Blogger Widgets

[Resenha #1137] Encrenca - Non Pratt @Verus_Editora


Encrenca
Non Pratt
ISBN-10: 857686410X
ISBN-13: 978-8576864103
Páginas: 308
Ano: 2016
Editora: Verus
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Submarino

Sinopse:

Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas.
Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade. Este livro inteligente, por vezes comovente e engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida.



Resenha:

Uma história de amor, sexo, gravidez na adolescência, amizade e família. Vamos conhecer Hannah, uma típica adolescente de 15 anos que frequenta a escola e adora se divertir com sua melhor amiga Katie. No meio desse contexto vamos conhecer Aaron Tyler, um rapaz que chegou há pouco tempo na cidade.



Curti demais esta história que é contada a partir das perspectivas alternadas de Hannah e Aaron. Hannah acha-se grávida e sozinha. Aaron o menino novo da escola vai dar uma forcinha e se passar de pai da criança. Embora seja tipicamente juvenil trouxe boas reflexões. O autor soube explorar temas impactantes para os jovens, como a gravidez na adolescência de maneira simples e clara. O problema de Hannah não se transformou num drama sem fim. Era sim importante, e foi apresentado de maneira honesta com o equilíbrio entre emoção e razão. No fundo uma narrativa de uma garota que passa por momentos de adversidades e consegue superar as dificuldades com bom humor e inteligência.





O que mais apreciei sobre a protagonista Hannah é que ela até pode ser pedante e intempestiva, mas sua franqueza e consideração são seus pontos fortes. Mesmo falando coisas que poderia machucar ela sempre tentou entender as outras pessoas e suas motivações. Sua caminhada ao longo da narrativa é bastante significativa e sincera.



Temos em paralelo com os problemas de Hanna personagens que me remeteram a adolescência, com seus típicos problemas de rebeldia, festas, pais e bebidas. O proibido e a eterna vontade de se provar. Uma mistura de emoções que faz parte da vida de cada jovem. E temos também Aaron, o doce jovem que guarda segredos do seu passado.




Aaron chegou à cidade há pouco tempo e trouxe consigo um passado que ele quer esquecer a todo custo. Ele fica bem interessado na garota que toda a escola está falando pelas costas e mesmo tentando passar despercebido e longe de problemas ele se oferece para fingir ser o pai do bebê de Hannah. O relacionamento entre os dois é perfeito e mesmo sendo protagonistas muito jovens, ganharam minha admiração e respeito.



Os problemas passados por Aaron e Hannah faz com que olhemos para os nossos próprios dilemas de maneira honesta e sem preconceitos. Muitos segredos são revelados oferecendo ao leitor novas compreensões sobre a vida.


Amei a capa, fonte e diagramação. Uma leitura com um ritmo rápido e muito gostoso de ler, com personagens reais e apaixonantes. Recomendo a todos.


2 comentários:

  1. Oi, Nadya! Esse é um livro que quero muito tempo ler e fico sempre animada quando vejo uma resenha positiva sobre ele. Acho legal o autor abordar gravidez na adolescência, que infelizmente é algo muito comum nos dias atuais.
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro! gostei muito da sinopse e de saber que você gostou da leitura, mais um que vai entrar para minha lista! bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...