lemony Snicket @editoraseguinte @cialetras



O Elevador Ersatz
Desventuras em Série # 6
Lemony Snicket
ISBN-13: 9788535903201
ISBN-10: 8535903208
Ano: 2003 / Páginas: 232
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse:
Como nos episódios anteriores, o sexto livro de Desventuras em série está repleto de desgraça, desespero e mal-estar. Quando essa nova desilusão começa, os irmãos Baudelaire estão acompanhados do Sr. Poe, um executivo de banco que ficara encarregado das crianças depois da morte dos pais deles num horrível incêndio. Eles vão até à residência da família Squalor, os novos tutores dos Baudelaire. O Sr. Poe acredita que ali Violet, Klaus e Sunny estarão a salvo do ganancioso e traiçoeiro Conde Olaf, que foi o primeiro tutor dos três irmãos e que pretende, desde então, apropriar-se da fortuna herdada pelos Baudelaire. A última maldade cometida por Conde Olaf foi raptar os trigêmeos Quagmire, de quem os Baudelaire haviam ficado amigos no colégio interno.
Jerome e Esmé Squalor moram num apartamento de cobertura na Avenida Sombria. Para o desânimo dos três irmãos, o elevador do prédio foi desligado e eles são obrigados a chegar ao último andar pelas escadas escuras e tenebrosas. Depois de muitos e muitos degraus, eles finalmente chegam à casa nova, um enorme apartamento com 71 quartos, e descobrem que seus novos pais os tinham adotado apenas porque ter órfãos estava na moda.
Os irmãos parecem bem instalados, mas uma nova aparição do Conde Olaf vem trazer pavor aos Baudelaire. Eles agora têm de descobrir um jeito de se livrar dessa pérfida ameaça. A resposta pode estar no elevador ersatz, uma passagem secreta tão escura quanto "uma pantera negra como azeviche, coberta de piche, comendo alcaçuz preto no ponto mais profundo da parte mais funda do Mar Negro". E os perigos estão só começando. Dali em diante, uma montanha de horrores e desgostos ainda espera pelos desafortunados irmãos Baudelaire.



Resenha:

O Elevador Ersatz começa com Violet, Klaus e Sunny Baudelaire embarcando em uma nova aventura. Seu caminho os levou para a Avenida Sombria 667, na mesma cidade onde nasceram. Apesar de felizes em voltar para a cidade que tanto amavam, seu futuro incerto e é preocupante. Eles logo encontram seus novos tutores, Jerome e Esme Squalor. Esme e Jerome são completos opostos. Jerome é gentil com um bom coração. Esme é gananciosa, cruel e obcecada com a popularidade. Sua vida gira em torno de estar na moda, e seguir todas as tendências (ou in, como ela mesma diz). Na verdade, sua única razão para adotar os Baudelaire era que os órfãos estavam "in".



A nova casa dos Baudelaire é uma cobertura espaçosa, com centenas de diferentes quartos. Embora eles estão agora vivendo no luxo, persistente a preocupação com os seus amigos ausentes, os Quagmire. Eles não conseguem conciliar seu próprio conforto com o risco de que seus amigos estejam em apuros. O Sr. Poe está agora encarregado de encontrar os Quagmire, mas mesmo assim não traz nenhum conforto para eles.





Além de se preocupar com os seus amigos, a ameaça sempre presente do conde Olaf não os deixa em paz. E assim, a ameaça é logo percebida quando um organizador de leilões de luxo chamado Gunther faz amizade com Esme, em preparação para o seu leilão anual. As crianças o reconhecem de imediato.

Agora, Violet, Klaus e Sunny devem fazer todo o possível para escapar das garras do conde Olaf e resgatar seus amigos antes que seja tarde demais.



Novamente temos o mesmo padrão em todas as histórias da série, mas desde o livro anterior, tivemos a descoberta da sigla C.S.C. que irá trazer mais mistérios e aventuras pela frente. Esse livro nos preparar para uma grande reviravolta na história, ficando assim um pouco mais séria, coisa que achei bem interessante. Outra coisa que esse livro nos apresentou foi uma crítica a pessoas que são vazias e vivem de seguir tendências impostas pela sociedade como a senhora Esme Squalor, uma mulher fútil e sem propósito além de seguir as modas. Este é um livro que irá agradar desde crianças até adultos!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...