Blogger Widgets

[Resenha #1176] A Tempestade - Manuela Titoto @Novo_Conceito


A Tempestade
Manuela Titoto
ISBN-13: 9788581634562
ISBN-10: 8581634567
Ano: 2016
Páginas: 258
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5 estrelas
Skoob
Compre: Amazon

Sinopse: Numa das costumeiras pescarias com o seu pai, no reservatório Bellamy, a jovem Margot é raptada. Ela acorda, mas ainda se vê dentro de um pesadelo que invoca os medos mais primitivos e viscerais do ser humano: está aprisionada dentro de um caixão fechado. O serial killer que agia dessa maneira já era bem conhecido nos jornais norte-americanos como Irony Joe, e Margot parece ser a sua mais nova vítima. Após sua fuga, Margot e seu pai começam a receber e-mails ameaçadores. Por segurança, ela tem que deixar o país. Na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Margot passa a morar com a mãe. A partir de então, a jovem precisa lidar com uma nova vida, que significa ter outro nome e um colégio bem diferente do que estava acostumada. O único problema é que o passado de Margot parece não querer se distanciar tanto assim do seu futuro.




Resenha:

Margot Brown é uma jovem tranquila, com poucos amigos e que vive em Boston com seu pai. Após acordar dentro de um caixão, percebe que é a mais nova vítima de um serial killer que atua há mais de três anos e já bastante conhecido nos Estados Unidos. Irony Joe sempre age da mesma forma, torturando as vítimas por dias até que elas morram e depois deixando o caixão com o corpo dentro em lugares visíveis para que sejam encontrados pelas autoridades. Até o momento, nenhum de suas vítimas sobreviveu, mas, isso está prestes a mudar, pois Margot consegue fugir.

“Não, eu não sabia de muitas coisas naquele tempo. Os limites que separam a vida da morte se tornam embaçados quando vistos de perto.”

Após a fuga, Margot se surpreende com a ação dos policiais, que parecem não estar nem um pouco sensibilizados com sua situação. Pelo contrário, perguntas e mais perguntas são feitas e é como se Margot fosse a criminosa e não a vítima. Além disso, o rosto de Margot começa a aparecer na televisão e ela se torna “a menina que escapou”, as pessoas apontam para ela no colégio, os professores lhe dão privilégios e os alunos se ressentem com isso. 

Como a cereja no bolo, Margot e seu pai começam a receber e-mails ameaçadores que, supostamente, são enviados por Irony Joe. Tudo isso, a fama indesejada, o trauma, as ameaças e o medo de que Margot seja encontrada pelo Serial Killer, fazem com que seus pais decidam que a melhor opção é que Margot vá para o Brasil passar um tempo em Ribeirão Preto, morando com sua mãe, que a abandonou quando ela não tinha sequer dois anos de idade, e seu atual marido, Geraldo.

Agora, Margot Brown será Margot Brandonni. Uma nova identidade, um novo país, uma nova escola, uma nova cultura, uma nova vida. E tudo isso ao lado da mulher que a abandonou e por quem Margot guarda muito rancor e longe de seu pai, que sempre foi seu maior companheiro. 

A Tempestade possui uma premissa muito interessante e, certamente, chama a atenção. O desenrolar da história também não deixa a desejar. Tenho duas ressalvas a fazer: Primeiramente, eu achei que o romance aconteceu de forma muito rápida e isso me soou um pouco inverossímil, isso fez com que eu não conseguisse acreditar no casal. Além disso, devo ressaltar que alguns termos pertencentes ao campo da Psicologia foram usados de forma incorreta no livro. 

Gostei muito da escrita da Manuela Titoto, que narra a história de forma muito envolvente. A narrativa é feita em primeira pessoa e eu gostei da forma como as sensações e as emoções foram descritas, fazendo com que o leitor saiba exatamente como a protagonista se sente. Por fim, adorei a trama que a autora criou e, com certeza, recomendo o livro.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...