Blogger Widgets

[Resenha #1118] Um Dia de Cada Vez - Courtney C. Stevens @Suma_BR @Quartland


Um Dia de Cada Vez
Courtney C. Stevens
ISBN-13: 9788581052366
ISBN-10: 8581052363
Ano: 2014
Páginas: 231
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5 estrelas
Skoob
Compre: Submarino

Sinopse:
Alexi Littrell era uma adolescente normal até que, em uma noite de verão, sua vida é devastada. Envergonhada, a menina começa a se arranhar e a contar compulsivamente uma tentativa de fazer a dor física se sobrepor ao sofrimento que passou a esconder de todos. Ela só consegue sobreviver ao terceiro ano do ensino médio graças às letras de música que um desconhecido escreve em sua carteira. As canções parecem adivinhar o que o coração de Alexi está sentindo.
Bodee Lennox nunca foi um adolescente normal, mas agora é o menino que teve a mãe assassinada pelo pai. Em seguida, ele vai morar com os Littrell, e Alexi acaba descobrindo que o Garoto Ki-Suco, o quieto e desajeitado menino de cabelos coloridos, pode ser um ótimo amigo.
Em Um dia de cada vez, Alexi e Bodee, ao mesmo tempo em que fingem para o resto do mundo que está tudo bem, passam a apoiar um ao outro, tentando viver um dia de cada vez.



Resenha:


Um Dia de Cada Vez começa no funeral da mãe de um colega de Alexi, nossa protagonista. Bodee nunca foi popular, seu apelido na escola é Garoto Ki-Suco, pois ele muda a cor do cabelo constantemente com suco em pó. Alexi e Bodee estudam na mesma escola desde a infância, mas, nunca dirigiram mais que algumas poucos palavras um ao outro. Mesmo assim, quando ele sai correndo da igreja, onde sua mãe está sendo enterrada após ter sido assassinada pelo próprio marido (pai de Bodee), é Lex quem se solidariza. Afinal, ela sabe como é perder algo que nunca poderá recuperar.


“O corredor da escola é uma guerra de diferenças, e Bodee e eu temos muitas. Incluída; excluído. Faz compras no shopping; não faz compras. Calada, exceto com os amigos; calado o tempo todo. Mas hoje nós temos uma coisa em comum além de sobrenomes que começam com a letra L.” p. 11





Alexi tem duas melhores amigas: Heather e Liz. No entanto, a parte mais empolgante da vida de Lex é trocar letras de música com um desconhecido que senta na mesma carteira que ela, mas, em tempos diferentes. Lex e o Capitão Letra de Música completam as músicas um do outro e ela sente que o desconhecido sempre sabe que música escolher, como se ele soubesse detalhes de sua vida pessoal que ela não conta para ninguém.


“Bodee realmente não é da minha conta. Mas eu o segui quando ele saiu do funeral. E, embora eu me pergunte por que fiz isso ou por que estou pensando nele agora, eu sei a resposta. Porque também estou fingindo.” p. 18




Tudo começa a mudar quando os pais de Alexi decidem abrigar Bodee até o final do período letivo.  Afinal, sua mãe morreu e seu irmão mais velho não tem condições de criá-lo. Com Lex e o Garoto Ki-Suco morando na mesma casa, eles serão obrigados a trocar mais que um simples cumprimento e ambos podem se surpreender.

Alexi e Bodee perderam algo. Alexi e Bodee têm segredos. Alexi e Bodee fingem estar bem. Alexi e Bodee escondem seus sentimentos do mundo. E agora, Alexi e Bodee moram juntos. O que nascerá dessa aproximação forçada?


“O que significa ser mau, afinal? Todo mundo é mau de algum jeito. Exceto Bodee.” p. 59





Um Dia de Cada Vez possui uma sinopse que chama a atenção. O começo é um pouco confuso, pois são muitos personagens, mas, rapidamente, já nos familiarizamos com todos. Em minha opinião, o verdadeiro destaque do livro é Bodee que, diferente do que todos pensam, é um menino doce e forte que tem muito a oferecer. Ao final do livro, a impressão que eu tive é de que a autora nos dá pistas falsas. Isso por que, até certo ponto, eu achava que já tinha descoberto tudo, mas, então, o final me surpreendeu muito. Um livro sobre traumas, sobre sofrimento e sobre como a vida ainda pode ser bela mesmo depois de tantas quedas.


Ao final do livro, a autora troca uma palavra com os leitores sobre o tema central do livro (que eu não posso contar) e essa conversa me emocionou. Pude perceber o quanto esse livro é importante para Courtney C. Stevens e como ela se dedicou para escrevê-lo.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...