Blogger Widgets

[Resenha #1006] Fique Onde Está e Então Corra - John Boyne @editoraseguinte @john_boyne


Fique Onde Está e Então Corra
John Boyne
ISBN-13: 9788565765404
ISBN-10: 8565765407
Ano: 2014
Páginas: 224
Idioma: português
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Saraiva


Sinopse:
O que fazer, quando dois mundos totalmente diferentes se chocam em uma realidade não esperada? Pietra sempre teve tudo o que desejava, mas após ser obrigada a passar trinta dias isolada em uma das fazendas da família, ela vai descobrir que nem tudo está ao alcance de suas mãos. Um peão de olhos azuis está tirando o sono da princesa da cidade. Lucas Ranger é um homem ligado às coisas mais simples da vida. Suas maiores paixões são o rodeio, o campo e os animais. Lucas não se deixa levar pelos lindos olhos verdes de Pietra, ele sabe que ela significa problema. Mas será que o cowboy indomável, irá se deixar laçar por uma menina de crista? Oito segundos... uma história de amor e paixão superando as diferenças.



Resenha:

Alfie, um garotinho inglês, nunca se esqueceu do seu aniversário de cinco anos: muitos dos seus amigos não foram e os adultos estavam agindo de forma estranha. Naquela época, Alfie Summerfield não entendia a gravidade das coisas que estavam acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha sido decretada no dia do seu aniversário. A partir daí, Alfie vê a sua vida e a de sua família mudar drasticamente por causa da guerra. Georgie, o pai de Alfie, se alistou voluntariamente o mais cedo possível e logo teve que partir para a batalha. 


Durante muito tempo Alfie e sua mãe recebiam cartas enviadas por Georgie, mas depois de um tempo, essas cartas simplesmente pararam de chegar.  Alfie chega a pensar que talvez seu pai tenha morrido em combate, mas um dia ele se depara com uma pista indicando que seu pai está vivo e mais perto do que ele poderia imaginar. Assim, Alfie cria a missão de trazer o seu pai de volta para casa.


No livro, o narrador é em terceira pessoa, e o protagonista é o Alfie. Isso torna a narrativa leve e fluída porque o grande foco é a percepção de uma criança sobre um cenário e uma situação grave: a guerra e o que ela acarreta. Os personagens dessa história são extremamente cativantes, a maneira como John Boyne cria uma personalidade única para quase todos os vizinhos da família Summerfield é muito legal.


“- O mundo é imenso, não é? - disse Georgie. - Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?”

“Todas as noites, antes de dormir, Alfie Summerfield tentava recordar como era a vida antes de a guerra começar. E a cada dia era mais difícil ter uma lembrança clara.”


Diferentemente de tantas outras histórias de guerra, o foco da narrativa não é nos campos de batalha, pelo contrário, ele é focado na vida daqueles que não foram para a guerra mas que mesmo assim, enfrentam batalhas diárias. A evolução dos personagens é incrível e sutil, o comportamento de alguns muda completamente em decorrência da guerra e dos tempos difíceis. Percebemos como a mãe de Alfie, Margie, se torna mais ausente; como Alfie amadurece rapidamente e como passa a questionar tudo; enfim, como todos os personagens se adaptam com o cenário.



Esse foi meu primeiro contato com o John Boyne e devo admitir que foi surpreendente. O autor realmente conseguiu captar a visão de uma criança de maneira magistral. “Fique Onde Está e então Corra” é um livro muito fluído e gostoso de ler, poderia facilmente ser adaptado aos cinemas, como foi o caso de “O Menino do Pijama Listrado”, outro livro de John Boyne. 



1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...