Blogger Widgets

[Resenha #1071] Jogos Mentais - Teri Terry @FarolLiterario @TeriTerryWrites


Jogos Mentais
Teri Terry
ISBN-10: 858277091X
ISBN-13: 978-8582770917
Páginas: 480
Ano: 2015
Editora: Farol Literário
Idioma: Português
Classificação: 5 estrelas
Skoob
Compre: Submarino

Sinopse:
Em um mundo futuro, viver entre o universo real e o virtual é cotidiano. Todos os dias, as pessoas se plugam a uma realidade virtual, criada por uma poderosa empresa do governo, onde podem fazer tudo: se divertir, ir às compras ou estudar. Tudo sempre rigorosamente controlado.
Luna, diferentemente de seus amigos e de sua família, não consegue se conectar por inteiro a essa dimensão, por isso permanece ao mesmo tempo nos dois mundos. Ser diferente nesse sentido, no entanto, acaba levando-a a fazer descobertas surpreendentes e assustadoras sobre essas realidades, que mudarão por completo os rumos de sua vida.



Resenha:

Teri Terry é destruidora! Para quem não a conhece, recomendo a leitura da trilogia distópica Reiniciados. Em seu mais novo livro, a autora consegue reunir elementos emocionantes e engenhosos numa montanha russa de acontecimentos alucinantes.


Em Jogos Mentais, vamos conhecer Luna Ivernon, uma menina que luta dia a dia para continuar dona de suas ações e permanecer desligada do mundo onde praticamente toda uma vida está conectada através da realidade virtual. Tudo se é possível realizar sem sair do lugar, como estudar, enviar uma mensagem, marcar um encontro virtual. Para ela essa conexão a torna doente, pois uma vez conectada ela tinha a consciência de ser corpo dentro e fora do espaço virtual. Assim, ela tomou a decisão de viver desligada desse mundo, ela era uma recusadora e por muitos era vista como a “diferentona”, a “Luna Lunática”.


“Respiro tão profunda e calmamente quanto posso e passo pela porta devagar, tentando afastar a náusea. Durante anos pensei que era assim com todo mundo. Quando descobri que não, que para todos os outros o mundo físico desaparece e isto aqui é tão real quanto tudo o que há nele, quase me expus.”


Vivia uma vida praticamente normal, tinha perdido a mãe, possuía uma madrasta chamada Sally que a perseguia, um pai que vivia conectado, um irmão mais novo Jason e uma avó chamada Nanna, que em seus raros momentos de lucidez alertava a neta dos perigos de contar para todos sua real situação de recusadora.


“Cinco minutos de Temporreal e quase duas horas até passar o enjoo. É uma boa razão para ser uma Recusadora, não?”


Um dia Luna é escolhida para participar de testes que definem a inteligência e raciocínio de uma pessoa. Ela tem um plano: não conseguir passar no teste e viver no anonimato como sua avó mesma sugeriu. Porém as coisas não acontecem como ela imaginava e seu mundo vira de cabeça para baixo e segredos antes escondidos surgem com força total.


"O propósito conhecido dos testes, QI e QR, é selecionar os melhores para a universidade e para as colocações na PareCo, não é? Aqueles que não são apenas brilhantes, mas também racionais. O propósito não declarado, a dualidade, é identificar indivíduos perigosos. Os inteligentes que são também irracionais, minha querida, precisam ser vigiados, e não imbuídos de responsabilidades. Para segurança de todos nós."



Uma narrativa em primeira pessoa completamente alucinante e não poderia ser diferente, afinal, em um mundo sempre plugado e engenhoso, com um governo ardiloso que controlava minuciosamente a mentes e ações das pessoas e instalações secretas é bem difícil distinguir o real do imaginário, o mundo tangível do mundo virtual. É realmente uma tarefa árdua se manter afastada e preservar o controle, e para arrematar Luna possuía um talento especial que a tornava um alvo fácil e desejado.

"Eu posso buscar a verdade, mas ainda tenho meus segredos."


Adorei cada página desse livro, e me senti totalmente conectada aos personagens e as inúmeras reviravoltas, bem como ao final completamente surpreendente. Uma aventura futurística realmente emocionante e muito dinâmica.

Adorei a capa, diagramação e a fonte. Recomendo a leitura para todos os apaixonados por distopia, cenários futurísticos e manipulação da mente humana.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...