Blogger Widgets

[Resenha #996] Na Estrada Jellicoe - Melina Marchetta @editoraseguinte @MMarchetta1



Na Estrada Jellicoe
Melina Marchetta
ISBN-13: 9788555340017
ISBN-10: 8555340012
Ano: 16
Páginas: 296
Idioma: português
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

Sinopse:
A pequena cidade de Jellicoe, na Austrália, vive uma guerra territorial travada entre três grupos: os estudantes do internato, os adolescentes da cidade e os alunos de uma escola militar que acampa na região uma vez por ano. Taylor é líder de um dos dormitórios do internato e foi escolhida para representar seus colegas nessa disputa. Mas a garota não precisa apenas liderar negociações: ela vai ter que enfrentar seu passado misterioso e criar coragem para finalmente tentar compreender por que foi abandonada pela mãe na estrada Jellicoe quando era criança. Hannah, a única adulta em quem Taylor confia e que poderia ajudar, desaparece repentinamente e a pista sobre seu paradeiro é um manuscrito que narra a história de cinco crianças que viveram em Jellicoe dezoito anos atrás



Resenha:

A história se passa em Jellicoe, uma cidade no interior da Austrália, onde há uma guerra territorial entre três grupos de jovens, os estudantes do internato, os adolescentes da cidade e os alunos de uma escola militar que acampa na região uma vez por ano. 




Nossa protagonista é a Taylor uma adolescente de dezessete anos, líder de um dos dormitórios do internato e a escolhida para representar seus colegas nessa disputa. Ela terá que defender os terrenos da escola ao mesmo tempo que terá que negociar com os outros grupos por melhores condições para os alunos. Mas, Taylor não tem somente esses problemas para enfrentar, ela tem que lidar com o misterioso sumiço de Hannah, que é quem a resgatou quando ela foi abandonada ainda criança pela mãe na estrada Jellicoe, Hannah, é a única pessoa em quem ela confia. Enquanto isso, Taylor também se foca em um manuscrito que ela encontrou na casa de Hannah, que conta a história de cinco crianças que viveram em Jellicoe há dezoito anos atrás, e pode parecer estranho, mas Taylor acredita que sua história pode estar ligada à vida dessas outras crianças. Ela precisa saber mais, mas isso significa confrontar a sua própria história que lhe é tão dolorosa.




Para quem acha que não tem romance nessa história, sim, há um romance fofo entre Taylor e Jonnah, mas ele é o seu arqui-inimigo, então as coisas não serão nada fáceis.


"As páginas estão espalhadas, como se alguém tivesse lido. Como se alguém tivesse passado por ali, o que me deixa tensa. Não há numeração nas páginas, então não sei se estou com o começo ou com o fim, nem se está na sequência certa, mas, ultimamente, não estou procurando muito por continuidade. Só estou procurando algo que faça sentido para mim."


"Lembro do amor. É do que preciso ficar me lembrando. É engraçado como esquecemos tudo, menos de sermos amados. Talvez seja por isso que os humanos achem tão difícil superar relacionamentos amorosos. Não é a tristeza que eles precisam superar, é o amor."

Esse livro foi muito bem trabalhado, mas eu confesso que fiquei confusa nas primeiras 150 páginas, a narrativa é toda fragmentada, assim os leitores terão que ser pacientes. Este livro é quem nem um quebra cabeças, as peças se juntam lentamente. Você vê todas as peças flutuando ao redor, mas você só não sabe quanto tempo vai demorar para que elas se encaixem, mas quando as peças se encaixam você vai ficar impressionado com a complexidade desta história. 



A escrita de Melina Marchetta é tão impressionante, simplesmente me deixou em êxtase porque não há nenhum pequeno detalhe, não há nada menos importante nesta história. Tudo tem valor e está conectado, todas as palavras têm poder e a verdadeira beleza está em ligar todos os segmentos dessa história brilhante. 




Apesar da história ser dolorosa e intensa, também é divertida, e sorrir mais do que uma vez. Portanto, não vá pensar que este é um livro deprimente, não é; ele tem o equilíbrio perfeito entre a alegria e a tristeza, entre prazer e desgosto.

A capa ficou perfeitamente encaixada na história, ficou perfeita mesma, e até mais bonita do que a capa original. A diagramação, revisão e tradução estão excelentes. A editora fez um excelente trabalho nesse livro. 





Na Estrada Jellicoe tem uma trama complicada e pode não prender a atenção de todos os leitores e alguns podem ficar frustrados pelo ritmo do livro, mas aqueles que continuarem com a leitura não irão se decepcionar. Melina Marchetta nos levar por assuntos como suicídio, abandono, dependências químicas e emocionais, doenças psiquiátricas, luto e laços emocionais, e como que por vezes, não somos capazes de perceber e compreender as coisas num primeiro momento. Uma história formidável, recomendo!


1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...