Blogger Widgets

[Resenha #1019] Meu Nome é Memória - Ann Brashares @Suma_BR @AnnBrashares



Meu Nome é Memória
Ann Brashares
ISBN-13: 9788581052083
ISBN-10: 8581052088
Ano: 2014
Páginas: 280
Idioma: português
Editora: Suma de Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Saraiva

Sinopse:
Vivi mais de mil anos. Morri incontáveis vezes. Esqueço o número exato. Minha memória é uma coisa extraordinária, mas não é perfeita. Sou humano. (...)
Nunca tive filhos, nunca envelheci. Não sei a razão. Vi beleza em coisas incontáveis. Eu me apaixonei e ela é quem resiste. Eu a matei uma vez, morri por ela muitas vezes e ainda não tenho nada para exibir. Sempre a procuro. Sempre me lembro dela. Carrego a esperança de que, um dia, ela venha a se lembrar de mim.
Encontrar o amor verdadeiro nunca é fácil. Mas para Daniel, o protagonista de Meu nome é memória, isso parece ser ainda mais difícil. Ele tem um dom que por vezes assemelha-se a uma maldição: lembra-se de todas as suas vidas passadas. E em todas elas, foi apaixonado por Sophia. “Vivi mais de mil anos. Morri incontáveis vezes. Esqueço o número exato. Minha memória é uma coisa extraordinária”, escreve o protagonista.
Inglaterra, Antioquia, Congo Belga, Constantinopla, Georgia. Todos esses lugares já presenciaram o amor do casal, porém Sophia nunca se recorda das memórias passadas. Vida após vida, através de dinastias e continentes, Daniel tenta fazê-la relembrar esse amor e conquistá-la para sempre, mesmo que ela mude de nome e aparência.
Mas, em todas às vezes que Daniel e Sophia tiveram uma aproximação, foram separados de maneira dolorosa e fatal. No entanto, quando se reencontram em 2007, Sophia – que agora se chama Lucy – começa a lembrar do passado. Aos poucos, flashes das vidas anteriores vêm à memória, lembranças sensoriais se reavivam e ela percebe que Daniel faz parte de sua vida desde sempre. E agora, se o casal quiser passar suas próximas vidas juntos, terá que compreender e superar o inimigo desse amor.



Resenha:

Daniel é ao mesmo tempo abençoado e amaldiçoado pela sua memória, ele é capaz de se lembrar de suas vidas passadas e reconhecer as almas reencarnadas de pessoas que ele conheceu. Na atual Virginia, ele se depara com Lucy, embora ele a conheça como Sophia, seu verdadeiro amor. Inicialmente Lucy não tem conhecimento do passado tumultuado que ela e Daniel compartilharam, mas com a sua persuasão suave, os segredos que encontram-se no fundo de sua alma começam a revelar-se a ela. E com eles vem a constatação de que ela e Daniel deve identificar e enfrentar a ameaça antiga que sempre conseguiu separá-los.


 "Desde que comecei a compreender a minha memória, penso nos meus atos de uma forma diferente. Sei que o sofrimento não se encerra com a morte. Isso vale para todos nós, quer nos lembremos disso ou não. Na época, eu não sabia disso. Talvez ajude a explicar porque fiz o que fiz, mas não atenua."





Em Meu Nome é memória, os leitores vão traçar o amor de Daniel e Lucy ao longo dos séculos e continentes, com uma riqueza de detalhes impressionante. Este livro me lembra muito de A mulher do viajante no tempo, Crepúsculo e Fallen.






A capa desse livro é linda e o enredo interessante. Foi uma história de amor desesperada: duas pessoas destinadas a ficar juntas, mas tendo que lutar contra o destino. A maior parte da história é escrita em capítulos alternados entre Sophia e Daniel, com Daniel usando a maioria de seus capítulos para recontar o que aconteceu entre eles em cada uma das vidas que tiveram a sorte de encontrar um ao outro.



Os personagens foram totalmente relacionáveis e cativantes, especialmente Daniel. Sua história foi esmagadora. O enredo se torna mais complexo conforme vai chegando ao final. As histórias que Daniel contou foram detalhadas e únicas. A escrita da autora é gostosa de ler e bem fluída.



O que me deixou descontente foi o final, que apesar da autora ter terminado o livro com um final forte, eu senti que tinha muito potencial para uma continuação, tanto que andei pesquisando na internet, e descobri que inicialmente, a autora iria escrever uma trilogia, mas que infelizmente, as vendas não foram boas, a autora desistiu. De qualquer forma, não foi decepcionante, foi só uma rota muito diferente do que eu tinha inicialmente previsto. Independentemente disso, definitivamente vale a pena ler.



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...