Blogger Widgets

[Resenha #1120] Três vezes nós - Laura Barnett @laura_jbarnett @Novo_Conceito


Três vezes nós
Algumas escolhas podem mudar a sua vida para sempre
Laura Barnett
ISBN-13: 9788581638379
ISBN-10: 8581638376
Ano: 2016
Páginas: 384
Idioma: português
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Saraiva

Sinopse:
Uma jovem mulher com uma bicicleta quebrada após desviar de um cão. Um homem que ela poderia facilmente ter deixado passar, sem parar, levando consigo uma vida inteira, uma vida que poderia nunca ter sido dela.
Eva Edelstein está no segundo ano do curso de Inglês na Universidade de Cambridge. Ela namora David Katz, estudante e aspirante a ator. A vida de Eva parece bem encaminhada, quando, no campus da universidade, ela conhece acidentalmente Jim Taylor, estudante frustrado de direito.
Há três versões, três realidades diferentes para o futuro de Eva e Jim, dos anos 1950 até os dias atuais.
Se o nosso futuro é uma encruzilhada, gostaríamos de saber qual caminho seguir? E depois, ficaríamos felizes com a nossa escolha?
Três vidas. Três histórias. Três destinos... permeados com traições e ambições, mas também com amor e arte.
Três vezes nós, explora a ideia de que há momentos em nossas vidas que poderiam ter sido diferentes e como pequenos fatos ou decisões que tomamos podem determinar o rumo da nossa vida para sempre.



Resenha:

Três vezes nós, nos conta a história de Eva e Jim, ambos estudavam em Cambridge e se conheceram ocasionalmente; nos deparamos com três versões da história dos dois. Na versão 1, Eva ao tentar desviar de um cachorro fura o pneu de sua bicicleta, Jim está de passagem no momento e acaba ajudando Eva, eles logo sentem uma conexão forte, Eva termina tudo com o seu namorado David e ficam com Jim. Na versão 2, Eva segue seu caminho tranquilamente e não encontra Jim em Cambridge; e na versão 3, Eva desvia de um cachorro com a bicicleta e machuca o tornozelo, Jim vem ajudar, eles têm um romance breve. As três versões começam no ano de 1958.





Esse livro é daqueles que nos fazem refletir sobre o quanto as pequenas escolhas, atitudes, e desvios de caminhos no nosso dia a dia podem interferir na nossa vida. Na Versão 1 quando Eva e Jim ficam juntos a partir do momento que se conhecem, podemos acompanhar como aquela atitude vai influenciar a vida pessoal e as escolhas profissionais de cada um, levando ao fracasso ou sucesso.


“Ao conversar com Jim, sentiu a mesma coisa que havia sentido em Nova York: a intensidade da conexão entre eles, algo que parecia estar além da razão, enraizada em algum instinto sem palavras”. Pág 171





Na versão 2, quando Eva e Jim não se conhecem em Cambridge, vemos que a história começa a se desenrolar de maneira diferente, Eva continua com seu antigo namorado David, um ator narcisista, que tem o poder de lhe influenciar e fazer com que ela fique próxima a ele, mesmo não se sentindo plenamente feliz.

“ Uma frase surge em sua mente. Um aforismo daqueles que vêm nas mensagens dos biscoitos da sorte: nada é permanente, exceto a mudança”. Pág199





Na versão 3, Eva após um breve romance com Jim, por alguns motivos, volta para David, e a vida mais uma vez segue caminhos diferentes. As versões são contadas de forma alternada e nos permite acompanhar o desenvolvimento dos personagens durante vários anos de suas vidas, assim como também podemos perceber o amadurecimento deles e a complexidade das relações pessoais.


“ Com você, posso enfrentar qualquer coisa – diz Jim a ela silenciosamente. Fique comigo”. Pág 256

A autora Laura Barnett, escreveu com inteligência esse livro, a construção das três versões foi muito bem-feita! Acontecem fatos diferentes nas três, mas também ocasiões semelhantes, como festas, aniversários, em que os encontros e diálogos se desenrolam de forma diferentes, foi muito gratificante para mim, como leitora, acompanhar essa junção de acontecimentos que construíram a história, que se passa a partir do ano de 1958 até 2014 (56 anos!).




Gostei muito da edição do livro, do fato de não haver capítulos numerados, mas sim a separação em versões; logo no início tem um recado da autora dizendo que o livro tem muitos acontecimentos, e que as três últimas páginas são destinadas para anotações, eu achei muito legal essa ideia!!!



Leitura mais do que recomendada, a escritora soube desenvolver a história, com vários encaixes nas 3 versões, os personagens principais e secundários foram bem construídos; a leitura me fez refletir, e me deixou com saudade quando o livro terminou!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...