Blogger Widgets

[Resenha #1059] A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh @GloboLivros @rahdieh


A Fúria e a Aurora
A Fúria e a Aurora # 1
Renée Ahdieh
ISBN-13: 9788525060358
ISBN-10: 8525060356
Ano: 2016
Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Globo Alt
Classificação: 5 estrelas e favorito!
Skoob
Compre: Saraiva
Sinopse:
Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado.
Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga.
Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.



Resenha: 

 
Fiquei interessada em ler A fúria e a Aurora logo que foi anunciado e lançamento e minha irmã me enviou a sinopse, me pareceu um livro com uma ambientação diferente do que estamos acostumados; a história se passa em uma cidade chamada Khorasan, o livro é inspirado no livro as mil e uma noites, que é uma coletânea de contos populares originados no médio Oriente e sul da Ásia, segundo a história das mil e uma noites esses contos foram narrados para o Rei Xariar, esse Rei foi traído por sua esposa com um escravo e mandou matá-la, a partir daí ele conclui que as mulheres não são confiáveis e que ela vai ter uma esposa por dia, Sherazade se oferece como voluntária para esposa do Rei porque acredita conhecer uma maneira de acabar com as mortes das moças, para isso ela começa a contar esses contos para ele todas as noites. Assim como no livro original, o esqueleto da história é mantido, e o nome da personagem principal, e muitos elementos da cultura persa, indiana e árabe estão presentes.








Na história, conhecemos Khalid, rei de Khorasan, com 18 anos ele é considerado um monstro pelos moradores locais, uma vez que ele se casa todo dia com uma moça diferente e no próximo amanhecer elas são degoladas, isso deixa um rastro de desolação na cidade em que cada dia um pai recebe a notícia da morte de sua filha.







A última jovem morta pelo Rei, foi Shiva, melhor amiga da personagem principal, Sherazade, ela fica inconformada com o acontecimento, e seu ódio pelo Rei só aumenta; com o intuito de se vingar desse frio assassino, Shazi então resolve se oferecer para ser a próxima noiva do Califa, para desespero do seu pai e da sua irmã. Mesmo contra a vontade da família ela se casa com Khalid.


“ – Não gostei quando você me chamou de amigo – Ele disse, um brilho nos seus olhos cor de âmbar.
Ele a tocou no rosto, erguendo-lhe o queixo.
 - Você prefere “meu rei” ou “Sayyidi”? – Ela engasgou na secura da sua tristeza”.



Shazi, é uma personagem muito forte e determinada, e seu foco é matar o rei assim que tiver a oportunidade. Na noite após o casamento, já no palácio, Sherazade fica apreensiva com a iminente possibilidade de aquela ser sua última noite de vida; ela então começa a botar seu plano em ação, passa a noite contando um conto para ele; com o amanhecer e a história incompleta, Khalid é vencido pela curiosidade e deixa Sherazade viva por mais um dia para terminar o conto na próxima noite.


“- Você não sabe nada sobre mim.
- Eu sei bem pouco, mas sei mais do que você, Khalid jan. Sei que o amor é frágil. E amar alguém como você é quase impossível”.






A notícia que Sherazade sobreviveu por mais uma noite se espalha pela cidade, e o pai dela resolver fazer tudo que estiver ao seu alcance para tirá-la de lá, assim como seu amigo de infância Tariq, que sempre foi apaixonado por ela e não vai medir esforços para resgatá-la. Shazi desperta curiosidade na cidade, e dentro do palácio, apesar do medo, ela tenta continuar focada no seu plano, o que ela não esperava era descobrir alguns segredos de Khalid nesse processo, e acabar se apaixonando por ele.


“Como posso deseja-lo? Depois que ele matou Shiva? Depois que matou tantas moças sem nenhuma explicação?
O que há de errado comigo?
Enquanto Sherazade olhava para ele, indecisa, Khalid retirou a oferta tão rápido quanto a havia feito.
- Boa noite, Sherazade”.



A capa do livro nacional está bem diferente da capa americana, e pelas fotos que postei aqui, vocês podem ver a diferença. Não gostei que não colocaram o mapa que tem no livro americano, afinal, faz parte da história. Acho a edição americana mais caprichada, e podem ver que tem uma imagem da protagonista no livro americano, e eu achei que deixou o livro lindo, uma pena que não tem no livro nacional. Acho que as editoras deveriam caprichar mais nas edições por aqui. 











Eu simplesmente não consegui largar esse livro até terminar! A história me fisgou de jeito, os personagens são super carismáticos sem serem apelativos, Shazi é corajosa e Khalid é daqueles personagens que te arrebatam logo nas primeiras páginas. Amei demais a leitura, que consegui derreter um pouquinho do gelo no meu coração HAHAHA!


Estou desesperada para ler o próximo livro, porque o fim me deixou com o coração na mão!!! Tudo indica que o lançamento do segundo volume só vai acontecer em 2017.


1 comentários:

  1. Oi.
    Eu amo livros que nos leva a conhecer culturas e costumes diferentes. Mesmo sempre achando que será chato, acabo adorando e amando conhecer mais sobre isso. O livro já está na minha lista mas ainda não tive oportunidade de ler. Espero gostar tanto quanto você.
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...