Blogger Widgets

[Resenha #1052] O Quinto Evangelho - Ian Caldwell @editorarecord


O Quinto Evangelho
Ian Caldwell
ISBN-13: 9788501106919
ISBN-10: 8501106917
Ano: 2016
Páginas: 560
Idioma: português
Editora: Record
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Saraiva


Sinopse:
Uma trama eletrizante sobre uma verdade que pode abalar o futuro da igreja. Nos últimos meses do pontificado de João Paulo II, uma misteriosa exposição é montada nos Museus do Vaticano. Seu curador, Ugo Nogara, alega ter descoberto um grande segredo sobre o Sudário de Turim, porém, uma semana antes da abertura da polêmica mostra, ele é encontrado morto nos jardins da residência de verão do papa. Na mesma noite, a casa dos padres Alex e Simon Andreou, amigos de Ugo e seus ajudantes na exposição, é invadida por um estranho. A polícia não consegue encontrar um suspeito, e Alex inicia sua própria investigação. Para encontrar o culpado, ele precisa descobrir o segredo mantido por Ugo a qualquer custo. Mas, à medida que começa a compreender a verdade, ele percebe que suas ações podem trazer consequências imprevisíveis para o futuro da Igreja Católica.



Resenha:

O Quinto Evangelho é um mistério de assassinato definido dentro do Vaticano.  Ugo Nogara, curador responsável por uma exposição que está sendo montada, alega ter descoberto um grande segredo sobre o Sudário de Turim, e promete que tais revelações irão mudar as já complicadas relações entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. Só que, a poucos dias da abertura da exposição, Ugo Nogara é encontrado morto, e segue-se assim uma caçada para encontrar o seu assassino.





O padre Alex Andreou, amigo de Ugo suspeita que a morte dele está ligada com a exposição e, uma vez que Simon, irmão de Ugo, foi o primeiro a encontrar o corpo e é, por isso, um suspeito e é preso, ele decide investigar por conta própria os últimos dias de Ugo, na esperança de tentar salvar o Simon, já que ele acredita que ele é inocente. E na busca do assassino, Padre Alex também investiga os motivos prováveis das razões de Ugo ter sido assassinado. E que o leva rapidamente a descobrir as pesquisa de Ugo sobre a história oculta do Sudário.


Ian Caldwell leva o leitor pelos meandros da história religiosa e, pelas semelhanças e diferenças entre as Igrejas Cristã e Ortodoxa, sem esquecer uma detalhada análise da história dos evangelhos e do Santo Sudário.

Esta é uma história com personagens complexos e uma trama com muitas reviravoltas. Detalhes sobre a vida do Vaticano, direito canônico e história da igreja tornam a história real. Gostei da história do Sudário e o seu percurso me cativou. Não é um thriller habitual, uma vez que os elementos que normalmente o definem, que são o suspense e a tensão, não serão aqui os mais preponderantes, e o o ritmo da narrativa por vezes está longe de ser frenético, tendo por vezes um desenvolvimento um pouco lento, o que pode resultar num aborrecimento para os leitores que gostam mais de ação e suspense. Este é um livro muito bom, mas que deve ser lido com calma. Fiquei presa até o fim para descobrir a identidade do assassino de Ugo e os seus motivos. Gostei do narrador, da sua luta e impasse entre família e religião; gostei dos detalhes religiosos e dos pormenores sobre a vida dentro do Vaticano.




A editora fez um ótimo trabalho com esse livro, desde a capa bonita até a diagramação, revisão e tradução.

Além de toda a história de mistérios e assassinato, esta é também uma história sobre relacionamentos entre irmãos, amigos, pai e filho, a força dos relacionamentos, compromisso e da devoção. Eu recomendo este livro para fãs de mistério com elementos históricos.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...