Blogger Widgets

[Resenha #1003] Grande Magia - Vida Criativa Sem Medo - Elizabeth Gilbert @edobjetiva @GilbertLiz


Grande Magia
Vida Criativa Sem Medo
Elizabeth Gilbert
ISBN-13: 9788539007103
ISBN-10: 853900710X
Ano: 2015
Páginas: 192
Idioma: português
Editora: Objetiva
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva

Sinopse:
Ao compartilhar histórias da própria vida, de amigos e das pessoas que sempre a inspiraram, Elizabeth Gilbert reflete sobre o que significa vida criativa. Segundo ela, ser criativo não é apenas se dedicar profissional ou exclusivamente às artes: uma vida criativa é aquela motivada pela curiosidade. Uma vida sem medo, um ato de coragem.
A partir de uma perspectiva única, “Grande Magia” nos mostra como abraçar essa curiosidade e nos entregar àquilo que mais amamos. Escrever um livro, encontrar novas formas de lidar com as partes mais difíceis do trabalho, embarcar de vez em um sonho sempre adiado ou simplesmente acrescentar paixão à vida cotidiana. Com profunda empatia e generosidade, Elizabeth Gilbert oferece poderosos insights sobre a misteriosa natureza da inspiração.



Resenha:


"Esta, acredito, é a pergunta central da qual depende toda a vida criativa: Você tem coragem de trazer à tona os tesouros que estão escondidos dentro de você?"

Grande Magia é um livro no qual a autora ensina como se livrar do medo que as pessoas tem de ser criativas e de como persistir na busca de seus sonhos. No livro há lições de como libertar a sua criatividade e ele é dividido em 6 partes, sendo Coragem, Encantamento, Permissão, Persistência, Confiança e Divindade. A autora nos conta de algumas de suas experiências de vida, descobertas sobre si mesma e do mundo, e cita histórias de pessoas que ela conheceu e que a inspiraram.



Quando se tem uma ideia criativa, deve-se prestar atenção a ela. Você precisa alimentar essa ideia e dar-lhe seu tempo e dedicação, caso contrário a ideia acabará partindo e será esquecida. Elizabeth Gilbert diz que ideias precisam criar raízes. E em segundo lugar, não procrastinar porque você acha que um dia vai ser um momento perfeito para escrever seu livro ou criar uma música ou fazer essa obra de arte. Nunca há um momento perfeito, e todo mundo tem que equilibrar seu emprego, família e outras obrigações. Elizabeth Gilbert dá inúmeros exemplos de escritores de sucesso que têm lutado para encontrar tempo para escrever. Você consegue fazer o seu trabalho criativo em qualquer lugar que você estiver. Se isso significa que será necessário levantar uma hora mais cedo ou ficar até tarde ou diminuir a hora do seu almoço, então o faça. Encontre tempo para a sua criatividade.


"Você não precisa do medo no campo da expressão criativa, o medo é chato, ele faz a mesma coisa todos os dias."

“Deixe que a inspiração o guie para onde quer que deseje guiá-lo.”

“A criatividade alimenta minha alma e acalma o fantasma faminto (ego desgovernado), me salvando assim da parte mais perigosa de mim mesma”.






A autora salienta a importância do trabalho duro e adverte contra o perfeccionismo, devemos ser espirituosos e auto-conscientes. E não se preocupe sobre se deve ou não torná-lo perfeito, basta começar a trabalhar em sua idéia. Brincar com ela. Expandi-la. Siga seus instintos. Não perca tempo precioso ficando paralisado pelo medo sobre se algo é bom o suficiente. Elizabeth Gilbert nunca incita seus leitores a apenas seguir seus sonhos ou a acreditar que não pode falhar. Em vez de seguir suas paixões, Elizabeth Gilbert convida os leitores a seguir a sua curiosidade, o que ela chama de "o segredo", a curiosidade é a verdadeira maneira de viver a criatividade. E ao invés de imaginar que podemos falhar, Elizabeth Gilbert aconselha os leitores a perseguir um projeto mesmo se ele não for um sucesso, siga um projeto para você mesmo. A esperança de sucesso comercial e do reconhecimento dos outros não deve ser o que dirige o trabalho criativo. Devemos viver e trabalhar criativamente porque é divertido, porque amplia nossas vidas, porque se nós não expressarmos o que queremos, vamos ficar frustrados, e aí, de que vale o seu tempo na terra?

Finalmente, se você não tiver uma grande ideia agora, não se preocupe. Basta seguir a sua curiosidade. Dê tempo para qualquer coisa que lhe interessa, porque pode levar a algum lugar inspirador. 





 


Além disso, não se deixe enganar em pensar que você precisa de um diploma para ser criativo. Claro, passar o tempo lendo e estudando e praticando e pesquisando, mas ninguém precisa de um certificado para viver de forma mais criativa.


    “Talvez a maior bênção da criatividade seja esta: ao absorver nossa atenção por um período curto e mágico, consegue nos aliviar temporariamente do terrível fardo de sermos quem somos. E o melhor de tudo é que, ao fim de sua aventura criativa, você terá um souvenir, algo que você fez, algo para lembrá-lo para sempre de seu encontro breve, porém transformador, com a inspiração”.


Este livro é curto com uma escrita leve, simples e rápida, realmente muito agradável de se ler. A capa é lindíssima, muito colorida e alegre, a editora fez um belo trabalho, está tudo perfeito desde a tradução até a revisão.

Grande Magia é um livro sensacional, que irei levar para a minha vida. Ele nos deixa a seguinte mensagem, encontre maneiras de ser mais criativo em sua vida, mas tente não se preocupar com o resultado final, devemos abandonar nossos medos, inseguranças e seguir em frete com o que desejamos realizar. Para termos uma vida mais criativa, basta se permitir.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...