Blogger Widgets

[Resenha #1098] Desaparecidas - Lauren Oliver @Verus_Editora @OliverBooks


Desaparecidas
Lauren Oliver
ISBN-10: 8576864460
ISBN-13: 978-8576864462
Páginas: 304
Ano: 2015
Editora: Verus
Idioma: Português
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino


Sinopse: As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes — antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta. Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu — Madeline Snow, de nove anos — e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados. Neste livro tenso e cativante, Lauren Oliver cria um mundo de intrigas, perdas e suspeitas, enquanto duas irmãs buscam encontrar uma à outra — e a si mesmas.



Resenha:

Desaparecidas da escritora Lauren Oliver, apresenta a vida de duas adolescentes que além de irmãs, são amigas desde sempre. Nick é a irmã mais velha, com pouco menos de um ano de diferença de Dara. Todas as lembranças de Nick trazem Dara no contexto. Um relacionamento repleto de muito amor, companheirismo, união e respeito.



Quando crescem Dara se torna a típica adolescente, a que bebe e se droga e a menina tipicamente mimada, enquanto Nick é a boa samaritana, a sempre disposta a ajudar e deixar que outras pessoas passem por cima de suas vontades e sentimentos.

Um acidente muda tudo, o relacionamento de ambas começa a desmoronar. Nick estava dirigindo no dia da ocorrência e não se sem lembra do que aconteceu. Já sua irmã Dara sai do acidente com sequelas: cicatrizes que a impedem de perdoar sua irmã, colocando-a diariamente num misto de desprezo e indiferença.



Nick fica desnorteada, extirpada do convívio diário com sua irmã e completamente alheia ao que aconteceu não consegue se aproximar de Dara e embora sua irmã às vezes saia com ela, à confiança não faz mais parte do vocabulário das duas.


"É como se o acidente tivesse aberto um buraco na minha vida. Agora só existe o Antes e o Depois."

Nesse interim uma garotinha chamada Madeline some inesperadamente, enquanto Nick dá inicio a uma busca por respostas e justamente nesse momento sua irmã também desaparece. Ela tenta encontrar sua irmã, quando se depara com comportamentos estranhos a sua volta que parecem sentenciá-la e sua mente não parece em nada disposta a auxiliá-la. Ela só sabe de uma coisa, o desaparecimento de sua irmã e da menina parece estar interligados. Apesar do desaparecimento da garotinha unir algumas peças na trama, senti que foi até certo ponto desnecessária e não trouxe grandes reviravoltas na história. Explica mas não justifica.


Esta narrativa ocorre numa intercalação entre o antes e depois do acidente, e por meio de notícias, diário e mensagem de texto, vamos acompanhando tudo a partir da perspectiva de Nick e Dara.  Uma obra muito bem escrita, onde o drama e o mistério dançam em um balé magistralmente coreografado. As inquietações de Nick se tornam do leitor e um sentimento de fatalidade se entranha nos poros, nos tornando cativo da escrita fascinante da autora.



Essa inquietude é um dos pontos fortes da trama, essa sensação de que algo está errado, mas você não pode fazer nada para evitar. Outros pontos fortes fazem parte da trama como mistério, relações familiares e até um romance, acredito que para quebrar um pouco da sensação de tristeza e incapacidade frente a tantos questionamentos.


Realmente amei a história que perambula em nossos pensamentos. Um jogo mental bem elaborado que nos coloca em alerta constante por respostas.
A capa é maravilhosa, fonte e diagramação muito agradável. Leitura recomendadíssima!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...