Blogger Widgets

[Resenha #1134] Holy Cow - Uma Fábula Animal - David Duchovny @editorarecord


Holy Cow
Uma Fábula Animal
David Duchovny
ISBN-13: 9788501106889
ISBN-10: 8501106887
Ano: 2015
Páginas: 208
Idioma: português
Editora: Record
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Submarino

Sinopse:
Uma aventura irreverente e itinerante com muita personalidade, e uma heroína quadrúpede que você não vai esquecer tão cedo.
Elsie Bovary é uma vaca muito feliz em sua bovinidade. Até o dia que resolve sair sorrateiramente do pasto e se vê atraída pela casa da fazenda. Através da janela, observa a família do fazendeiro reunida em volta de um Deus Caixa luminoso – e o que o Deus Caixa revela sobre algo chamado “fazenda industrial” deixa Elsie e tudo o que ela sabia sobre seu mundo de pernas para o ar. A única saída? Fugir para um mundo melhor e mais seguro. Assim, um grupo para lá de heterogêneo é formado: Elsie; Shalom, um porco rabugento que acaba de se converter ao judaísmo; e Tom, um peru tranquilão que não sabe voar, mas que com o bico consegue usar um iPhone como ninguém. Munidos de passaportes falsos e disfarçados de seres humanos, eles fogem da fazenda e é aí que a aventura deles alça voo – literalmente.
Elsie é uma narradora marrenta e espirituosa; Tom dá conselhos psiquiátricos com um sotaque alemão um tanto forçado; e Shalom, sem querer, acaba unindo israelenses e palestinos. As criaturas carismáticas de David Duchovny indicam o caminho para um entendimento e uma aceitação mútuos dos quais esse planeta tanto precisa.




Resenha:

Está é uma história um tanto peculiar quanto engraçada, a protagonista é Elsie, uma vaca que decide escrever um livro em forma de roteiro para mostrar suas memórias para os produtores de Hollywood, bem humilde essa vaca, não?


Elsie começa contando sua vida simples e tranquila numa pequena fazenda no norte de Nova York. Elsie passa seus dias sendo ordenhada, pastando, dormindo e falando com sua melhor amiga Mallory sobre os touros do outro lado da cerca. Uma noite, Elsie e sua amiga dão uma escapadinha para um encontro com os touros, mas antes Elsie dá uma espiada na casa do fazendeiro. Através de uma janela aberta, ela pega um vislumbre de um programa de TV horrível mostrando vacas sendo abatidas em um frigorífico, e claro, isso a deixa em total desespero, e obviamente, ela não quer ter o mesmo destino.


"Os humanos não só nos comem, mas também jogam muitos de nós fora sem nos comer. Nos jogam fora como lixo desprezível. Se eu vou ser morta para virar comida, pelo menos me coma e me cague e me deixe reingressar no ciclo da natureza."







Uma fuga, é o que Elsie passa a planejar nos dias seguinte, ela até consegue roubar um mapa na casa da fazenda, e quando ela estava lá, a tv estava ligada e o programa de TV menciona a Índia onde as vacas são sagradas e ninguém as come. Elsie decidir ir lá, e Jerry, um porco que se converteu ao judaísmo, insiste em ir junto. Ele quer ir para Israel. Finalmente, Tom, um peru de fala suave, junta-se ao duo. Novembro, um mês ruim para sua espécie nos Estados Unidos está próximo, e ele quer ir para a Turquia. Então, os três se juntam para salvar suas peles e a aventura começa!


"O Deus Caixa estava falando com as pessoas. Dava para saber por causa do silencio obediente delas e da luz tremulante."

"Os humanos conseguem ser decentes e compreensivos às vezes."


Foi uma leitura maravilhosa e eu fiquei honestamente presa a história desde o início graças a nossa narradora, Elsie. Seu caráter é fabuloso! Sua voz encantadora e cômica me manteve entretida ao longo do livro, e eu me encontrei rindo enquanto lia. As ilustrações do livro são bonitas e deram um toque encantador ao livro também.



A capa é uma graça, adorei! A diagramação está excelente, assim como a tradução e revisão!

"Holy Cow" toca levemente em grandes pensamentos: como a religião e a tolerância, e nos faz refletir sobre o que temos feitos com os animais, e também conosco. Mas, na sua essência, este é, uma história encantadora e divertida. Recomendo para todos!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...