Blogger Widgets

[Resenha #997] Persépolis - Marjane Satrapi @cialetras




Persépolis
Completo
Marjane Satrapi
ISBN-13: 9788535911626
ISBN-10: 8535911626
Ano: 2007
Páginas: 352
Idioma: português
Editora: Quadrinhos na Cia
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva


Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa.
Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares.
Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama - e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.



Resenha:


Persépolis é uma HQ autobiográfica que narra a história de Marjane Satrapi, uma jovem iraniana que tem sua vida alterada para sempre devido a revolução conservadora que surgiu no Irã.


A narrativa começa quando Marjane tem apenas dez anos. Usando uma linguagem jovem e com toques de humor, Marjane nos conta como era sua rotina antes e depois desse conservadorismo tomar conta de todo o seu país. De um dia para o outro ela passou a ser obrigada a usar o véu para esconder os seus cabelos, certos assuntos passaram a ser tidos como proibidos e pessoas contra o governo passaram a ser perseguidas.




Por ter crescido em uma família extremamente politizada e liberal, Marjane desde sempre questionou tudo o que estava acontecendo e mesmo sendo uma criança, ela possuía uma visão mais crítica acerca do cenário em que estava vivendo. A protagonista questiona e discute tudo de maneira genial e de uma certa forma, que faz nos colocarmos no lugar dela.



Apesar do cenário ser um fato histórico muito importante, podemos considerar que nessa história o foco é realmente Marjane. Isso torna tudo mais interessante pois podemos acompanhar como é viver em um meio tão caótico quanto o que ela cresceu e mesmo assim, ter as mesmas indagações e problemas acerca de “crescer”, preocupações que qualquer jovem em qualquer lugar tem em um certo ponto da vida.


Persépolis é uma verdadeira aula de história sobre o Irã e sobre os conflitos que lá acontecem. De uma maneira única, Marjane Satrapi retrata como é crescer em um cenário tão caótico e como é viver sob tamanha repressão, ainda mais se você for uma mulher. Sem dúvidas é uma leitura altamente instrutiva sobre os conflitos no oriente, conflitos esses narrados de maneira pessoal e realística por Marjane.


Os quadrinhos são todos em preto e branco e possuem um traçado bem simples, isso transmite exatamente a sensação que a autora deseja, de fluidez na história. Esse livro é uma verdadeira bagagem cultural e histórica, e justamente por isso, deve ser lido.


1 comentários:

  1. Gosto muito desse livro, como você diz, nos possibilita acompanhar o crescimento de uma pessoa em um Irã conservador.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...