Blogger Widgets

[Resenha #1139] Confusões de um Garoto - Patrícia Barboza @Verus_Editora @patbarboza


Confusões de um Garoto
Patrícia Barboza
ISBN-10: 8576865092
ISBN-13: 978-8576865094
Páginas: 168
Ano: 2016
Editora: Verus
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Submarino

Sinopse:

Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas! Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer. Além de lidar com a nova aparência e a popularidade, algumas perguntas começaram a provocar confusões na cabeça de Zeca. Por que suas irmãs gêmeas viviam se arrumando, tirando selfies e falavam sem parar? Por que certas coisas que antes eram tão legais não tinham mais a mesma graça? Por que o perfume que a Júlia deixou no rosto de Zeca mexeu tanto com ele? E a principal questão: Por que ele não consegue parar de pensar nela? Nesta história divertida, você vai acompanhar Zeca enquanto ele navega pelos altos e baixos que surgem com a adolescência e descobre que, seja como for, o importante é ter ao lado as pessoas que amamos.



Resenha:

Uma leitura curtinha e bem ágil. Sabe aquele livro despretensioso e cheio de ensinamentos bem intencionados? É assim a obra da Patrícia Barboza, que embora tivesse como público - alvo leitores mais jovens conseguiu conquistar a quarentona que vos escreve.


Vamos conhecer o José Carlos de Almeida Júnior, o Zeca, que está chegando de férias rumo ao nono ano. Junto com a mudança de escolaridade, Zeca também está passando por mudanças hormonais típicas de um adolescente. Sua voz engrossou, seu corpo deu uma boa espichada e as indesejáveis espinhas resolveram dar o ar da graça.

Ele tem uma melhor amiga chamada Júlia, a Jú, aquela companheira para todas as horas, inclusive para jogos de vídeo game. Zeca está sentindo algo diferente pela amiga, e as brincadeiras de amigos que antes não incomodavam conseguem tirar Zeca do sério. Ele tem que lidar com várias mudanças, além de enfrentar esse novo sentimento que surgiu com força total pela sua amiga. Todavia, parece que as modificações não aconteceram apenas para Zeca, Jú parece distante quando está perto dele e ele não está conseguindo entender o que se passa com ela.


Zeca, além de lidar com essa confusão sentimental, se depara com um aluno mal intencionado da escola, que criou uma página maliciosa na internet para cometer bullying virtual com os alunos, levando a diretoria a uma decisão extrema. Para piorar tudo um dos melhores amigos de Zeca, o Adolfo mudou drasticamente. Ele é sempre descortês e acintoso com as pessoas e seus novos amigos curtem praticar atividades ilícitas.

Muita mudança acontecendo na vida de Zeca né moçada? Basta saber se ele terá maturidade e discernimento suficiente para lidar com todas as adversidades.



Gostei muito da narrativa, pois derrubou aquela concepção deturpada que a chegada da adolescência só é ruim para as mulheres. Patrícia Barbosa mostrou que homens também sofrem com todas essas mudanças desordenadas e obscuras. Ideia interessante de narrar um livro numa versão tipicamente masculina.

Gostei muito dos temas abordados, bem como da maneira sensata e muito cuidadosa que a autora conduziu os assuntos. Uma leitura jovial, espirituosa e muito moderna.


3 comentários:

  1. Gostei da resenha! Como você falou, parece uma leitura despretensiosa que acaba agradando.

    ResponderExcluir
  2. Deu muita vontade de ler. E olha que eu sou quarentão, também. Rsrs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela resenha! Que bom que curtiu a leitura, fico feliz! As fotos estão lindas. Beijos e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...