Blogger Widgets

[Resenha #1094] O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine @DarkSideBooks


O Circo Mecânico Tresaulti
Limited Edition
Genevieve Valentine
ISBN-13: 9788566636802
ISBN-10: 8566636805
Ano: 2016
Páginas: 320
Idioma: português
Editora: DarkSide® Books

Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino


Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.



Resenha:

Nesta história arrepiante e emocionante de um circo, foi feita uma combinação de dois gêneros que eu adoro: Steampunk e Distopia. Ao abrir as páginas, você se encontra em um mundo que foi devastado e dilacerado pela guerra por tanto tempo que ninguém se lembra de um tempo antes disso. Neste mundo desolado e perigoso, um circo vagueia de cidade bombardeada à cidade devastada pela guerra e traz consigo um mistério sinistro que cativa até os mais endurecidos.






"O circo mecânico" é ambientado em um mundo pós-apocalíptico, onde alguns buscam refúgio do mundo cruel no circo, para ter uma nova vida. O circo Tresaulti é dirigido por uma mulher conhecida apenas como Boss, que tem a capacidade de melhorar as habilidades de seus intérpretes, adicionando em seus corpos pedaços de metal encontrados e recuperados. Ela às vezes dá-lhes esqueletos de tubo oco, ossos de metal, asas mecânicas, às vezes usa engrenagens para criar magníficos, seres pós-humanos mecânicos que trazem para o circo algo nunca visto antes. Parece um bom negócio - ter seus ossos frágeis substituídos por cobre flexível e passar os seus dias em um trapézio bem-sucedido. No entanto, Boss não aceita qualquer um, ninguém que se junta ao circo Tresaulti que não seja, pelo menos, um pouco quebrado.




Perante este cenário, Circus Tresaulti é um lugar de segurança para seus artistas, a maioria dos quais foram salvos ou "consertados" por Boss. Mas enquanto eles vivem e trabalham juntos como uma espécie de família, há uma sombra constante sobre eles. O "homem do governo" tenta acabar com o circo já que ele quer Boss para usar suas habilidades para realizar seus próprios planos de violência e dominação. Todos do circo vão se juntar para tentar salvar Boss e o circo.





O aspecto do livro que chamou a atenção foi que havia um tom lúgubre que corria ao longo de toda a história. Havia essa sensação arrepiante de desconforto enquanto você estava lendo, e você podia sentir em seus ossos que algo não estava certo. Isso pode soar meio mórbido para um aspecto "favorito" da história, mas foi esse sentimento que me manteve lendo mesmo que às vezes eu não entendia o que estava acontecendo ou o que estava motivando os personagens.


Falando dos personagens, a história é contada principalmente por meio da perspectiva do assistente do mestre de cerimônias, Little George. É através de seus olhos que nós temos o nosso primeiro vislumbre do circo, e depois, podemos vê-lo testemunhar os outros personagens quando eles preferem ficar ocultos. Boss é uma personagem que eu gostei muito. Ela realmente parece se preocupar com o seu povo. E ela continua a ser um mistério até o fim. Nós não sabemos como ela conseguiu seus poderes mágicos ou por que ela formou o circo. Nós temos uma boa noção de como ela se relaciona com os artistas, mas nada mais. Outros personagens são quase tão misteriosos, e eu às vezes tenho a sensação de que a autora quer que eles sejam assim.



Eu fiquei absolutamente fascinada pelo estilo de escrita da autora. A autora lança esse mundo onde você percebe que nada que você pensou antes é realmente verdade. No entanto, no final, o mistério e alusões a acontecimentos passados e futuros vão lhe dizer mais sobre a história e os personagens do que você percebeu antes. Enquanto, eu gostei desse estilo, eu posso entender que alguns podem encontrá-lo confuso e difícil de ler. Levei um tempo para entrar na história por causa disso, mas no final eu me senti bastante inteligente por descobrir o jogo.




Simplesmente amei o trabalho excepcional da editora Darkside nesse livro. A capa é linda demais, dentro é todo ilustrado, a diagramação, revisão e tradução perfeitos!! Posso dizer que a Darkside é a editora que tem a maior dedicação em nos apresentar com que há de melhor, dá para ver o quanto eles são caprichosos e se importam com os leitores.



"O circo mecânico" é antes de tudo um convite para se juntar ao circo Tresaulti em suas viagens, e para desvendar lentamente os segredos do seu passado. Pouco é revelado. Isto coloca a ênfase firmemente no circo e os seus membros, que deixam seus passados para trás para se juntar a ele, o que funciona porque o circo é tão fielmente escrito: um mundo fechado para a maioria, mas um lugar único para um grupo seleto. É simplesmente surreal, sua narrativa é não-linear, o tom é muito mais sombrio e corajoso. Há sangue, dor e morte. A história é contada por meio de mudança de pontos de vista que contribui para a sensação de desconforto e mal-estar na história, mas os personagens são fascinantes e fazem o leitor querer saber mais sobre seu passado misterioso. O personagem Little George narra em primeira pessoa e Elena e alguns outros personagens narram em terceira pessoa. O leitor também ouve sussurros e partes de outro narrador. O efeito geral é estranho e pode ser desanimador para muitos leitores. Eu achei fascinante. E os leitores que estão dispostos a assumir esse risco, devem comprar um bilhete para o Circo Tresaulti, pois assim terão a garantia de serem surpreendidos, assim como eu fui. Recomendo.


3 comentários:

  1. Esse livro é lindo! Amei essa pegada mais de dor e sofrimento e espero poder comprar esse exemplar e me jogar em suas páginas.

    ResponderExcluir
  2. Mi!
    Adoro também Steampunk e Distopia e se dá um friozinho na coluna, é porque o livro é bom de verdade.
    Adoro os livros da editora.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo! Quero muito ler!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...