Blogger Widgets

[Resenha #1086] Pretty Girl – 13 - Liz Coley @benvira


Pretty Girl – 13
Liz Coley
ISBN-10: 8582400640
ISBN-13: 978-8582400647
Páginas: 224
Ano: 2013
Editora: Benvirá
Idioma: Português
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva

Sinopse:
Como fazia todo verão, Angie arrumou as malas e seguiu para o acampamento das bandeirantes. Mas, quando as férias acabaram, ela não voltou. As buscas duraram três meses, até que as esperanças de encontrá-la se esgotaram. Não havia mais nada a fazer, ainda mais depois da nevasca que caiu sobre a montanha e apagou todos os vestígios. Angie foi dada como morta e o caso, encerrado. Três anos depois, Angie aparece em sua casa; sua única lembrança é de ter se perdido na floresta. Não reconhece a jovem magra, abatida e de cabelos longos e malcuidados que vê no espelho. Não sabe de onde vêm as cicatrizes e vergões, o anel na mão esquerda, o avental amarelo e a camisola de renda preta que estavam dentro na única sacola que carregava consigo. São tantas as perguntas. Onde esteve? Com quem esteve? O que fez e, principalmente, o que fizeram com ela? Como sobreviveu? Como voltou para casa? Angie pode agora recuperar a sua vida, mas terá de ser capaz de preencher as lacunas da sua memória e entender tudo o que aconteceu. E essa tarefa, se possível, não será nada fácil.



Resenha:

Angie se recorda de despertar cedo em um acampamento do grupo que participava, e levantar-se para ir ao banheiro improvisado na floresta, bem próximo de onde estava acampada. A próxima coisa que ela verdadeiramente sabe é que está de volta na rua que morava com sua família e está prestes a entrar na sua casa. Quando por fim ela adentra, seus pais ficam completamente atônitos, afinal ela estava desaparecida há três anos e após sucessivas buscas infrutíferas Angie foi dada como morta. Mas ela está lá, mais viva do que nunca, embora não se lembre de nada que passou nesses últimos três anos.


"- Por três longos anos, tudo o que eu queria era saber o que havia acontecido com você. Agora... honestamente, não sei se quero que você se lembre."


Pretty Girl-13 é um livro que me fisgou completamente. É uma narrativa corajosa, pungente, em certos aspectos bastante assustadora e completa de nuances. A obra te consome completamente e tenho certeza que você não conseguirá parar de lê-lo. 


Angie nos três anos que passou ausente sofreu um duro abuso emocional e físico e ela desenvolveu uma dupla personalidade para lidar com tudo que a cercava.  A autora Liz Coley criou uma obra maravilhosa. É definitivamente intrigante a sua tática de mostrar a contra gotas a captura de Angie, revelando pouco a pouco notícias relevantes ao desfecho da história. É um sofrimento longo imposto ao leitor e as informações cada vez mais traumatizantes é um empurrão ao abismo da revolta.


"O transtorno dissociativo de identidade, originalmente denominado transtorno de múltiplas personalidades, conhecido popularmente como dupla personalidade, é uma condição mental onde um único indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. O pressuposto é que ao menos duas personalidades podem rotineiramente tomar o controle do comportamento do indivíduo. O critério de diagnóstico também leva em consideração perdas de memória associadas, geralmente descritas como tempo perdido ou uma amnésia dissociativa aguda."



A autora criou uma personagem única, forte e marcante. Quantas Angies não têm nesse mundo afora, que sofrem, estão desamparadas e ao mesmo tempo são guerreiras o bastante para não se deixar levar pelas circunstâncias e procuram ajuda especializada que as auxiliem a passar por todo o processo de aceitação e a superar traumas arraigados na alma?

A capa tem muito a ver com a narrativa, adorei as folhas amareladas e a fonte é bastante agradável. Uma leitura altamente recomendada e só me arrependo de não ter me aventurado em suas páginas mais cedo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...