Blogger Widgets

[Resenha #1072] Alien - Alan Dean Foster @editoraaleph


Alien
Autor: Alan Dean Foster
Capa comum: 328 páginas
Editora: Aleph
Idioma: Português
ISBN-10: 8576572664
ISBN-13: 978-8576572664
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

Sinopse:
A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade.



Resenha:

O autor Alan Dean Foster de maneira talentosa conserva todo aquele sentimento de desproteção, abandono e confinamento de congelar os ossos nessa incrível novelização do filme norte – americano de ficção científica, dirigido por Ridley Scott no ano de 1979, Alien - O 8º passageiro.






Acredito que grande maioria já tenha assistido ao filme e conhecem um pouco da história, onde sete tripulantes de uma nave espacial rebocadora mineradora Nostromo, recebem um sinal de transmissão de origem desconhecida de um planeta vizinho e quando chegam a esse planeta encontram uma criatura alienígena que está morta e uma câmera contendo vários ovos. Um desses ovos lança uma criatura que se prende no rosto de um dos tripulantes. Eles até tentam remover a criatura do rosto do colega, contanto a criatura se desloca e morre por si mesma. Eles retornam para a nave e parece que o tripulante atingido está bem ao final das contas. Mas durante uma refeição ele começa a passar mal e uma criatura alienígena sai do seu peito fugindo pela nave. Sem querer eles acabam trazendo um alienígena hostil a bordo, que começa a persegui-los através de corredores claustrofóbicos e começa a extingui-los um por um.







Caros amigos a narrativa é de um terror inclemente, e se vocês gostaram do filme com certeza vão adorar passar momentos de angústia com essa obra em mãos. E como bônus podemos atentar que muitas particularidades do filme foram inseridas nessa novelização sem, no entanto figurar uma passagem pernóstica ou incoerente a história. E mesmo sem todo aquele teor visual que nos deixava apreensivos na cadeira em frente à televisão, essa obra consegue com maestria amedrontar de maneira singular e conjura com exatidão o medo do desconhecido. Alien, nosso querido alienígena chega tão implacável como antes, uma criatura que não sente empatia por qualquer ação do ser humano, um ser de essência predadora que não conhece o poder de suas ações e é sua motivação exclusiva gira em torno da procriação.


A capa é belíssima, só elogios à editora Aleph que mais uma vez vem arrasando em suas obras. A fonte é agradável para leitura e a diagramação elegante. 


Realmente uma ótima adaptação literária. Na verdade gostei até mais do que o próprio filme, pois senti o terror de maneira menos visceral, onde consegui me adaptar aos poucos a todo aquele terror e principalmente não dei pulos na cadeira como fiz quando assistia ao filme. Leitura mais do que recomendada moçada a todos os apaixonados pela ficção científica e terror ou a aqueles que adoram comparar o livro ao filme.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...