Blogger Widgets

[Resenha #1037] Adeus Promessas - Kristin Halbrook @plataforma21_


Adeus Promessas
Kristin Halbrook
ISBN-10: 857683992X
ISBN-13: 978-8576839927
Páginas: 296
Ano: 2016
Editora: Plataforma 21
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Saraiva

Sinopse:
Um menino está morto. Outro está ferido. E, aparentemente, a culpa é de Kayla. Ela presenciou algo que não devia. Mas não contou nada para ninguém. Ninguém sabe o que realmente aconteceu naquela noite: o porquê de ela estar dirigindo um carro que caiu numa vala depois da festa de sua melhor amiga; do que viu nas horas que antecederam o acidente, e da promessa que ela fez para sua amiga Bean antes de sair de férias. Agora, Kayla está voltando para casa para terminar o Ensino Médio. Se ela ficar calada, pode até recuperar a sua antiga vida de volta. Mas, se contar a verdade, corre o risco de perder tudo – e todos – que já amou na vida. ''Adeus, promessas'' é um romance emotivo e provocante sobre uma garota que precisa decidir entre o silêncio ou admitir ter sido testemunha de uma terrível agressão. Uma narrativa que trata dos limites entre o segredo e a mentira em uma sociedade predominantemente machista.



Resenha:

Jen, Selena e Bean são os melhores amigos de Kayla, nossa protagonista. Ela ama sua cidade natal e não quer deixá-la para ir para uma faculdade em outro lugar. Mas um incidente durante uma festa leva a um acidente no qual ela é responsabilizada, mudando drasticamente sua vida e fazendo Kayla sair da cidade.



Após um tempo distante, Kayla resolve voltar e finalmente encarar um grande impasse que envolve suas convicções e caráter;  revelar o que de fato aconteceu naquela noite, ou aprender a viver com sua consciência e segredo que lhe tira o sono. Juro que tentei sentir raiva de Kayla por ela não abrir logo o bocão e relatar tudo que tinha acontecido, mas a partir do momento que a história vai se revelando e fatos foram sendo desvendados, notei que nem tudo era simples como aparentava ser. Seu dilema era até compreensível, afinal como falar de pessoas que estão acima de qualquer suspeita? Como acusar pessoas que são idolatradas e tidas como perfeitas?


"#meuamigosecreto acha que todas as meninas da cidade morrem de amores por ele. E por ser de uma família conhecida, pensa que todas as suas atitudes ficarão impunes. Ele paga de bonzinho, mas gosta mesmo é de embebedar e abusar de garotas da maneira mais sórdida possível.”




Dessa maneira o enredo analisa a grande dificuldade da situação de Kayla, que morando numa cidade pequena, passa a questionar as vantagens e desvantagens de uma sociedade que convive em harmonia, onde acontecimentos bons ou ruins tomam proporções gigantescas e vítimas ou mesmo espectadores de um crime podem nutrir sentimentos de pânico, rejeição e medo.



O ritmo da narrativa é lento, e é contado a partir da perspectiva de Kayla e os capítulos alternam entre as estações verão e outono; que é essencialmente o "antes" e "depois" do "acidente". É incrível como praticamente todos os personagens são irritantes e egocêntricos, e sinceramente não sei como Kayla chamava Jen e Selena de amigos.



Dessa forma, o livro aborda questões críticas e preocupantes, e mesmo Kayla com tantas verdades nas mãos, sempre se questionava se suas revelações poderiam mudar o ritmo dos acontecimentos. Sei que alguns leitores vão odiar Kayla, sua recusa em falar, insegurança e vacilos, afinal de contas, a decisão apropriada sempre foi muito clara, mas eu acredito que essa era a intenção da autora em esmiuçar o impacto da cultura do estupro nas pessoas envolvidas direta ou indiretamente, aonde muitos ainda acabam achando natural e aceitável violência em relação à mulher. Uma leitura que vale a pena!


#meuamigosecreto não tem medo das consequências porque acha que ninguém vai ter coragem de por a boca no trombone e se expor. E, se tiver, ele acaba com a reputação de qualquer um em poucos minutos."

2 comentários:

  1. Gostei da temática e da resenha, mais um para a lista! bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse livro, não posso negar!
    A reflexão que ele gera, vai muito além da história.E adorei tuas fotos!


    www.yaraguez.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...