Blogger Widgets

[Resenha #1042] O Livro De Memórias - Lara Avery @editoraseguinte @LaraAvery


O Livro De Memórias
Lara Avery
ISBN-13: 9788555340178
ISBN-10: 8555340179
Ano: 2016
Páginas: 392
Idioma: português
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

Sinopse:
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.



Resenha:

Sammie estava pronta ter grande sucesso na vida. Ela tinha tudo planejado: ser oradora da turma, sair de sua cidadezinha e ser advogada especializada em direitos humanos na faculdade de Nova York. Com toda a determinação necessária para fazer exatamente isso, nada vai ficar em seu caminho, nem mesmo uma doença que vai começar a tirar suas memórias e, eventualmente, a sua saúde.



Sammie tem uma rara doença genética chamada Niemann-Pick tipo C, ou NP-C,  mas a coisa mais estranha é que ela foi diagnosticada no meio do seu último ano da escola quando a doença é normalmente diagnosticada durante a infância. A doença compartilha semelhanças com a demência. O único sintoma que Sam mais teme é a perda de memória, então ela cria um livro de memória. É semelhante a um diário, exceto que ela digita tudo em seu laptop e escreve cada detalhe de seu dia a dia com medo de que ela vai acordar um dia e não saber quem ela é. Sammi passa a registrar seus dias, suas conversas, seu primeiro amor, suas preocupações, sua determinação, e suas realizações.



Eu amo livros que criam uma conexão intensa entre o protagonista e o leitor. E nesse livro, não tem como não se conectar com Sammie, enquanto ela passa por uma das doenças mais devastadoras que uma jovem poderia imaginar. Sammie é doce, cheia de vida, e determinada a alcançar seus objetivos.
E mesmo  quando seu médico, conselheiro e pais recomendam que ela leve as coisas devagar, talvez para não se esforçar demais, mas Sammie não vai deixar que uma doença a impeça de seguir. Ela insiste em permanecer na escola em tempo integral e até mesmo continua na equipe de debate. E uma coisa que não muda durante a história é a perseverança incrível de Sammie durante todo o curso desta terrível doença.



O estilo de escrita deste livro faz jus a incrível Sammie e sua história. Os capítulos são curtos, escritos principalmente como entradas de um diário e isso deixa o livro com uma leitura rápida e fácil. Este método de contar histórias é simplesmente genial neste caso. Lemos em primeira mão como a doença de Sammie progride. Vemos como a doença afeta completamente o seu estado mental. É brilhante e comovente.

Que capa linda tem esse livro! E muito mais bonita do que a capa original. A editora está de parabéns na escolha da capa. A diagramação está ótima, assim como a tradução e revisão.


Acho que o que eu mais gostei sobre O Livro De Memórias é que embora este seja uma história tão triste, é também uma história forte. Não é difícil imaginar como este livro vai acabar, mesmo quando você está lendo e está esperando pelo o melhor, mas você sabe como isso vai acabar. Em última análise, porém, é uma história de uma menina que achava que ela sabia o que queria da vida, mas quando sua vida é drasticamente virada de cabeça para baixo, ela passa a valorizar as coisas diárias sobre a vida que ela tinha esquecido. É um livro emocional que vai, sem dúvida, deixar lágrimas no final. Eu recomendo este livro para quem está à procura de uma leitura inspiradora.


1 comentários:

  1. Que livro lindo!!! Adorei a resenha e quero muito ler! bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...