Blogger Widgets

[Resenha #1169] Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática - Thalita Rebouças @editoraarqueiro @ThalitaReboucas


Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática
Thalita Rebouças
ISBN-13: 9788580415797
ISBN-10: 8580415799
Ano: 2016
Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.
O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.




Resenha:

A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi o título, logo de cara, eu me identifiquei totalmente com os dizeres garota excluída e um pouco dramática, sendo que essa fui eu nos tempos de escola, e a segunda coisa que me deixou doida para ter esse livro em minhas mãos foi a capa, além de uma linda ilustração, eu também amei a escolha das cores, já que são as cores que mais gosto. Já quero dar os parabéns para a editora Arqueiro pelo belíssimo trabalho que fizeram nesse livro.




Vamos à história, nossa protagonista é uma adolescente chamada Teanira, sim, esse é o nome que seus pais resolveram lhe dar, e nunca vou entender o que se passa na cabeça dos pais de não terem a mínima noção que obviamente, seu filho vai ser alvo de chacota na escola, por aí, já podemos ver que o principal tema desse livro é o bullying. Teanira, claro, detesta seu nome e prefere ser chamada de Tetê e sofre muito com bullying, ela é excluída em sua escola, mas também, Tetê não ajuda, né, pois ela é gordinha, seu rosto é espinhento, não cuida da sua aparência, não liga para se vestir com roupas da moda, e claro, com tudo isso, é óbvio que ela é alvo de seus colegas maldosos. Para piorar, sua mãe acha que ela não é normal e a convence a ir num terapeuta, tudo isso por conta dela não ser como outras adolescentes de sua idade, o que Tetê mais gosta no mundo é cozinhar, e comer, é claro. Tetê é uma verdadeira cozinheira de mão cheia, um talento nato.

    "Cozinhar é uma coisa que eu posso fazer sozinha, sem ninguém me julgando, e ainda tem a vantagem de poder o comer o resultado depois. Então é tipo meu hobby, meu passatempo."



A vida de Tetê vira de cabeça para baixo, e fica ainda mais dramática, quando seu pai fica sem emprego, com isso a situação financeira aperta, e sua família não vê outra solução a não ser ir morar na casa de seus avós maternos e com seu bisavô. Tetê nunca teve uma vida normal, e não vai ser agora que ela vai ter. Seus avós são muito amorosos, mas extremamente enxeridos, e com a mudança, Tetê vai ter que frequentar uma nova escola, o que só traz mais conflitos para sua vida. Tetê teve uma péssima experiência em sua escola antiga, e não acredita ser capaz de fazer amigos. Mas, surpresas a aguardam em sua nova escola.

    "A verdade é que mudanças sempre me assustaram. O medo de que as coisas piorassem me impediu a vida toda de tomar atitudes que representassem qualquer tipo de risco."



No primeiro dia de aula, Tetê conhece Erick, o carinha mais lindo da escola, e claro, como resistir a tanta lindeza, ela se apaixona por ele, e eles ficam amigos, mas infelizmente vida perfeita não existe, e logo, Tetê descobre que ele tem namorada, e justo é Valentina, que a faz de alvo principal de bullying. Mas, Tetê não vai deixar a história se repetir igual ao colégio antigo, ela vai erguer as mangas e ir a luta para não deixar tudo desmoronar, e assim, ela vai apelar para uma mudança total em sua visual.

     "A gente costuma pôr a culpa das coisas nos outros e em geral espera que os outros mudem, que o mundo mude, mas a verdade que descobri é que nada muda. Mas se a gente der um passo, um passinho que seja em direção a fazer algo diferente pela gente mesma e modificar quem a gente é plim! A mágica acontece e tudo muda ao nosso redor!"




Sim, esse livro é super cheio de clichês adolescentes, mas posso dizer que me diverti horrores lendo esse livro, nem vi a hora passar, li esse livro em questão de poucas horas, a Thalita Rebolças tem o dom de escrever com uma linguagem jovem tão gostosa que parece que estou com uma amiga ao meu lado. Este livro está repleto de humor, gírias, piadas, realmente não tem como não se divertir lendo. Que livro gostoso!!! Thalita Rebolças você me conquistou e virei sua fã!


Amei que no livro tem muitas receitas fáceis de fazer, que a própria Thalita, que tem um canal no youtube, as testou e colocou na obra e que deixou o livro ainda mais interessante.

Thalita também conseguiu tocar em assuntos delicados e importantes como o bullying, preconceito social, imposição social, autoestima, além de fazer também sobre amizade, amores e problemas típicos da fase adolescente, tudo isso com muito humor, e uma escrita simples, fluída e jovial.


Apesar que "Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática" é mais indicado para o público juvenil, eu posso afirmar que qualquer idade vai se divertir e amar esse livro, assim como eu, que já não sou mais adolescente, amei e muito esse livro! Mal posso esperar para ler o próximo livro de Thalita!
Gostou do livro? Compre na Amazon por um ótimo preço!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...