Blogger Widgets

[Resenha #1015] Os Livros da Selva - Mowgli E Outras Histórias - Rudyard Kipling @cialetras


Os Livros da Selva
Mowgli E Outras Histórias
Rudyard Kipling
ISBN-13: 9788582850244
ISBN-10: 8582850247
Ano: 2015
Páginas: 560
Idioma: português
Editora: Penguin Companhia
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva

Sinopse:
Personagem imortal da literatura, o menino Mowgli foi achado na selva e criado por uma loba. Para viver na floresta, ele precisava aprender mais do que caminhar sem fazer ruído ou enxergar no escuro. Sua forma humana, que de início parecia uma desvantagem, ajudou a transformá-lo em um caso único. Mowgli somou a sabedoria dos lobos e a inteligência dos homens para viver uma infância repleta de aventuras e descobrimentos. Muitos especialistas consideram Os livros da selva uma contraposição do universo infantil à vida adulta do trabalho. Ao longo de diversos contos, a sofisticação narrativa de Kipling e de seus personagens é capaz de emocionar leitores de todas as idades.



Resenha:

O Livro da Selva é uma coleção de histórias que se relacionam com as experiências de uma criança, Mowgli, que é adotado e criado por lobos em uma selva indiana. Conformo ele cresce, ele aprende os caminhos da selva e as diferentes personalidades dos seus animais. Ele é aceito como um membro pelos outros animais, mas quando ele finalmente está exposto aos seres humanos, ele começa a questionar sua própria identidade. Ele resiste a percepção de que ele é humano, porque ele está consternado com a ganância e destruição daqueles que invadem a selva.



Mowgli pode aceitar a estupidez ou selvageria, de certos membros do mundo animal, porque cada animal em sua própria maneira é fiel à sua natureza. Mas a ganância dos seres humanos está além de sua compreensão. Através de uma série de aventuras em que ele deve derrotar seu inimigo jurado, o tigre, e superar muitos obstáculos, ele finalmente vem a aceitar sua humanidade.





As histórias de Mowgli em O Livro da Selva são como fábulas de Esopo, pois todas tem uma moral. Kipling mostra como Mowgli, Toomai, e vários animais enfrentam o perigo, aprendem a superá-lo, e no processo tornar-se consciente da diversidade e significado da vida. Os personagens centrais, sejam eles humanos ou animais, aprendem sobre a maldade na selva e dos seres humanos, mas eles também aprendem sobre a bondade e a desenvolver os seus próprios valores.



O Livro da Selva é um livro notável e uma leitura agradável. Ele nos leva a refletir sobre como o ser humano é socializável, como ele é adaptável, e fruto do meio em que ele vive, e também que fazemos parte de algo bem maior do que o conforto de nosso lar, nos ensina valores importantes. Esse livro deveria ser lido por todos!


1 comentários:

  1. Gostei da proposta do livro.
    Gosto quando nos faz refletir.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...