Blogger Widgets

[Resenha #1142] Chapeuzinho Esfarrapado - Ethel Johnston Phelps @editoraseguinte


Chapeuzinho Esfarrapado
Ethel Johnston Phelps
ISBN-13: 9788555340208
ISBN-10: 8555340209
Ano: 2016
Páginas: 248
Editora: Seguinte
Classificação: 5 estrelas
Skoob
Compre: Amazon

Sinopse:
Quem disse que as mulheres nos contos de fadas são sempre donzelas indefesas, esperando para ser salvas pelo príncipe encantado? Esta coletânea reúne narrativas folclóricas do mundo inteiro — do Peru à África do Sul, da Escócia ao Japão — em que as mulheres são as heroínas das histórias e vencem os desafios com esforço, coragem e muita inteligência. Este livro é para todo mundo que não se identifica com as princesas típicas dos contos de fadas. É para garotas e garotos, para que todos possam aprender que as maiores virtudes de um herói não são exclusivas a um só gênero. Enriquecida com textos de apoio e ilustrações modernas, esta edição é uma fonte inestimável de heroínas multiculturais — e indispensável para qualquer estante.



Resenha:


    Chapeuzinho Esfarrapado traz uma compilação de 25 contos em que as mulheres são fortes, independentes e determinadas. A proposta do livro é mostrar que as mulheres não precisam ser donzelas frágeis e indefesas que precisam ser salvas por homens. Em meio aos contos de fadas mais comuns, como Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela, essa compilação se destaca por trazer mulheres que são protagonistas verdadeiras.


“Porque, nessas histórias, essas meninas podem se ver: ver quem são e quem sonham ser. As histórias são importantes. São importantes para serem espelhos e janelas.” p. 11





    Mulheres que salvam seus maridos, mulheres que largam seus maridos ou, simplesmente, mulheres que não tem maridos. Chapeuzinho Esfarrapado é leve, engraçado, fácil de ler e super divertido. Além de ter essa proposta de cunho feminista, o livro também traz outra vantagem: possui contos dos mais diversos lugares do mundo. África, China, Escócia, Rússia, Irlanda, entre outros. Os contos nos permitem conhecem culturas e lendas diferentes e muito interessantes.


“Elas tinham cordas de pena de águia e canções mais poderosas que os maridos. Os homens tiveram que ficar onde estavam – abaixo das mulheres.” p. 53











    Há muitos elementos místicos e sobrenaturais presentes nos contos. Também há romance e solidariedade. Porém, é claro que a característica mais marcante é a força e a inteligência das mulheres. Nesses contos, as mulheres não precisam de príncipes para salvá-las, pois elas mesmas se salvam.


“A moça era mais bem-educada do que o esperado, levando-se em conta como tinha sido criada. E era a mais bonita que já se tinha visto. Mas continuava muito teimosa e fazia valer suas vontades.” p. 83



    O livro é muito bonito, a capa chama a atenção e a diagramação está perfeita. O único ponto negativo é que as folhas são brancas, o que pode prejudicar um pouco a leitura. O livro também conta com belíssimas ilustrações feitas por Bárbara Malagoli e um lindo Prefácio escrito por Gayle Forman.



1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...